O MARKETING DO FLAMENGO TEM QUE TRABALHAR

BAP responde torcedores do Flamengo

Por Haroldo Couto – Sócio do Flamengo, Conselheiro e profissional de Marketing.

ISSO É EXATAMENTE O QUE ACONTECE HOJE NO MARKETING DO FLAMENGO

FALTA TRABALHO E COMPROMETIMENTO

UM GRUPO QUE REÚNE TODAS AS CONDIÇÕES E QUESITOS PARA SER BEM SUCEDIDO, COMPOSTO POR GRANDES EXECUTIVOS, COM EXCELENTE RELACIONAMENTO, QUE PROPORCIONARAM APOIO, RESPEITO E CREDIBILIDADE JAMAIS VISTOS EM TODA HISTÓRIA DO CLUBE, PORÉM UM MARKETING QUE “NÃO TRABALHA”

ALÉM DE ADOTAR UMA POLÍTICA EQUIVOCADA RELATIVA AO VALOR DOS INGRESSOS EM JOGOS DE BAIXA ATRATIVIDADE (desrespeitando a lei de mercado, de oferta e procura), TEM UM ST RECHEADO DE FALHAS E NÃO O AJUSTA, PROPORCIONANDO UMA GRANDE PERDA DE RECEITA, ALÉM DISSO, SE ISTO NÃO FOSSE O BASTANTE, VOU CONTAR-LHES AGORA, O MOTIVO DE TAMANHA INDIGNAÇÃO PELA FALTA DE TRABALHO DO MARKETING. (Antes lembrando que eu sempre fui e sou governista, até nas 2 ocasiões em que não votei, no caso das administrações do Gilberto Cardoso e Patrícia Amorim, e que há cerca de 2 meses atrás FUI UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA LEI PELÉ em nosso estatuto, levado através da proposta denominada “ACIMA DE TUDO RUBRO NEGRO”,) POR TANTO NÃO SOU OPOSIÇÃO, MAS TAMBÉM NÃO SOU CEGO, MAS TENHO OS MOTIVOS PARA PODER AFIRMAR E PROVAR QUE O MKT NÃO TRABALHA, VAMOS AOS FATOS:

Em outubro do ano passado apresentei ao MARKETING através do FRED LUZ E BRUNO SPINDEL um projeto que será a MAIOR ARRECADAÇÃO DO FLAMENGO. Neste projeto o parceiro Player um dos Bancos (preferencialmente a CAIXA já parceiro do clube) reteria 40% da arrecadação do próprio projeto de toda arrecadação para cobrir TODOS OS CUSTOS:

20% para mídia, importante para alimentar o projeto;

Fred Luz

8% para ser investido na criação de diversas escolinhas espalhadas em diversos núcleos com a coordenação do ZICO (evidentemente); 2% para serem aplicados numa casa de apoio a ex-atletas e técnicos do clube idosos e desamparados; 4% de remuneração para minha empresa HC autora e detentora da patente deste projeto, registrado em 29 de abril de 2012 por tanto antes do da AMBEV que foi lançado em SÃO PAULO, dia 14 de janeiro de 2014 (ou seja, 10% apenas sobre a parte do Banco, nada da parte do Flamengo); 6% restantes para cobrir TODOS os outros custos que o Banco tivesse como plataforma de TI, controles administrativos e etc. (SEM NENHUM CUSTO PARA O BANCO)

ESTE PROJETO NÃO ESTA PAUTADO EM CIMA DE RESULTADOS DO TIME NEM MUITO MENOS NA CREDIBILIDADE MAIOR OU MENOR DE QUALQUER DIRETORIA, ESTA PAUTADO EM CONSUMO, e isso é continuo! Todos os dias consumimos em redes de supermercados, redes de Farmácias, redes de combustíveis, operadora de telefonias, operadora de tv a cabo, companhias áreas, redes hoteleiras, sites de compras coletivas (cobrindo o varejão do comercio) empresas que vendem planos de saúde (já que os planos de saúde NÃO podem dar descontos ou participarem de promoções em função de uma normatização da ANS, diferentemente das concessionárias que podem repassar percentuais da comissão continua que recebem), ENTRE OUTROS PARCEIROS, que repassariam pequenos descontos.

Trata-se de uma rede de parceiros comerciais de diversos estabelecimentos (assim como no ST, podendo eventualmente até mesmo manter os mesmos dando a estes que já oferecem os descontos esta prioridade para terem TODOS os milhões de torcedores do Flamengo como prioridade de consumo nestas redes), que ofereceriam pequenos descontos para QUALQUER TORCEDOR DO FLAMENGO (que não fossem ST) em troca da prioridade de consumo de milhões destes torcedores apaixonados, que estariam então também contribuindo de forma indireta com seu clube sem nenhum custo adicional, simplesmente fidelizando as redes parceiras do CRF, com a única exigência de ser cliente do Banco que viesse a ser o parceiro PLAYER e então que efetuasse suas compras pagando com cartões de débito ou crédito do Banco parceiro Player (que seria o responsável por TODA ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO)

Pois uma vez que o TORCEDOR cadastre GRATUITAMENTE (sem nenhum custo) o FLAMENGO como o “seu clube do coração” neste banco parceiro Player e pague suas compras com cartões de débito (também ao contrario do ST que só permite cartão de créditos) ou créditos deste banco (evidentemente tendo que ser clientes desta instituição financeira, que possui cerca de mais de 70 milhões de correntistas), AUTOMATICAMENTE O DESCONTO QUE FOSSE PACTUADO POR CADA REDE NO ATO DO CONTRATO (VARIANDO E DEPENDENDO DA MARGEM DE CADA SEGMENTO) seria retido pelo Banco na hora de fazer o “crédito para a rede em que foi efetuada a compra ou o pagamento “sendo isto multiplicado por milhões de vezes ao longo de cada mês. LEMBRANDO QUE ALÉM DE COLABORAR COM O FLAMENGO SEM NADA PAGAR A MAIS os torcedores cadastrados cada vez que consumissem nestas redes independentemente dos valores concorreriam a sorteios para receberem prêmios sem custo financeiro para o FLAMENGO, porém de grande valor afetivo, como entrarem em campo e fazer uma foto inesquecível com seu time, e ao fim do jogo receber a camisa de um jogador “verdadeiro troféu” etc

AGORA VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO DE ESTIMATIVA, LEMBRANDO QUE A ADESÃO E CADASTRO NO BANCO DO “CLIENTE TORCEDOR” É 100% GRATUITA.

DEPOIS DE ATINGIR CERCA DE 1 MILHÃO DE “CLIENTES DO BANCO/TORCEDORES CADASTRADOS GRATUITAMENTE” CADA QUAL CONSUMINDO EM MÉDIA CERCA DE R$ 1.000 OU 1.500 (HUM MIL OU MIL E QUINHENTOS REAIS) SOMADOS TODOS OS ITENS EM TODOS OS SEGMENTOS DIVERSOS AO LONGO DO MÊS E QUE NA MÉDIA CADA REDE OFERECESSE DE DESCONTOS EM TROCA DA PRIORIDADE DE CONSUMO E OU FIDELIDADE, ENTRE 2% OU 3%, TERÍAMOS A FANTÁSTICA ARRECADAÇÃO PRÓXIMA DE R$ 30 MILHÕES MÊS BRUTA DAS QUAIS 60% SERIA DO FLAMENGO = 18 MILHÕES MÊS E OS OUTROS 40% DO BANCO PARA COBRIR TODOS OS CUSTOS ( inclusive projetos sociais e esportivos do Clube)

Imediatamente no mesmo dia o SR. FRED LUZ ME AFIRMOU QUE NADA DARIA PARA O BANCO POIS O PROJETO ERA SUFICIENTEMENTE ATRATIVO POIS O BANCO TERIA UMA UTILIZAÇÃO MAIOR DE PAGAMENTOS COM SEUS CARTÕES, E QUE ISSO BASTARIA. E QUE SE EU ENTÃO NÃO PODIA ENTÃO REDUZIR AINDA MAIS A PARTICIPAÇÃO DO PERCENTUAL DA MINHA EMPRESA DE 10% SOBRE A PARTE DO BANCO = 4%, PARA APENAS 1,6% O QUE IMEDIATAMENTE ATENDI, E NA MESMA HORA FIRMAMOS UM DOCUMENTO ESCRITO NO VERSO DAS 2 PROPOSTAS ( MINHA E DELE) REDIGIDO A MÃO E ASSINADO POR AMBOS. EM JANEIRO AO PERCEBER QUE NADA TINHA ANDADO E QUE NEM ANDARIA A FRENTE (ACHANDO QUE SERIA ALGUM TIPO DE IMPEDIMENTO POR QUE EU IRIA GANHAR ROYALTIES SOBRE O PROJETO POR MIM DESENVOLVIDO E PATENTEADO)

RESOLVI DOAR OS 100% ( CEM POR CENTO) DOS ROYALTIES AO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO, CONFORME DOCUMENTOS QUE POSSUO, OU SEJA NADA RECEBERIA DOS ROYALTIES. PORÉM, NEM DOANDO OS 100% DOS ROYALTIES QUE EU TERIA DIREITO O MARKETING IMPLANTOU OU FEZ NADA “DESTE QUE SERÁ A MAIOR FONTE DE RECEITA DO CLUBE”.

POR ISSO COBRO COM “AUTORIDADE DE QUEM CONHECE POR MENORES” até porque todas as vezes que pude, sempre colaborei e continuarei a colaborar, porém isso não me impede de cobrar, e muito, pois independente deste que é um projeto por mim desenvolvido, sugeri outros como a plataforma de ligações/SMS, que as operadores de telefonia possuem e que remuneram a parte, como fazem com a rede GLOBO NO BIG BROTHER, que a cada 2 dias de paredão alcança até 30 milhões de votos recebendo por cada R$0,20, totalizando uma injeção financeira na ordem de R$ 6 milhões a cada semana. Será que o FLAMENGO NÃO CONSEGUIRIA PELO MENOS A METADE DE LIGAÇÕES/SMS AO MÊS OU SEJA, 3 MILHÕES?

MAS O MARKETING TEM QUE TRABALHAR, NADA FAZ, SÓ QUER ANTECIPAR RECEITAS!!!

O FLAMENGO TEM JEITO e não era para estar nesta situação de calamidade 1 ano e meio depois deste grupo de grande potencial ter assumido ainda que com todo endividamento que conhecemos já era para estarmos em outra esfera, por isso corremos sérios riscos de rebaixamento como jamais corremos……….

MAS O MARKETING TEM QUE TRABALHAR, É O CORAÇÃO DO CLUBE!!!

E PARA DEIXAR CLARO TUDO QUE FALO, CITO ALGUNS DOS PERSONAGENS DESTA HISTORIA COMO OS DIRIGENTES DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO QUE TENHO AQUI COMO AMIGOS DO Facebook, ENTRE ELES O PRESIDENTE Eduardo Bandeira de Mello, OS ex-VP Wallim Vasconcellos, Claudio Pracownik, VP da secretaria e o Rafael Strauch VP do Fla Gávea, entre outros disponibilizo também a quem interessar TODOS estes documentos que aqui citei ter apresentado e oferecido a doação deste projeto por mim desenvolvido e patenteado ao FLAMENGO

A RESPOSTA QUE EU SOUBE PARA NÃO APLICAÇÃO DESTE QUE SERÁ A “MAIOR RECEITA DO CLUBE”, FOI:

“NÃO PODIAM CONCORRER COM O PROJETO DA AMBEV”

1) – ESTE NÃO CONCORRE COMPLEMENTA ATÉ PORQUE O DA AMBEV SE TEM COMO OBJETIVO UM “DIA QUEM SABE ALCANÇAR 2% DA TORCIDA DE CADA CLUBE”E NESTE CASO RESTARIAM 98% QUE PODERIAM SER JUSTO ESTES QUE OPTARIAM POR NADA PAGAR PARA TEREM OS DESCONTOS PRA SI COMO O ST TEM, POREM AINDA ASSIM SEM NADA PAGAREM A MAIS ESTARIAM CONTRIBUINDO COM SEU CLUBE. (O STEWE JOBS QUANDO INVENTOU O IPHONE O IPOD ESTAVA COM SUAS VENDAS NO AUGE E NEM POR ISSO DEIXOU DE LANÇAR E ENTENDER QUE SE TRATAVA DE PÚBLICOS DIFERENTES)

2) – AINDA QUE ATÉ CONCORRESSE O FLAMENGO TERIA QUE SE PREOCUPAR INICIALMENTE ANTES DE QUALQUER COISA EM DEFENDER SEUS INTERESSES E NÃO OS DA AMBEV, JÁ QUE A ARRECADAÇÃO DESTE É INFINITAMENTE MAIOR QUE A DO ST E PAUTADA SOBRE UM SEGMENTO CONSTANTE AO CONTRARIO DO ST, QUE DEPENDE DE UMA SÉRIA DE CIRCUNSTÂNCIAS, ENTRE ELES CANAL DE VENDAS, COMO PAGAR, MOMENTO DO TIME E CREDIBILIDADE MAIOR OU MENOR DA DIRETORIA DA ÉPOCA (independente de qual seja)

APENAS POR ISSO “ESTOU CONTRA” MAIS UM EMPRÉSTIMO PRETENDIDO POR ESTA DIRETORIA QUE SERÁ VOTADO HOJE NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

E EU VOTAREI NÃO!

O FLAMENGO TEM JEITO!! O MARKETING TEM QUE TRABALHAR!!!

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

 

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

One thought on “O MARKETING DO FLAMENGO TEM QUE TRABALHAR

  1. Bom dia pra todos rubro-negros meu comentário é sobre os planos de sócios eu acho o seguinte que estar muito caro esses planos nem todo rubro- negro tem 30 reais pra ser sócio mais se vcs colocassem um valor que desse pra todos o Flamengo ai ter uma receita de maior arrecardaçao do brasil o posilvelmente quitar todas as dividas e montar o melhor elenco do brasil pensem nisso vcs que fazem marketing do Mengao colocar um plano popular seria a maior coisa que iria acontecer para o flamengo plano de 10 reais somando os torcedores que o Flamengo tem quantos vcs iriam arrecardar por mês.

Comments are closed.

Next Post

Clássico da Rivalidade - histórias de Flamengo e Botafogo

A rivalidade entre Flamengo e Botafogo é imensa, e data desde o final do século XIX, quando os dois clubes competiam no remo. Se enfrentaram pela primeira vez em gramado no ano de 1913, dia 13 de maio. A massa Rubro-Negra orgulha-se de sua superioridade em número de títulos, torcedores […]

VEJA MAIS