Catando pedras: sobre ST e lucidez

pedras-no-caminho14

Tenho  tido paciência, para catar as pedras que são jogadas aos defensores do Nação Rubro-Negra ( nosso programa de ST), e com elas construir o castelo de minhas argumentações. Por incontáveis vezes, respirei muito fundo. Por outras tantas vezes, me entristeci.  A desinformação, quando incentivada pela pretensiosidade, gera muitos males.

A colunista que vos fala, é uma simples mulamba lá de riba. Nordestina, baiana. Garanto a você, que por ventura estiver lendo essas singelas palavras, que não recebo nenhum tipo de incentivo para apoiar o nosso ST, que não seja, obviamente, o desejo de ver o Flamengo agigantar-se exponencialmente.

Tenho lido e ouvido discursos de ódio, e muita vitimização das pessoas erradas. Me perdoem, preciso ser sincera: é muito lobo, em pele de cordeiro, arrotando mortadela, mas comendo peru ! Em alguns casos, me assusta é perceber, pasmem, um medo do sucesso…

O imaginário popular sobre um programa de Sócio-Torcedor adequado a esse nosso Flamengo é tão fértil, e muitas vezes tão desprovido de lucidez ( nem todo mundo precisa ter knowledge, mas lucidez é bem recomendável ) , que amarga a realidade e embaça os olhos dos incautos: tornam-se mais obscuros os prós da associação. Brotam do chão especialistas em marketing, fadando o programa ao fracasso num discurso populista e raso.

Cobram planos mais baratos do que o nosso próprio custo (!!!).

Cobram modelos que são quase exemplos.  Do que não fazer.

Cobram benefícios e ações surreais ( no mínimo, inviáveis no presente momento).

Cobram. Num venha a nós, sem vosso reino.

Já fiz alguns textos mencionando a importância do Sócio-Torcedor.  Agora, aproveito o ensejo para alertar. A utopia pode ser linda, mas sua beleza, não a torna alcançável. Isso vale pra muita coisa, e para o Flamengo não seria diferente. Cuidado, queridos rubro-negros! Existe quem plante ilusão pra ver a discórdia e a frustração florescerem. 

O programa que possuímos hoje, relativamente jovem e em  evolução, num país como o Brasil, não pode ser contratado por todos. Ainda assim, é muito mais digerível ouvir críticas de quem  não se afilia por não poder, e não por birra ou omissão. E quantos dos que se armam nas redes sociais, difamando o programa com muito afinco, e jurando defender planos populares por R$ 10,00, jamais contribuíram com os mesmos  R$ 10,00 (ou até 5,00)  para Flamengo da Nação, ou Fla Em Dia? E não por falta de informação. Por falta de…. falta de…. deixo com vocês a resposta!

Mais do que rede de benefícios, o programa de ST garante uma ponte de ligação com o nosso clube. É a chance de  construir o futuro almejado. Futuro esse, que uma vez alcançado, será celebrado pelos hoje  descrentes  e inertes. Todos nós desejamos acompanhar um programa com cada vez mais infiltração nacional, mas todos nós, quando possível, devemos ser embaixadores dessa capilaridade.

Colegas, acreditem! Existe desserviço travestido como racionalidade. E acreditem: juntos somos mola propulsora. Vamos fazer pelo meu, seu, nosso Flamengo.

Saudações Rubro-Negras,

Bruna Uchôa

Twitter: @BrunaUchoaT

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

4 Comments

  • caiomoi 14 de maio de 2015 at 11:32

    Oi Bruna. Muito legal o texto.
    Sou sócio torcedor é pago por um plano intermediário (Amor).
    Eu acho que está diretoria vem fazendo um belo trabalho, mas é preciso pensar além. Infelizmente, nosso plano não tem nenhum grande atrativo. Mas acho que mesmo assim é possível fazer o programa arrecadar mais.
    Às pessoas cobram muito que o programa dê ingressos, o que acho absurdamente errado. Afinal, se o flamengo começasse a dar ingressos prós st, não arrecadaríamos nada com bilheteria é teríamos st ficando sem ingresso.
    Acho que antes de tudo, o flamengo tem que parar de dar ingressos pras organizadas. Na minha opinião, torcida organizada tem que pagar ingresso como todo torcedor. Aí alguém vai dizer: “Mas aí não vai ter organizada no estádio.” E eu respondo: “Que não tenha. Se o cara precisa ganhar o ingresso pra assistir o jogo é porque não é Flamengo de verdade.”
    Toda bagunça começa exatamente nas organizadas. Acho linda a festa que o raça faz, mas a bagunça causada pelas organizadas em geral é bem feia. E pelo bem do futebol, e do Flamengo, a bagunça tem que acabar.
    Só tratando todos os torcedores de igual forma, vejo o programa dar certo.
    acho que o Flamengo tem que buscar os torcedores off-rio, e acho que um plano de 10 reais que não desse nenhum desconto em ingressos seria algo interessante para fazer com que estes torcedores aderissem ao programa E até mesmo torcedores do rio que não tem como pagar mais do que isso.
    Acho que o Flamengo tem condições de dar ingresso pro seu st, desde que este pague um valor maior de contribuição no programa.
    Para isto, sugeriria descontos por faixa.
    Então vc teria um plano que desse 10% de desconto em ingresso, outro plano de 20%, outro de 30% e assim sucessivamente até chegar aos 100%.

    SRN.

    Caio Moi

    Reply
  • Richelle Willian 14 de maio de 2015 at 13:04

    Olá Bruna muito belo o que escreveu, também sou sócio, e quero muito ver nosso time ser o que ele tem pra ser e será. A tempos queria poder ser sócio, e hoje eu sou pagando pouco sim mais é de coração. Este plano em vigor abre possibilidades consideráveis, pois pessoas como eu podem se tornar membro associados de clube. Desejo sucesso tanto ao clube como nóis membros de nação rubro negro.

    Reply
  • Flávio Berçott (@fbercott) 15 de maio de 2015 at 17:36

    Parabéns Bruna, você da Bahia e eu daqui do DF tenho 2 sócios torcedores, eu e meu filho. Se a torcida do Flamengo não é capaz de ajudar o Flamengo, nada mais é possível na galáxia.

    Reply
  • Top 10 Blog Ser Flamengo: Os posts mais lidos de 2015 | Blog Ser Flamengo 3 de janeiro de 2016 at 07:01

    […] Para ler o post: blogserflamengo.com/2015/05/13/catando-pedras-sobre-st-e-lucidez/ […]

    Reply

Leave a Comment