Ontem, dia 28 de agosto de 2012, foi oficialmente lançada a chapa “Fla Campeão do Mundo”, liderada pelo economista Wallim Vasconcellos, e eu estive presente. Wallim não possui uma longa trajetória no lado social e político do clube, o que, ironicamente, pode ter contribuído para a sua credibilidade, como se vê nas redes sociais e também pelo público que compareceu ontem ao Cinema Leblon.
Além de Wallim, a chapa “Fla Campeão do Mundo” é composta por:
– Wallim Vasconcellos (ex-diretor do BNDES e sócio-diretor da Iposera Investimentos)
– Carlos Langoni (ex-presidente do Banco Central e sócio-diretor da Projeta)
– Frederic Kachar (diretor-geral da Editora Globo)
– Flávio Godinho (membro do conselho do grupo EBX)
– Gustavo Oliveira (vice-presidente da Giovanni, DraftFCB)
– Luis Eduardo Baptista (presidente da Sky)
– Rodolfo Landim (presidente da YXC Óleo e Gás)
– Romulo Dias (presidente da Cielo)
– Rubén Osta (presidente da Visa)
– Sérgio Brandão (presidente da G2 Brasil)
– David Zylbersztajn (sócio-diretor da DZ Negócios com Energia)
Nenhum desses nomes possui participação ativa na política do clube.
O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Claudio Manoel (Casseta & Planeta), rubro-negro que apoia Wallim. Durante seu discurso, Wallim compartilhou como o grupo foi formado. O mais interessante é que não houve “conchavos” políticos: o grupo é formado por rubro-negros indignados com o que vem ocorrendo no Flamengo.
Wallim apresentou as propostas da chapa. Sempre sereno e lúcido, ele abordou cada ponto ilustrando com exemplos empresariais de sua trajetória profissional. Uma coisa é certa: Wallim, assim como outros candidatos que já entrevistei (eleição Flamengo 2012), também fala em profissionalizar a gestão do clube. A era da profissionalização chegou ao Flamengo, o que me deixa bastante otimista!
Sonho com um Flamengo que seja não só campeão em campo e nas piscinas, mas que também sirva de exemplo em administração, gestão e profissionalismo – algo à altura do clube e do amor de sua torcida. De que adianta conquistar um título e depois passar 17 anos sendo motivo de piada, até em questões que nem envolvem o esporte?
Wallim explicou sobre a gestão profissional que pretendem implantar na Gávea, baseada em metas e resultados, e apresentou as quatro unidades que planejam criar: Fla-Gávea, Esportes Olímpicos, Remo e Fla-Futebol. Para a Fla-Gávea, a meta é torná-la o melhor clube socio esportivo do Rio de Janeiro, tendo como referência o Caiçaras, o Jockey Club e o Pinheiros (SP), além de desenvolver um projeto social. Nos Esportes Olímpicos, o objetivo é estar entre os três maiores formadores de atletas para as Olimpíadas de 2016. Em Remo, pretendem contar com a participação de ex-atletas na gestão e oferecer uma infraestrutura de excelência. Já para o Fla-Futebol, a meta é adotar uma gestão 100% profissional, com um “Código de Conduta” aplicado a todos os profissionais do clube, além de metas estabelecidas. Wallim também mencionou o Maracanã: afirmou que vai avaliar as condições da licitação e, caso não haja um bom acordo, pretende construir um estádio com capacidade para 50 mil pessoas e ampliar a Gávea para 20 mil lugares.
Wallim evitou criticar a atual gestão e, em seguida, chamou alguns membros de sua chapa para falar. Logo depois, Zico subiu ao palco e explicou por que decidiu apoiar Wallim e seu grupo. Ele falou sobre como conheceu alguns integrantes da chapa e comentou as manifestações dos torcedores do Flamengo pelo Brasil e pelo mundo, deixando claro que o clube vai muito além da Gávea. Para bom entendedor, meia palavra basta. No final, assim como no início, Zico foi aplaudido de pé – como não poderia deixar de ser. Após uma sugestão, Wallim se comprometeu a colocar uma estátua de Zico na Gávea.
Wallim também abordou o marketing e o valor da marca Flamengo, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele planeja criar um departamento de marketing gerido por profissionais qualificados, com metas bem definidas.
—
Site da campanha: www.flacampeaodomundo.com.br
Twitter: @FlaCampeaoMundo
Sugiro a todos que visitem o site para conhecer mais profundamente as propostas, além de conferir as entrevistas que fizemos com os demais candidatos à presidência do clube (eleição Flamengo 2012) para discutir o futuro do Flamengo.
SRN!!!
Twitter: @PoetaTulio
Twitter: @BlogSerFlamengo
Instagram: @blogserflamengo
YouTube: youtube.com/blogserflamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Patrícia, sei que foi divulgado pelo Lancenet! uma entrevista do IBOPE. Segue o link: http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2012/11/27/ibope-coloca-eduardo-bandeira-em-primeiro/
Você sabe como estão as pesquisas atualmente? Por favor, informe à Nação…
Agradeço.