BAP responde torcedores do Flamengo – Parte 2

Tulio Rodrigues
Blog Ser Flamengo
Por iniciativa do Sandro Rilhó, trazemos mais uma rodada de perguntas e respostas de torcedores de lugares diversos com o Vice-presidente de Marketing do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como BAP. Acompanhe as entrevistas anteriores: Entrevista de torcedores com BAP, Vice-presidente de marketing do Flamengo e BAP responde torcedores do Flamengo.

Nessa rodada, BAP responde aos torcedores sobre os mais diversos assuntos: Parceria Flamengo/adidas, estádio próprio, CT, melhoras no programa Nação Rubro-Negra, contratações, finanças e muitas outras. Vale a pena conferir:
——–
João Paulo 
20 anos
Haverá melhoria no Site Oficial? Acesso muito o Globo Esporte para saber notícias do Flamengo, acho que se o Site Oficial fosse desenvolvido de uma forma melhor iria aumentar muito o número de acessos, e consequentemente ajudaria no marketing do clube. 
BAP: Caro João Paulo, o Site Oficial precisa sim de melhorias. Algumas já foram implementadas parcialmente outras virão na medida de nossas possibilidades e com contratos vigentes acabando.
Rogério Cardoso 
41 Anos, CRN: 435392 
Quando serão divulgados os resultados financeiros de maneira transparente do projeto Sócio Torcedor? Haverá novidades para ele em 2014, principalmente por causa do impacto que causará a Copa Libertadores em sua procura?
BAP: Caro Rogerio, em recente pesquisa no tocante à transparência, o nosso Flamengo evoluiu da 14ª posição para a 5ª posição em menos de um ano de nossa gestão. Temos divulgado os nossos resultados conforme calendário aprovado e colocado sempre em nosso site. Em relação ao programa de ST’s, ainda que em ano de Copa, não deve sofrer perdas, primeiro, porque quem já se associou tem demonstrado estar disposto a ajudar incondicionalmente, segundo, porque teremos mais novidades e por fim, a Copa terá apenas 1 mês de duração.
Gabriel Cardelli 
22 anos, Sócio Torcedor
BAP existe alguma possibilidade do Sócio Torcedor ter meia-entrada em cinemas, teatro? Ex: Knoplex, Cinemark. Isso ajudaria muito no crescimento dos sócios.
BAP: Gabriel, muito obrigado pelo seu apoio como ST. A Nação agradece! É com o apoio de cada Rubro-Negro que, juntos, construiremos um Flamengo imbatível. Valeu por acreditar e ter optado por ajudar. Há tanta gente só falando e cobrando sem nada contribuir, que não me canso de agradecer aos que, como eu, você, ajudam sempre. Em relação ao programa, como tudo na vida, vai evoluir. A ideia de meias-entradas em cinemas é muito boa, mas como isto tem sido um problema para os cinemas, ainda estamos avaliando como e com quem fazer, afinal de contas, se não for com cadeias grandes, o valor percebido diminui. Sem duvida nenhuma, uma boa ideia.
André Luis Maestri
32 Anos – ST, CRN: 414462
Brusque – Santa Catarina
Bap gostaria de saber e ao mesmo tempo proporcionar uma ideia. O Flamengo/adidas tem a pretensão de abrir lojas do Flamengo, e para melhor visibilidade/logística, seria vantajosas para ambas as partes fazer uma parceria c/ uma loja de Departamentos. Um bom exemplo é as lojas Havan, www.havan.com.br, a Havan já conta c/ mais de 60 Megalojas de Departamentos pelo o Brasil onde passam milhões de pessoas/Ano, especulando atingir 100 Mega lojas em Breve.
BAP: Caro André, muito obrigado por ter optado ajudar e apoiar o nosso Flamengo. Se eu pudesse, gostaria de agradecer pessoalmente a cada um dos 60.000 ST’s que conquistamos em apenas 9 meses. A adidas não tem planos de abertura de lojas próprias no Brasil, mas tem um ambicioso plano de expansão via web, ou seja, com sua loja virtual. Além disto, eles têm trabalhado muito duro para abastecer o mercado na medida da demanda e da dimensão do nosso Flamengo. Nós do Flamengo, estamos trabalhando forte para expandirmos a nossa franquia, “Nação Rubro Negra”, que já conta com 22 lojas e devendo chegar a 60 ainda neste ano. Este conceito de “shop in shop” que você menciona, pode ser uma possibilidade mais para frente, depois que o projeto de franquias tenha se consolidado. Neste primeiro ano, estimo termos vendido algo como 630.000 peças com a adidas. Para este ano de 2014, temos a ambição de vendermos até 1,7MM de peças. Muito obrigado pelas suas sugestões, sempre muito bem vindas.
Abrahão Joaquim Pereira 
66 anos, CRN 232175
Quero saber: Vamos explorar o Potencial da marca Flamengo, obtendo mais patrocínios para o Futebol, vaga nas meias, calções, partes disponíveis da camisa, no Site Oficial, no interior do CT e até em propagandas diversas, permitindo que os anunciantes usem a marca Flamengo? SRN.
BAP: Prezado Abrahão, muito obrigado por ser um Sócio Torcedor. Valeu, a Nação agradece. Estamos explorando a marca do Flamengo na medida de nossas possibilidades. Neste primeiro ano, arrecadamos mais de R$ 80MM apenas em patrocínios e licenciamentos, tendo assumido a gestão do clube sem um centavo negociado. Duro. Este ano, prevemos uma importante expansão, mirando R$ 100MM. Então, entendo que estamos sim pavimentando um caminho onde a cada ano a nossa marca terá maior visibilidade e retorno para o CRF.
Márcio Louzada Câmara 
19 anos, Sócio Torcedor. 
BAP, primeiramente quero parabenizar você e todos da diretoria pelo excelente trabalho feito até agora no nosso CRF. Gostaria de saber, quais as novidades teremos em relação ao Sócio Torcedor em 2014?
BAP: Marcio valeu meu amigo, mais um Sócio Torcedor! Fico feliz, essa ideia tem que dominar a Nação! O nosso programa terá novidades importantes em 2014. Pretendemos expandir benefícios além do que o programa Movimento por um Futebol Melhor da Ambev oferece. Vamos criar novas categorias, com preços diferenciados, mas com prioridades e descontos menores.
Fabrício Silva do Nascimento
22 anos, estudante, Rio de Janeiro.
O ano de 2013 todos nós sabíamos que seria muito complicado, por causa das finanças do clube, mas com a conquista da Copa do Brasil e com uma boa verba vinda de 2013, o Flamengo pode se considerar um forte candidato ao título da Libertadores? Tem verba suficiente para montar um elenco forte?
BAP: Prezado Fabrício, sim, 2013 foi punk. O clube estava na UTI, mal. Agora tivemos alta, mas com recomendações especiais… Ou seja, 2014 vai ser melhor, já temos uma base montada, então não sairemos com saldo negativo. Nosso faturamento deve crescer dramaticamente, mas ainda assim o custo fiscal de mais de 20 anos de irresponsabilidade, má fé e amadorismo ainda estão por aqui, cobrando a conta. Independentemente disto, o Flamengo não entra em nada para ser figurante. Teremos sim reforços importantes, algo como 5 ou 6 bons jogadores. Vamos ter elenco mais forte em 2014: A base campeã da Copa do Brasil, elenco unido e reforçado, mais o fator Maracanã – que virou uma “Bombonera” vermelho e preta, sem duvida nenhuma, vamos brigar bem.
Aldo Junior
32 anos – ST CRN 453352 e Sócio Contribuinte Off – Rio
Quando vai ter a expansão de lojas oficiais no estado do MT? E outra pergunta: Quem é sócio off-rio automaticamente é sócio torcedor na modalidade Raça? No meu caso ainda continuo pagando as duas mensalidades.
