EXCLUSIVO: Francisco Gularte fala sobre sua candidatura

 Após ampla repercussão dentro do meio político do Flamengo do seu texto publicado aqui, na quarta-feira (Conselheiro e possível candidato a presidente, Francisco Gularte analisa o momento eleitoral), o Conselheiro Francisco Gularte faz mais um panorama do momento eleitoral e fala da sua candidatura. 

“Em função das mensagens que recebi, algumas delas desprovidas de civilidade, típica de algumas figuras conhecidas do FLAMENGO, as mesmas que levaram ao sucesso a Chapa Azul em 2012, sou obrigado a continuar a esclarecer algumas posições que assumi em meu e-mail anterior. Vale destacar que, a grande maioria das agressões que recebi se baseiam na desculpa, costumaz e recorrente dos mesmos associados, que tem como característica, pertencerem a um mesmo grupo e de que foram primeiro ofendidos, depois atacados e tiveram sua honra maculada, para reagir. Mais curioso ainda, é que alguns falam em “ficha suja” quando o caso de muitos, na verdade, é de “folha corrida”.

Engraçado que Dr. Siro Darlan, que disse essas mesmas coisas num texto que é excelente, ainda que, em se tratando dele, isto seria um pleonasmo , ninguém se manifestou. O fato é que, não sei aonde tantos partidários e, até o coordenador da Chapa Branca, enxergaram no meu texto, ofensas, demérito, desonra e outros adjetivos que desqualificam o postulante da Chapa. Deve ser problema cognitivo ou, como na fábula: a natureza dos escorpiões. É isso que explica melhor tal reação, é característica e, é costumaz, a agressividade dessas pessoas costumam resolver todas as suas questões “espanando”. Não faltam episódios que confirmam esta pratica, ao atacarem as pessoas que lutam pelo melhor para o FLAMENGO, com a mesma agressividade, descompostura e falta de respeito, só se pode acreditar que o fazem, por conta do viés tradicional da traição que, quase seria um parônimo para o que lhes dá o nome, quem sabe até intencional.

Para tentar tornar mais claro, a OPOSIÇÃO no FLAMENGO luta contra a arrogância, prepotência e toda metodologia de tomada da instituição, que é utilizada pelo Grupo que passou a ser conhecido como Chapa Azul. Esta mudança no FLAMENGO só será possível com uma candidatura ÚNICA de oposição, que congregue TODAS as correntes desta linha. Volto a destacar que, infelizmente e lamentavelmente, a resultante dessas forças não é Cacau Cota. Ratificando, um amigo a quem eu prezo, mas, não é ele a pessoa para vestir ou desempenhar este papel. Ratificando: seguir neste caminho é continuar na marcha da insensatez. A candidatura dele é LEGITIMA, como é a de qualquer associado que preencha as condições do Art. 154°, pode se candidatar. O problema NÃO é de legitimidade mas, de MUDANÇA para tirar do controle um grupo político que está se apoderando e, que vai se perpetuar no Clube.

O engano desta empreitada, ou seja, da formação de uma candidatura que reúna esta condição, está baseado na máxima de que, “não existem respostas fáceis na vida, apenas escolhas difíceis”. A história é uma velha senhora irônica que só precisa de tempo para virar tudo ao avesso, já dizia Mark Twain. Teremos no FLAMENGO, em Janeiro de 2016, duas Chapas do mesmo DNA e, NENHUMA oposição nos Conselhos. Não é preciso nem juntar o Verde com o Azul para saber qual cor irá mandar na instituição em 2016. Após tantas agressões, eu começo a refletir sobre um velho ditado judaico e, uma das muitas parábolas de Jesus: “quem se junta aos porcos, farelo come” e, desta forma, não precisarei me alongar nas explicações que provariam a tese de que a oposição não está UNIDA e, muito menos, totalmente representada na Chapa Branca.

O FLAMENGO sofreu erosão em seu sistema político, a Chapa Azul implantou a democracia de cooptação, montando um agregado de pessoas que dependem do Clube para manter seu padrão, para tanto, são eles que controlam o orçamento de R$500 Milhões, definem as despesas, fazem os contratos e, promovem as alterações estatutárias que interessam à manutenção do poder. As pessoas continuam teimando em esquecer que: se vive para frente mas, só se compreende as coisas, olhando para trás. Este novo grupo não acredita que, a harmonia é resultante da analogia dos contrários, muito menos compreende que NENHUM grupo político tem o monopólio da virtude mas, TODOS tem a responsabilidade de se comportar corretamente diante do pecado.

Portanto, gostaria de destacar que, esta eleição era a derradeira e é a decisiva para o futuro de todos os grupo anteriores ao que entrou no FLAMENGO em 2012. Que esses grupos, ditos de oposição, selaram seu destino quando continuam achando que se lança candidatura para fazer barganha para haver união, no padrão: “vender bala em sinal”. Isso acabou no FLAMENGO. Não existe consenso mínimo de respeito ao contraditório, excesso de vaidade, barganhas rasteiras e muita luta interna, o que comprova que não existe UNIÃO da chamada oposição. Portanto, e por consequência dos fatos, não existe como se aliar com certos e costumeiros oportunistas de visão imediatista e míope, que ainda não compreenderam que, este ano, “não vai ter rua para vender bala” e, por isso, informo que NÃO irei REGISTRAR minha Chapa, simplesmente porque sem UNIÃO e consenso, o esforço não é suficiente. Quero deixar que essa parte da oposição que acredita, como aqueles que critica, que os fins justificam os meios, que com a mesma arrogância, mesma agressividade, com ofensas e com virulência, continue acreditando que são essas as condições se formar um grupo vencedor e, com eles, administrar uma dívida de mais de um BILHÃO. Que a Chapa Branca consiga ter sucesso, ainda que, na marcha da insensatez, assim, poderá colher sozinha os frutos do que plantou. O resultado dessas eleições e, de todo o cenário, para quem não é da Chapa Azul e, que aqui foi exposto, será confrontado com a realidade, em Dezembro, quando as urnas forem abertas. Espero que os membros dessa “união”, não se mostrem surpresos com o resultado que irão confrontar….”
SRN

Fracisco Gularte

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

No Comments

Leave a Comment