Baena, o primeiro paredão do Flamengo

 Othon de Figueiredo Baena ou simplesmente Baena, foi o primeiro goleiro da história do Flamengo. Baena também fez parte do grupo que junto a Borgerth saíram do Fluminense para fundar o Departamento de futebol do Flamengo em 1912 ou o Departamento de Esportes Terrestres como era chamado na época .

Baena iniciou a sua carreira pelo Botafogo. Pelo Clube alvinegro, foi campeão Carioca em 1910. Em 1911 atuou pelo Fluminense e foi Bicampeão Carioca. Baena sempre fez parte por diversas vezes de várias seleções cariocas.

Pelo Flamengo, Baena conquistou mais dois títulos cariocas. Em 1914, o primeiro título Carioca do Clube e o bi em 1915 de forma invicta. Conquistou ainda a Taça Jornal Folha do Norte, Troféu Artístico, Taça Tricentenário de Belém, Taça Madame Gaby Coelho Neto, Troféu Asilo do Bom Pastor e a Taça Sport Club Juiz de Fora, o último pelo Clube e de sua carreira.

Baena foi o goleiro mais aplaudido da época por suas grandes defesas, reflexo e belíssima agilidade. Formou durante seis anos, o trio de defesa mais forte e admirado com Píndaro e Nery.

Baena nasceu em 24 de fevereiro de 1894. Jogou pelo Flamengo até 1918, disputou 77 partidas, sofreu 90 gols. Obteve 41 vitórias, 23 empates e perdeu somente 13 partidas.

Fontes de pesquisa: Site Flapédia e o livro “Flamengo – Tua vida e tuas glórias” de Loris Baena Cunha.

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

No Comments

Leave a Comment