Dessa forma vale! Adidas no Flamengo. Vale mesmo?

Vem sendo divulgada uma noticia de que a Adidas teria feito uma proposta para suceder a Olympikus em 2015. Reafirmo que dessa forma vale, pois a proposta é para após o fim do atual contrato do Flamengo e a Olympikus. Sem contar que a empresa brasileira ainda tem o direito a fazer uma contraproposta. Tudo como manda o figurino como deve ser os negócios de uma empresa correta e de respeito consigo, e com os parceiros.

Essa proposta da Adidas, além da questão financeira, vale a pena também por causa o trabalho de marketing que seria feito em torno do Flamengo. Segundo informações que circulam, o Flamengo entraria no grupo “Classe A” ou “Top Five” da empresa alemã junto com Chelsea, Milan, Real Madrid e Bayer e Munique. O Flamengo teria os mesmos benefícios dos grandes da Europa, a sua camisa vendida pelo mundo e uma exposição gigantesca da marca Flamengo. Nisso é impossível a Olympikus igualar a Adidas!

A diretoria tem setenta dias para se posicionar sobre a proposta. A oferta é de R$ 35 milhões por ano, sendo R$ 8 milhões em material esportivo e R$ 27 milhões para investimentos em outras áreas do Clube e contratação de um jogador. O contrato teria duração de dez anos com o valor total de R$ 350 milhões.

Estou sempre atento ao assunto e já falei aqui em duas oportunidades (Adidas no Flamengo. O que você acha? e Por que romper com a Olympikus? Não concordo e você?). Como era proposto anteriormente um rompimento com a Olympikus, eu defendi a permanência da empresa brasileira, pois além de fornecedora de material esportivo, é uma grande parceira. Sendo benéfico e honesto, sempre defendo o que for bom para o Flamengo!

Agora vamos analisar a proposta da Adidas. Nos primeiros cinco anos, o Flamengo receberia R$ 30 milhões por ano sendo R$ 12,5 milhões pela exclusividade, R$ 8 milhões em fornecimento de produtos, R$ 8 milhões de garantia mínima de recebimento de royalties e R$ 1,5 em ações de marketing. Nos últimos cinco anos, o Flamengo receberia R$ 35 milhões por ano. Fora que seis meses antes do contrato entrar em vigor, o Flamengo receberia de luvas R$ 25 milhões. Além de todos os valores mencionados, ainda teríamos um bônus por conquista:

Carioca R$ 200 mil
Copa do Brasil R$ 200 mil
Copa Sul-Americana R$ 200 mil
Brasileiro R$ 750 mil
Libertadores R$ 750 mil
Mundial R$ 800 mil

Porém, há algumas ressalvas. Quando o contrato entrar em vigor, os valores estarão defasados por vários motivos. Um deles é o crescimento no setor de marketing no futebol brasileiro e na valorização da marca no mercado levando em consideração que o Brasil sediará a Copa do Mundo e a Olimpíada. Conta nesse bolo também o crescimento da economia brasileira nos últimos anos e o crescimento de consumidores em potencial. Segundo publicou Arthur Muhlenberg no FlamengoNet (Adidas: Nem tudo que reluz é ouro), um texto que analisa minuciosamente o contrato da Adidas, diz que mesmo com a correção dos valores, a diferença para o contrato com a Olympikus seria de R$ 8 milhões por ano.

Sobre o tratamento VIP que o Flamengo teria por parte da Adidas com a mesma vantagem de seus clientes Tops (Real Madrid, Milan, Chelsea e Bayer de Munique) há muitos pontos a se discutir também. Uma delas é que o Flamengo não tem mercado fora do Brasil. No português claro: O Flamengo não é conhecido da grande massa nem na América e muito menos na Europa. Não é só ir lá, por a camisa na vitrine se não houver quem compre. Uma das formas que a Adidas pretende fazer para elevar a marca Flamengo para as grandes massas, seria com a realização de amistosos com os grandes europeus, mas como seria feito se o nosso calendário não permite? Quando começamos a temporada, na Europa eles já estão na metade da deles e vice-versa. Outro ponto é que os nossos campeonatos mais importantes como Copa do Brasil e Brasileiro não passam por lá. Então, como vamos explorar um mercado que nem ao menos conhece o produto em questão? No Brasil hoje é comum ver brasileiros com camisas de Barcelona, Manchester, Real Madrid e etc… Por que? Respondo! É porque eles tem um intercâmbio consolidado, trabalham há tempos as suas marcas por aqui, tem escolhinhas e seus campeonatos são na maioria das vezes a maior atração em nossas TVs todo ano. Visibilidade, relacionamento direto, marketing a todo vapor, estrelas no time, exibição em massa… Um show! O Flamengo deve analisar bem todas estas questões. Achar que só porque a Adidas vai colocar a camisa a venda pelo mundo a fora que ela vai ser consumida é amadorismo. Flamengo e Adidas terão que ver uma maneira de trabalhar a marca do Flamengo no mercado Global e o R$ 1,5 que teremos por isso será pouco. Não adianta ter uma analise em curto prazo, a questão deve ser analisada a médio e a longo prazo. Não é tão fácil! 
Repito mais uma vez que não estou defendendo A ou B. Não me importo de vestir Olympikus ou Adidas. Me importo em estar vestindo Rubro-Negro e saber que o Clube se beneficia quando eu compro o produto oficial de seu parceiro. Me importa que o Flamengo esteja colhendo.

Vejo que muitos torcedores são a favor da Adidas por causa da fama da empresa e por argumentar que seu material é bem superior ao da Olympikus, Eu até concordo, mas ressalto que a OLK vem subindo a cada ano em termos de qualidade em seu material. Peguem a camisa de 2009, a primeira produzida para o Flamengo pela Olympikus com a camisa deste ano e vão ver que eles melhoraram muito e a tendência é crescer mais em todos os sentidos. A Olympikus explora o mercado de futebol a pouco tempo, mas irá crescer muito, podem apostar!

Os valores apresentados pela Adidas e o plano de consolidação do Flamengo no exterior são maravilhosos, mas não podemos descartar uma empresa que vendeu 1,2 milhão de camisas em seis meses em 2009 e se for contar com o que foi vendido no primeiro semestre de 2010, talvez, o Flamengo e a Olympikus tenham batido recorde mundial de venda de camisas. Não estou exagerando, a média anual na Europa gira em torno de 1,2 milhão a 1,5 milhão por ano. Isso levando em consideração que a distribuição da Adidas é global, é no mundo todo.

A Olympikus está analisando a proposta da Adidas para igualá-la já que tem a prioridade em contrato. Espero que a nossa diretoria tenha inteligência para analisar todos os pontos positivos e negativos da proposta para tomar a decisão correta!

Twitter: @poetatulio
Sigam-nos no Twitter: @blogserflamengo
Curta a nossa Fanpage no facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários

Tulio Rodrigues