Eleição do Flamengo 2012: #DebateFla: Análise do último debate

Estivemos em mais um debate com os candidatos a presidente do Flamengo. Esse novo debate foi promovido e organizado pelos blogs Magia Rubro-Negra e Fim de Jogo. Devemos ressaltar o grande profissionalismo por parte das duas equipes. O evento foi show em tudo!

Como no debate da CNT, o clima nos bastidores era amistoso. O debate também começou assim; bem leve e com os candidatos dispostos mais em apresentar suas propostas do que em atacar seu adversário.

O primeiro bloco foi para a apresentação dos candidatos. Cada um teve dois minutos e meio para se apresentarem e fizeram uma espécie de currículo do que fizeram em sua vida profissional, e alguns pelo Flamengo.


No segundo bloco, o tema foi sobre gestão. Um candidato era sorteado para perguntar e outro para responder e assim foi sucessivamente. O primeiro candidato sorteado a perguntar foi Wallim Vasconcellos que perguntou a Lysias Itapicurú como ele pretende gerir o Clube e quem está com ele na chapa. Lysias falou das qualidades de quem o acompanha e começou falando sobre Recursos Humanos, infraestrutura de comunicação de telefonia e tecnologia, falou que pretende profissionalizar os departamentos do Clube. Wallin em sua réplica falou das qualidades dos componentes de sua chapa e fez questão de dar os nomes.

Lysias perguntou a Ronaldo Gomlevsky como ele pretende enfrentar as dificuldades financeiras do Flamengo. Ronaldo falou que pretende enfrentá-la no dia a dia, acredita que alavancando o futebol profissional e da base junto com uma profissionalização do marketing para angariar novas receitas conseguirá equilibrar as finanças do Clube. Disse também que fará uma auditoria.

Ronaldo perguntou a Maurício Rodrigues como ele enxerga a atual gestão do Flamengo. Maurício disse que após um estudo junto com uma empresa contratada, chegou-se a conclusão de que a atual situação do Flamengo é calamitosa e preocupante.

Maurício perguntou a Jorge Rodrigues se ele pretende levar para o Flamengo a experiência dele obtida com suas empresas. Antes de responder, Jorge já levantou a possiblidade de composição com Maurício. Jorge falou do sucesso de suas empresas após superar uma crise e disse que com essa experiência pretende tirar o Flamengo da crise também.

Jorge perguntou a Wallin o que ele faria com o imóvel do Flamengo em São Conrado. Wallin disse que esse imóvel não tem mais serventia para o Flamengo. Falou que pretende investir no patrimônio do Flamengo como o CT e a Gávea. Jorge disse que pretende transformar o imóvel abandonado na casa do Marketing do Flamengo que sairia da Gávea e ficaria isolado em São Conrado.

No terceiro bloco o tema foi livre. Os candidatos discutiram sobre diversos assuntos. Foi falado sobre CEO, estrutura administrativa, sócios, torcida e etc… O momento que vale destaque foi quando da pergunta de Wallin para Jorge Rodrigues sobre a atual gestão e após Jorge responder criticando a gestão de Patrícia Amorim, Wallin disse estranhar as criticas pelo fato de Jorge a meses atrás estar apoiando a presidente. Jorge retrucou dizendo que sempre procurou ajudar a todos os presidentes do Clube independente de nome. A rusga entre Jorge e Wallin vem desde o debate da CNT. Neste bloco também ficou bem claro que Maurício e Jorge Rodrigues podem fazer uma composição de suas chapas.

O quarto bloco foi dedicado às perguntas dos blogueiros a convite dos blogs organizadores. Outra grande ideia dos organizadores por sinal.

A minha análise é a seguinte sobre o debate e os candidatos. Maurício Rodrigues tem como trunfo os projetos prontos, o que os outros candidatos ainda não apresentaram. Jorge deve repensar e muito sobre a sua candidatura. Ver o que ele realmente quer nessa eleição já que afirma ser contra a atual gestão. Defendo que ele deveria realmente fazer uma composição com Maurício Rodrigues.  Ronaldo Gomlevsky sem mostrou assim como no debate da CNT muita preparação e lucidez. Procurou o tempo todo em falar no grupo Planeta Fla e prega pela experiência dos nomes que a compõem. Wallin também teve comportamento parecido. Sempre concentrado, apresentou com propriedade as suas propostas e também a todo instante falou do grupo que compõem a chapa Fla Campeão do Mundo que é um dos trunfos de sua candidatura. Lysias demonstra amadurecimento com relação à candidatura anterior. Fala sempre com propriedade sobre as suas propostas. Tem como trunfo a sua vivência de anos na política interna do Flamengo.

Quero aqui mais uma vez parabenizar os blogs Magia Rubro Negra e o Fim de jogo pela iniciativa. Podem ter certeza que este debate foi histórico e só traz mais credibilidade a nós blogueiros que de forma séria fazem o seu trabalho. Tudo foi profissional e sem falhas. Vivi Mariano estava estupenda como intermediadora e sua atuação foi à chave para o sucesso.

Parabéns também aos candidatos presentes! Isso só demonstra que vocês são sérios e não tem medo de se exporem a Nação e aos sócios. Diferente da nossa atual presidente e candidata a reeleição que mais uma vez não compareceu a um debate e apresentou uma justificativa vaga.

Assista ao debate e tire suas próprias conclusões:

Áudio:

Download do arquivo: Clique aqui

Twitter: @PoetaTulio
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários

1 Comment

Leave a Comment