Conheça a Fla Salvador e saiba como concorrer a um Manto autografado

 Quando torcemos por um time de outro estado, mesmo estando em grande número, aprendemos a desenvolver um escudo natural, que impede que as ofensas e intolerância, filhas da ignorância (e inveja) alheia afete  consideravelmente o nosso humor. Aprendemos a ouvir sempre as mesmas piadas, as mesmas tentativas falhas de constrangimento.  Aprendemos a lidar com a distância não com indiferença, mas com jogo de cintura.

Para todo Off Rio, há uma forma de se conectar ao Mengo. E aqueles que não se satisfazem com o sofá de casa, geralmente procuram um relacionamento mais participativo, através de elos, pontes de ligação. Para serem essas tais pontes, surgiram as embaixadas do Flamengo tais como são hoje.  Lugares para dividir sonhos e frustrações e de fato respirar uma atmosfera Rubro-Negra.  Fazer de uma sala, um bar, uma rua, um altar onde o Flamengo onipresentemente se manifeste.  Lugares para que mesmo de muito longe, o Hino do Flamengo seja entoado com emoção e envolva os presentes numa aura  de amor e vibração.

Flamenguista baiana que sou não poderia perder a oportunidade de conhecer a nova família Rubro-Negra que surge no cenário soteropolitano. Com prazer os apresento a Fla Salvador,  torcida que tomou a iniciativa de prospectar doações para o Fla Em Dia por meio de  rifa que premiará com um Manto autografado (descrição abaixo), o que propagou de forma muito interessante o projeto no núcleo Urubu da região e deu um show de exemplo.

Uma tarde de domingo. Imbuí, Salvador.  Trajando o meu vestido Mulamba Fashion, ansiedade e uma bandeira na bolsa. Uma faixa indicava o local, e circulavam homens, mulheres e crianças muitíssimo bem trajados. O Vermelho e o Preto somados a algazarra, tomavam conta do local, e chamavam a atenção dos transeuntes e clientes dos bares vizinhos.  Encontrei uma galera fantástica, cheia de projetos e apaixonada. Ninguém encarando o Fla como um reles entretenimento.  Flamengo debatido com a sagacidade que sempre tive, e cantado com a devoção que merece.

Conversei com Leo Barboza, Diretor de Marketing da Fla Salvador. Ele falou um pouco sobre o Startup de torcida.

Porque criar uma nova torcida?

‘’ Na verdade, o grande lance da Fla Salvador é que a gente sempre prezou pela amizade. A gente sempre teve muita preocupação com esse negócio de torcida organizada, já que existe certo preconceito, as pessoas falam muito disso. Então nossa preocupação era juntar os amigos e família. Eu trago meu filho, os outros trazem filhos e esposa pra cá. Íamos a outros locais em Salvador e a gente sentia que existia um grupinho restrito. Então a gente começou a dizer: vamos juntar e vamos montar um local nosso, onde não exista hierarquia. Aqui todo mundo tem que ser igual. Nosso intuito é juntar os amigos pra assistir o jogo do Flamengo. Então, o grande lance da Fla Salvador, é que não é uma torcida  organizada, é um grupo de amigos organizados para torcer pelo Flamengo. O lance da gente ter feito uma nova torcida, é que a não identificávamos nas outras os mesmos ideais que a gente. ’’

Acredita que haja alguma rivalidade entre as embaixadas oficiais e não oficiais?

‘’Existem na Bahia embaixadas oficiais, como existem em outros lugares. Eu inclusive sou ex-diretor da Fla-Paraná, embaixada  oficial em Curitiba. Aqui em Salvador tem a Flabahia, onde amigos meus trabalham muito bem, fazem um trabalho legal. A gente não tá preocupado em ser uma embaixada oficial ou não. A gente quer trazer as pessoas pra ter um momento de prazer, assistir aos jogos do Flamengo, fazer amizades, Todos com o mesmo objetivo. O fato de não sermos uma embaixada oficial é questão de tempo, já que a Fla Salvador com o pouquíssimo tempo que tem está crescendo demais. Mas vamos crescer com o pé no chão, não queremos divergências com a Flabahia, Fla Imbuí, ou qualquer outra. São amigos nossos,  Tudo o que queremos é que no próximo jogo aqui em Salvador, a Fla Salvador, Flabahia , a Fla Imbuí e a que mais tiver, façam um lindo jogo pro Flamengo, o nosso objetivo é esse.  ‘’

Para encerrar, a palavra do Presidente Bruno em prospecção:

“Nós aqui da Fla Salvador, a nossa intenção não é virar embaixada (oficial). A nossa função e missão é unir os Flamenguistas em Salvador e região Metropolitana. Termos mais uma casa, um apoio, um lugar para assistir aos jogos, conhecer pessoas novas, novos torcedores, terem acesso às notícias verdadeiras do Flamengo. Sempre com notícias verdadeiras de contratação, demissão, quem está na Diretoria, quais são os projetos, trazer o torcedor próximo aos projetos do Flamengo, mais participativos. Para que o Flamengo cresça como clube, e em número de torcedores, tem muita gente que ainda duvida do número de flamenguistas…  E fazer uma ponte daqui ao Flamengo, Tem gente que nunca foi a um jogo do Flamengo em Salvador, tem gente que nunca foi a um jogo do Flamengo no Rio, tem gente que nunca viu um jogador do Flamengo de perto, novo ou antigo. Inclusive, uma das torcedoras já ganhou um ingresso para assistir a Vitória e Flamengo, coisa que ela nunca teve oportunidade de fazer. Com mais de 40 anos, ela nunca foi a um jogo do Flamengo e é torcedora fanática, ela e os filhos dela. Já ganhou! São essas coisas que a gente quer fazer, Todo mundo unido, não tem briga, aqui é uma família flamenguista, para que a gente cresça e mostre que em Salvador existe Flamenguista de verdade, e não  Flamenguista que torce  pra dois times. Aqui é somente Flamengo, Flamengo até morrer.”

Com imensa satisfação digo com propriedade, que pude observar a atenção e apoio a cada torcedor em especial. Carona solidária, premiações, incentivos, inclusão do Off Rio nos projetos do Mengão.  Com toda certeza, há a vontade de fazer mais com, para e pelo Fla com a união que faz a Nação a maior e mais forte.  Nem sempre temos o Fla por perto e apesar disso, deveras o temos dentro de nós.

Galera, vocês podem participar da rifa, concorrer a um Manto autografado e ajudar o Flamengo.

Informem-se e curtam a Page: FLA SALVADOR

 

Twitter: @BrunaUchoaT

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Comentários