O efeito e a causa Guerrero

 Como me disse Kleber Leite numa entrevista que fiz com ele ano passado: “O Flamengo precisa de um veículo de comunicação entre o Clube e o povo e esse veículo é o ídolo”. Talvez, esse ídolo possa ser o Guerrero.

Guerrero reúne alguns aspectos que nos agrada como carisma, raça e é bom de bola. E por “só levarmos adiante aquilo que temos”, Guerrero já contagia seus companheiros como vimos no jogo contra o Internacional. O show ficou por conta do peruano, que nesse time é quem sabe jogar bola. O resto foi no feijão com arroz, jogando com vontade e raça.

O efeito Guerrero, além de poder ser aproveitado em campo pode muito bem ser aproveitado fora. O jogador pode arrastar milhares de Rubro-Negros aos estádios. Alguém duvida que na sua estreia no Maracanã, o estádio não estará lotado? Alguém duvida que estamos diante de um potencial ídolo?

  O Sócio torcedor do Flamengo obteve um crescimento que nunca teve desde que foi lançado em março de 2013. Desde o anúncio da contratação de Guerrero no fim de maio desse ano até hoje foram mais de dez mil adesões. Algo impressionante para quem muitas vezes fechava o dia perdendo mais sócios do que ganhando e que vinha sendo ultrapassado pelos rivais. O marketing conseguindo desenvolver ações interessantes tem tudo para aumentar ainda mais esses números e claro, manter quem já está no programa.

No Maracanã e nas ruas já há torcedores com a camisa de Guerrero. E a tendência é que a procura pela camisa nove do peruano só aumente. Mais uma vez o marketing deve entrar com força com campanhas para venda não só de camisas oficiais, mas de demais produtos licenciados que possam ser produzidos para consumo dos torcedores. O que não pode é Guerrero ficar blindado sem que o marketing possa trabalhar a sua imagem. Situação já levantada por Fred Mourão em entrevista ao Mundo Rubro-Negro.

   Desde que Guerrero vestiu a camisa do Flamengo ainda no Chile, o Flamengo vem saindo em diversos jornais e portais internacionais. Isso ajuda a internacionalizar a marca e agrada aos patrocinadores. Internacionalizar a marca não é só entregar uma camisa a celebridades ou colocá-la a venda pelo mundo. O amante de futebol só consome time vencedor. Não atoa, camisas do Real Madrid e Barcelona são vistas em todo o mundo, mas isso vem dos feitos de suas estrelas como Cristiano Ronaldo e Messi. Além de estarem sempre protagonizando no maior campeonato de seu continente, a Liga dos Campeões. Falta ao Flamengo voltar a vencer e protagonizar nos principais campeonatos. Guerrero tem tudo para nos ajudar nisso.

Se o Flamengo conseguir trabalhar bem todos esses aspectos e Guerrero corresponder às expectativas em campo, não há dúvidas que o custo benefício é enorme e todo dinheiro que vem sendo investido no atacante retorna em dobro ao clube e fora o ganho esportivo. Tudo isso só nos mostra que investir em grandes jogadores dá retorno e que vale a pena investimentos como esse. Que o Flamengo possa fazer novos investimentos como Guerrero e que o Clube trabalhe sempre com o tamanho da sua grandeza!

Bem vindo, Guerrero!

Saiba mais: Dos soldados, as boas vindas ao Guerrero

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

 

Comentários