BAP: Caro Aldo, muito obrigado pelo seu apoio aí de longe, mas perto de nossos corações! Valeu. Hoje, você encontra todos os nossos produtos na loja virtual da adidas.
Além disto, a expansão de nossa franquia “Nação Rubro-Negra” prevê abertura de loja aí em MT, talvez ainda este ano. Recentemente, passamos a conceder o direito de que qualquer sócio do clube tenha um desconto de R$39,90 ao se associar a qualquer um dos planos do programa de ST. Então, na pratica, você não precisa pagar ambos. Fique como sócio off rio e opte pelo plano Raça. Neste caso,vai gastar menos todos os meses. Se quiser continuar contribuindo com valores atuais, pode fazer um upgrade em seu plano de ST, migrando para uma categoria superior, sempre com o desconto de 39,90.
Cássio Gomes Couto 
33 anos – CRN 413983 
BAP, quando iremos ter nosso estádio próprio (A ARENA URUBU)? Quanto teremos da GLOBO em 2014 e quando já tá empenhada 
BAP: Caro Cassio, muito obrigado pelo seu apoio e participação aí de longe. A Nação agradece meu amigo. Olha, essa historia de estádio vai sempre depender do momento, das circunstancias. Hoje, com o novo acordo fechado com o consorcio para mandarmos a maioria de nossos jogos no Maracanã, podemos jamais precisar ter um estádio, mas ironicamente, é por este caminho que chegaremos ao ponto de poder realizar este sonho. Eu cresci no Maracanã, que já era a nossa casa. Agora, com este novo formato, a torcida mais próxima, o calor da galera já fez deste novo Maracanã o nosso estádio! A final contra o Atlético-PR foi incrível. Um caldeirão que contou como mais 2,3 em campo! Em relação aos recebíveis da Globo, no ultimo ano de seu mandato, Patricia Amorim havia antecipado R$80MM dos próximos 3 anos… Nós antecipamos em 2013, uns R$20MM,dos próximos 2 anos, e esperamos não precisarmos antecipar nada a partir de 2015.
Lucas Aguiar 
19 anos – Sócio Torcedor
Rio de Janeiro
Bap, a Nação toda tá querendo saber: quantas camisas a adidas já vendeu? Até agora não foi divulgado e estamos ansiosos pra saber.
BAP: Fala Lucas, valeu meu irmão, ainda estudante e já contribuindo como ST! Nós devemos ter vendido até dezembro algo como 630.000 camisas do Flamengo. Em 2014, esperamos vender mais de 1,7MM, ok?
Ramon Gomes
16 anos – Sócio Torcedor – Rio de Janeiro.
Fala, Bap! Tenho visto muita gente nas redes-sociais e fora delas, com uma ideia muito boa. Estão pedindo o DVD do Tri da Copa do Brasil! Acho que seria excelente, se fizessem. Eu mesmo compraria, assim como comprei todos que já lançaram. Fica a dica. Tomara que coloquem a nossa ideia em prática!
E fica aqui mais uma vez, os meus parabéns para todos da atual diretoria. Obrigado, por colocarem o nosso Flamengo novamente nos trilhos certos. Muito bom ver o Flamengo sendo dirigido pro Rubro-Negros, pessoas que querem o bem do Flamengo! E que em 2014 possamos comemorar muitos outros títulos com o nosso Flamengo!
BAP: Caro Ramon, muito obrigado por contribuir conosco como ST tendo apenas 16 anos! Muito obrigado pela ideia, será considerada. Registrar momentos como este TRI realmente faz todo sentido. Muito obrigado pelo reconhecimento. Saiba que trabalhamos duríssimo, cientes da responsabilidade que é tratar muito bem da paixão de uma Nação!
Roney Tutz,
Sócio OFF-RIO e Sócio Torcedor
BAP, todos nós sabemos que a torcida do Flamengo além de maior do mundo, é CONSUMIDORA. Vide o número de camisas vendidas essa temporada. Não seria então o caso de utilizar esse poder de consumo da torcida para comercializarmos produtos mais acessíveis a toda parcela? Produtos populares por exemplo. Até mesmo camisas de, digamos assim, segunda linha. Assim, evitamos INCLUSIVE a pirataria.
BAP: Fala Roney, valeu pela sua participação como ST. Muito obrigado! Eu concordo em gênero, numero e grau com as suas considerações. É óbvio que a melhor forma de combater a pirataria é lançar produtos licenciados mais acessíveis à população em geral. Ainda temos alguns entraves contratuais, algumas duvidas de gente que detém direitos, mas nada que nos impeça de rumarmos neste sentido.
Edu Souza 
34 anos – Sócio Torcedor – Rio de Janeiro
Estreia do Fla no Estadual: Fla x Audax, provavelmente com reservas e/ou juniores no Maracanã. Em tese já entramos em campo perdendo dinheiro. Com alguns ajustes jogos como esse, de pouco apelo, não poderiam ser realizados na Gávea? Ou não poderíamos “adotar” algum estádio, como da Portuguesa da Ilha ou o do Campo Grande? Lógico lembrando que seriam necessários alguns reparos.
BAP: Caro Edú, nós vamos trabalhar duro para que não tenhamos prejuízos em nenhum jogo este ano. Em 2012, perdemos dinheiro em mais de 61 jogos. Em 2013, perdemos dinheiro em 22 jogos. Em 2014, temos o desafio de não perdermos dinheiro em mais de 10 jogos. Como podemos optar por jogar um numero de jogos fora do Maracanã, vamos sim utilizar este direito conquistado.
Fernando Luis dos Santos
42 anos – Sócio torcedor
Gostaria de saber se há um plano da diretoria de mandar pelo menos um jogo da temporada em cada uma das “Arenas” que virarão elefantes-branco e onde, coincidentemente, existe uma grande parcela da torcida do Flamengo. Exemplos que saltam aos olhos são as arenas de Manaus, Natal, Brasília e Arena Pantanal. Não seria possível, até para a difusão do Sócio Torcedor um jogo por ano em cada uma dessas arenas? Seriam apenas 4 jogos no ano e o benefício imenso para estes torcedores e para o próprio Flamengo. Obrigado.
BAP: Grande Fernando valeu pelo seu apoio como ST, meu irmão. Muito bom. Sem sombra de duvidas, o Flamengo sendo o líder de torcida na maioria dos estados brasileiros, tem a obrigação de atuar em outros estados, e faremos. Brasília foi um ótimo laboratório que será desenvolvido e explorado com vistas à expansão do conceito.
Carina Rose sardinha
53 anos
Gostaria de saber se há uma pretensão da Diretoria de trazer para mais perto o torcedor Povão do Flamengo, alguma categoria mais barata para que ele possa manter o vínculo com o Flamengo, para que ele não fique alijado desta verdadeira revolução que vocês da Diretoria está implementando, da possibilidade de fazer um upgrade para o sócio torcedor se tornar sócio do clube sem muita dificuldade, e assim poder ter direito a voto, e se quando tivermos jogos fora do Rio a Agencia Oficial de Turismo do Flamengo ofereça pacotes aos STs, sendo mais bem divulgado tal serviço, obrigada e parabéns diretoria, a Nação está ao lado de vocês.
BAP: Carina, finalmente uma representante feminina aqui! Seja muito bem vinda. Temos sim planos para o programa de ST’s que consideram a sua sugestão. De qualquer maneira, acreditamos que não há presente maior para o torcedor que o resgate de nossas melhores tradições, um Flamengo campeão, forte, vencedor, dentro e fora dos campos, quadras, raias. Sem jamais precisar de tribunais para resolver fora de campo o que não tivermos competência dentro.
Vagner Macedo
42 anos – Sócio Torcedor
Bap, há informações estratégicas que devem ser mantidas em sigilo e outras que, mesmo não tão relevantes para os dirigentes, são motivo de desconfiança e até de reclamação por parte da torcida. O principal assunto nesse tipo de tópico é o valor dos salários dos jogadores. Com ou sem exposição, os valores são mais ou menos conhecidos ou especulados. Você não acha que, neste caso, não seria interessante divulgar os valores gastos por atleta (salário mais direitos de imagem mais valor de empréstimo) e acabar de vez com especulações e/ou comparações que só trazem prejuízo para a imagem do clube e da diretoria?
BAP: Caro Vagner, mais um ST! Valeu muito obrigado pelo seu comprometimento com a nossa causa! Em relação à remuneração de atletas em geral, há muita bobagem dita e escrita por aí Tem agente “vazando” valores maiores que a realidade com vistas aos melhores acordos para seus protegidos. Hoje, no Flamengo, analisamos exatamente como você sugere centavo por centavo colocado na conta (sim, quando se pretende pagar impostos e em dia, isto é fundamental). Além disto, consideramos a idade do atleta, sua ficha médica, seu comportamento fora de campo, sua personalidade, sua vontade de vencer e de representar o Flamengo, o seu comprometimento e quantas partidas joga em media por ano. Este conjunto fará que, com o tempo, tenhamos 30 jogadores atendendo 100% destes requisitos. Qual você acha que será o resultado disto? Agora, não podemos divulgar salários ou detalhes contratuais dos jogadores, porque em qualquer contrato desta natureza existe clausulas de confidencialidade, que se o clube divulgar qualquer coisa será processado no minuto seguinte.
Vagner Francisco Almeida Amantino
22 anos – Belo Horizonte – CRN: 342598
Qual ou quais são os planejamentos de marketing para poder gerar receita pro próximo ano e se o marketing do FLAMENGO esta gerando a receita esperada ou tem deixado a desejar? E qual nota você dá para o marketing do FLAMENGO nesse ano de 2013?
BAP: Opa, Vagner, também ST. Coisa boa, aliás, muito boa. Valeu muito obrigado. Em 2013, o Marketing do Flamengo arrecadou com bilheteria R$ 110 MM. Nada mal para quem em 2012 arrecadou apenas R$ 40MM. Então, para um primeiro ano de gestão sem ter recebido NADA de herança, eu daria uma nota 8. Em 2014, pretendemos arrecadar R$ 170MM. Vamos realizar isto por meio:
> da expansão do programa de ST’s , que se tornará o maior do Brasil, atingindo 100.000 ST’s.
> da realização de jogos no Maracanã o ano todo (contra 5 meses apenas em 2013)
> da expansão do licenciamento de produtos 
> da expansão de nossa franquia de lojas “Nação Rubro-Negra”
Jota Barros
Rio Grande do Norte – Sócio Torcedor
Bap, sobre o centro de treinamento, será concluído completamente em 2014? E sobre um estádio próprio, existe a possibilidade de daqui a alguns anos com conquista de Libertadores e mundial conseguir parcerias para a construção do nosso estádio? 
BAP Grande J valeu meu irmão, muito obrigado! Muitos falam, poucos fazem. Você faz parte dos que ajudam a fazer e nós agradecemos muito por estar nos ajudando todo mês como ST. Saiba que você que mora a mais de 100 km da Gávea pode optar no nosso site por ser sócio off-Rio sem pagar nada mais por isto. Desta forma, poderá votar nas eleições de 2018. Vamos sim concluir o CT profissional em 2014. Vai ficar um show. Estádio próprio, vai ficar mais para a frente. Posso me enganar e, garantir que o nosso novo acordo com o Consorcio Maracanã será muito positivo para o clube, fazendo com que termos um estádio não seja uma questão de vida ou morte.

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Next Post

Retrospectiva 2013: Volta da adidas, Campeão NBB, chegada de Mano e a volta ao Maracanã

Seguindo o ano de 2013, o Flamengo ia esportivamente tento atuações razoáveis no futebol. Passou pelo Campinense pela Copa do Brasil e se preparava para estrear no Campeonato Brasileiro.Fora dos campos, a diretoria celebrava o contrato de patrocínio com a CAIXA para a área mais nobre do Manto Sagrado. A […]

VEJA MAIS