Eleição para o Corpo Transitório do Conselho Deliberativo

Post atualizado em 13/11/2014 às 22:01.

O Flamengo entrará em mais um processo eleitoral. A última eleição que tivemos foi em 2013 com a vitória de Mario Esteves para o Conselho Fiscal em 2013. Esse ano ainda vamos passar por mais um processo eleitoral no Clube que é para o corpo transitório do Conselho Deliberativo.

No quadro de Conselheiros do Flamengo há duas categorias: A de Conselheiros Natos (Sócios Proprietários) e a de Conselheiros eleitos para o mandato de três anos para o Corpo Transitório. Esses Conselheiros são eleitos na mesma chapa que concorre o Conselho Diretor. A chapa vencedora tem o direito de indicar 120 nomes para o conselho deliberativo dentre sócios contribuintes, patrimoniais e laureados não natos. A chapa perdedora indica 30 membros. 

Esses sócios, pelo o Estatuto do clube, não devem apresentar três faltas consecutivas nas reuniões do deliberativo. Se isso ocorrer, ficam sujeitos a perder a posição como conselheiro. Essa regra normalmente não é cumprida no Flamengo, sendo que a perda do mandato só havia ocorrido uma vez na história do clube. Esse ano, o presidente do poder, Delair Dumbrosck, decidiu promover a substituição dos conselheiros que não vinham comparecendo a essas reuniões, marcando novas eleições que ocorrerão ainda esse ano, com mandato até o fim de 2015. Temos hoje 115 nomes que não cumpriram este requisito, sendo 75 titulares e 40 suplentes.

Foram formadas duas chapas para concorrer a essas vagas: Chapa Azul – Flamengo de todos (Formado pelos grupos Sócios Pelo Flamengo, Sinergia Rubro-Negra e Ideologia Rubro-Negra) e a Chapa Branca – União Rubro-Negra (Composta com membros de diversos grupos políticos). O desenho dessa eleição fica da seguinte forma: Um grupo ligado posição e outro a oposição.

Ter membros aliados no Conselho Deliberativo é muito importante dentro do Flamengo. Quem acompanha os noticiários políticos, sabe que a atual diretoria teve algumas “derrotas” em decisões de seu interesse nesse colegiado. A última foi a retirada da polêmica “Cota Extra”.

Estaremos acompanhando mais esse pleito entre a Chapa Azul e a Chapa Branca que irá ocorrer no dia 8 de dezembro de 08 às 21 horas.

Maneiras de entrar em contato com a Chapa Azul:

Twitter: @FladeTodos

Facebook: Flamengo de todos – Chapa Azul

Obs.: Não tenho informações das Redes Sociais da Chapa Branca – União Rubro-Negra.

Para saber mais de todo processo eleitoral do Flamengo: Eleição do Flamengo

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

Comentários