No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987 tem tarde de autógrafos em Niterói

Imagem do site: Magia Rubro-Negra
Livro que descreve título rubro-negro tem evento na Livraria Labyrintho

Em “No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987”, que tem tarde de autófrafos na Livraria Labyrintho, Gustavo Roman não se preocupa em detalhar as brigas políticas que, ao longo dos anos, fizeram da Copa União, o então Campeonato Brasileiro, um assunto permanente e motivo de discórdias. Para o autor, assim como para todos que amam o futebol, o importante é saber o que aconteceu dentro das quatro linhas.

Editado pela iVentura, com prefácio do craque Zico, quarta capa do jornalista Mauro Beting e orelha do também jornalista André Rocha, a obra recria o ambiente que envolveu toda a conquista, detalhando as partidas e lembrando histórias do quarto título nacional do Flamengo.

Em 1987, o mundo era outro, completamente diferente. As crianças brincavam descalças na rua. A violência ainda não assustava tanto. O tempo passava mais vagarosamente. Em termos de futebol, então, quantas mudanças! Craques e ídolos existiam aos montes. Não se trocava de clube como se troca de camisa.

De acordo com Zico, o maior mérito do autor é justamente apresentar um livro que trata do título deixando de lado os bastidores e dá valor a quem esteve dentro do campo, suou, correu, viajou e levantou a taça.

Para Beting, os jogos são descritos com a pena equilibrada e apaixonada de Gustavo Roman, sendo um ponto final em muitas interrogações daquele ano que insiste em não acabar.

Já Rocha destaca que “No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987” joga luz sobre um momento muito discutido do futebol brasileiro, detalhando uma história que merece ser contada e o autor o faz com enorme riqueza de detalhes.

Com o desenrolar das páginas do livro, o leitor constata que foi uma conquista repleta de dificuldades e recomeços. Ainda assim, a obra não traz superlativos. Apenas tenta recontar uma história repleta de glórias, que por si só se encarregam de enaltecer os seus principais personagens.

Título: No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987
Autor: Gustavo Roman
Editora: iVentura

Nº de páginas: 106
Formato: 16 x 23 cm

Evento: 27 de janeiro de 2013, a partir das 16h30
Local: Livraria Labyrintho
Endereço: Shopping Itaipu Multi Center – Estrada Francisco da Cruz Nunes 6501 ljs 171 e 172 – Niterói

Siga o Gustavo Roma no Twitter: @Guroman 
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários