100 anos de Flamengo x Botafogo – Decisão da Taça Guanabara de 1995

Parece que foi ontem. O Flamengo comemorava os 100 anos de fundação em 1995 e decidiria a Taça Guanabara contra o Botafogo. Diferente do que falam por aí, o Flamengo conquistou sim um título no ano de sua fundação e foi essa Taça Guanabara. 
Essa foi à primeira decisão que acompanhei como torcedora, porém, não pude ir ao Maracanã. Não me lembro do motivo, mas ficamos impedidos de viajar para o Rio de Janeiro. Outra baixa daquele dia foi à ausência do meu avô que nos aguardava para irmos ao Maracanã. Não deu! O jeito foi acompanhar o jogo pelo velho rádio de pilha muito comum ainda na época. 
O jogo teve um inicio bem pegado com algumas faltas duras e de efetivo mesmo só o lance que o Botafogo quase marcou após bate rebate na área do Flamengo. Mas o Flamengo tinha Romário no auge da sua carreira. O Baixinho após vencer a Copa do Mundo no ano anterior, estava tinindo no Mengão e foi dos pés dele que o marcador foi aberto. Aos sete minutos, Romário arranca e é derrubado na área. Pênalti bem marcado por Léo Feldman. Romário colocou a bola no canto de Wagner para fazer Flamengo 1 x 0 Botafogo.
O Flamengo equilibrou o jogo e teve mais oportunidades de marcar. Aos vinte e dois minutos, o Baixinho amplia o marcador de cabeça após belo cruzamento. Flamengo 2 x 0 Botafogo. Mas o que parecia ser fácil para o Flamengo com a vantagem no placar, não se traduzia em campo. O Botafogo cresceu na partida. 
O Botafogo perdeu seu principal jogador. Túlio foi expulso ainda no primeiro tempo. Mas quem diminuiu o placar para o Botafogo foi Adriano que chutou e contou com um desvio para fazer Flamengo 2 x 1 Botafogo aos vinte e sete minutos do segundo tempo. O Flamengo não liquida a partida e o Botafogo chega ao empate aos trinta e três minutos cobrando pênalti. 
O jogo começa a ficar dramático. Emerson salva o Flamengo e aos trinta e oito minutos após falha de Márcio Theodoro, Romário que não perdoa, fuzila o gol de Wagner e cala a boca do fanfarrão do Túlio que passou a semana toda falando das suas. Final de partida e vitória histórica. Flamengo 3 x 2 Botafogo. O Flamengo se tornava ali Campeão da Taça Guanabara no ano do seu centenário. Valeu Romário! 
Ficha técnica: 
Data: 23 de março de 1995 
Flamengo 3 x 2 Botafogo 
Local: Maracanã 
Público: 50.865 
Árbitro: Léo Feldman 
Expulsões: Agnaldo e Túlio aos 33′ 
Gols: Romário aos 7′ e 22′; Adriano aos 72′e 78′ e Romário aos 83′. 
Flamengo: Emerson, Fabinho, Jorge Luiz, Agnaldo e Marcos Adriano; Charles Guerreiro, Válber, Marquinhos e William, depois Nélio; Sávio, depois Mazinho e Romário. 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 
Botafogo: Wágner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Márcio Theodoro e Jefferson; Jamir depois Guga, Moisés, Beto depois Adriano e Sérgio Manoel; Narcízio e Túlio. 
Técnico: Jair Pereira.

Acompanhe a nossa série:

Twitter: @Anitalove99
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários