Entrevista com Renan Koerich, autor da biografia de Sávio

Foto: Guilherme Ferrari/GazetaOnline

No dia 02 de dezembro foi o primeiro lançamento feito da biografia “Sávio – Dribles certeiros de uma carreira de sucesso” do jornalista Renan Koerich. Aproveitamos a oportunidade e batemos um papo com o autor da biografia do ídolo Sávio

Produção do livro

Foi um ano e meio de trabalho. A ideia era uma biografia bem completa e tradicional. Depois chegamos num consenso e mudamos um pouco a forma do livro para ser mais interessante para o Sávio nesse momento da vida dele. Então ele quer mostrar ao público dele como foi encaminhada a sua carreira, como ele gerenciou a sua carreira. Posso dizer que o livro é 80% futebol e 20% de gerenciamento de carreira.

As dificuldades

A maior dificuldade foi o tempo. Estipulamos um prazo para estarmos lançando em dezembro de 2015 e aí nos empenhamos junto com sua equipe, sua família, seus amigos para respeitar esse cronograma.

Trabalho de pesquisa

Fui ao Espirito Santo, Florianópolis, Rio de Janeiro, elencamos personagens… O trabalho de pesquisa jornalistica foi bastante intenso porque como não podia muitas vezes estar com pessoas ou em lugares pessoalmente, eu tive que buscar de outras formas como jornais, revistas, sites, por telefone…

Saiba mais:

Busca de informações junto aos clubes que Sávio jogou

No Flamengo eu não tive dificuldades de informações e recorri muito ao site Fla-Estatística que é sensacional como uma de minhas fontes. Na Espanha achei o arquivo do “El Pais” que traz desde 1980 todas as matérias, o site do Real Madrid também que fornece a ficha técnica de todos os seus jogos. Mas não foi muito difícil porque muitos pesquisadores cuidam de preservar a memória.

O que o fã do Sávio pode encontrar no livro?

Vai encontrar muito a essência do Sávio que é a família, um dos pontos bastante enfatizados no livro. O Sávio é uma pessoa que tem uma estrutura familiar sensacional, o que muitos jogadores às vezes não tem. E foi isso que foi desenvolvendo o Sávio. O convívio desde pequeno com o pai comerciante, com funcionários… E isso foi importante para moldar o seu caráter e para que mesmo com todo sucesso e glamour que o futebol oferece; ele não desviasse do seu foco. E isso está bem ressaltado no livro, mas é claro que o torcedor vai encontrar sua história no Flamengo, Real Madrid, as 3 Liga dos Campeões, o pai do Sávio invadindo o gramado, os primeiros contratos, divergência com dirigentes.

Expectativa da reação do público

Espero que o torcedor goste bastante, é um material rico sobre a carreira dele.

Satisfação com a obra

Foi um trabalho muito gratificante de fazer, intenso, mas eu tenho 27 anos, sou flamenguista, vi o Sávio no Maracanã, então pra mim é uma grande honra. Quando ele falou que gostou da obra e que se emocionou, pra mim foi ótimo, só tenho a agradecer.

Entrevista feita por Tulio Rodrigues: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários