Eleição do Flamengo 2015 – O processo eleitoral

 O Flamengo esse ano inicia um novo ciclo eleitoral que começa com a eleição do Conselho Diretor (Presidente e Vice-Presidente) até a eleição do Conselho Fiscal que geralmente ocorre no inicio do ano seguinte a do presidente.

Dado aos acontecimentos do momento com o posicionamento de alguns candidatos, vemos que está aberto não só mais nos bastidores o processo eleitoral 2015 do Flamengo. Por esse motivo, faço aqui um post didático explicando sobre o que vai ocorrer daqui até dezembro que é quando ocorrerá a eleição.

Período em que a eleição pra presidente ocorre: Trienalmente. Ou seja, o candidato que for eleito em dezembro, presidirá o Clube nos anos de 2016, 2017 e 2018 quando ocorrerá nova eleição.

Local da eleição: Na sede social do Clube de Regatas do Flamengo.

Fórum em que ela ocorre: Assembléia Geral

Coordenador da reunião: O presidente da Assembléia Geral – Gil Bernardes Borges Leal

Calendário eleitoral:

  • O Conselho de Administração no dia 31 de agosto afixará na sede do Clube a relação dos Eleitores da Assembléia Geral com os dados disponíveis para fins eleitorais. As chapas podem requisitar uma cópia dessa relação mediante ao pagamento de uma taxa que não pode ultrapassar o valor de um título Patrimonial. Após publicada, nenhum nome pode ser incluído posteriormente. É dessa relação que sai o tamanho do colégio eleitoral do Flamengo. Na última eleição, em 2012, 5990 sócios estavam aptos a votar, mas somente 2675 compareceram à urna.
  • As chapas concorrentes podem ser inscritas até o dia 30 de setembro, prazo final de serem encaminhadas aos Conselho de Administração que terá 48 horas para encaminhá-las à Comissão Permanente Eleitoral.
  • A Comissão Permanente Eleitoral tem até o dia 20 de outubro para impugnar e registrar as chapas.
  • Dessas decisões, as chapas tem até o dia 25 de outubro para entrar com recurso.
  • O Conselho de Administração tem até o dia 10 de novembro para julgar os recursos e homologar as chapas.
  • As chapas no ato de suas inscrições serão identificadas por uma cor cabendo aos organizadores das mesmas a entrega das cédulas impressas previamente aprovadas à Comissão Permanente Eleitoral até o dia 30 de novembro.
  • A eleição deverá ocorre até o dia 10 dezembro iniciando às 08:00 e terminando às 21 horas.
  • Os organizadores das chapas tem até 5 dias antes da eleição para indicar os fiscais que acompanharão os trabalhos eleitorais.

Requisitos para inscrição das chapas: Só serão registrada chapas completas que devem conter o candidato a Presidente e Vice-Presidente do Flamengo, Presidente e Vice-Presidente da Assembléia Geral e os membros do Corpo Transitório dos Conselhos Deliberativo e de Administração.

Quem vota nessa eleição: Todo sócio do Flamengo com mais de 18 anos, todo sócio quite com o Clube, todo sócio com mais de dois anos de vida associativa, se Proprietário e três anos de vida associativa, se Patrimonial e Contribuinte, constar na Relação de Eleitores e não ter sido punido pelo Clube nos últimos três anos.

Quem pode ser candidato: Todo sócio Proprietário, Grande-Benemérito, Benemérito e Emérito do Flamengo com mais de 35 anos de idade, brasileiro, com mais de 5 anos de vida associativa ininterruptas, apresentar planos de metas, declaração de bens, certidão dos distribuidores cíveis, criminais, interdições e tutelas e da Fazenda Pública, Federal e Estadual. O candidato a Vice-Presidente deve preencher os mesmos requisitos do candidato a Presidente.

Saiba mais:

Fonte de consulta: Estatuto do Flamengo

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários