#ObrigadoCarlinhos – A carreira vitoriosa do jogador e técnico

 Hoje a Nação Rubro-Negra está de luto! Perdemos um dos nossos maiores ídolos como jogador e técnico. Faleceu nessa manhã por insuficiência respiratória, Carlinos, o “Violino” aos 77 anos. O velório será amanhã na sede do Flamengo, na Gávea de 10 ás 14 horas.

Em homenagem a Carlinhos, vamos relembrar sua trajetória vitoriosa como jogador e técnico, pois nada melhor do que preserva a memória e o legado deixado pelo nosso “Violino”!

Títulos como como jogador:

  • A primeira conquista – Torneio Inicio do Campeonato Carioca de 1959

Em seu primeiro título Carlinhos não era ainda “Violino” e era chamado de Luiz Carlos, seu nome de batismo. Com sua mestria, foi importante na conquista, marcando gols e sendo decisivo.

  • Torneio Rio-São Paulo de 1961

Carlinhos ajudou o Flamengo na única conquista do extinto torneio Rio-São Paulo

  • Campeonato Carioca de 1963

No dia 15 de dezembro de 1963, Carlinhos liderava o time que foi campeão Carioca em cima do Fluminense após um empate em 0 x 0. Naquele jogo registrou-se o maior público entre dois Clubes do futebol brasileiro. Estavam presentes no Maracanã, 177.020 torcedores.

  • Campeonato Carioca de 1965

Esse Campeonato Carioca não foi um campeonato qualquer. Nesse ano se  comemorava o IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro. A conquista veio de maneira antecipada após vencer o Fluminense por 2 x 1 no Maracanã. Esse foi o último título de Carlinhos como jogador. Ele encerrou a carreira em 1969.

Títulos como treinador

  • Campeonato Brasileiro de 1983

A primeira oportunidade como técnico surgiu em 1983 ao substituir Paulo César Carpegiane. Atuou como interino por cinco partidas. Sendo uma vitória, três empates e uma derrota. Carlinhos deu lugar a Carlos Alberto Torres que se sagrou campeão Brasileiro naquele ano com o Flamengo. Mesmo não sendo o técnico no momento da conquista, Carlinhos fez parte dela.

  • Campeonato Brasileiro de 1987

Entre indas e vindas, Carlinhos só ganhou respeito como treinador após conquistar o Brasileiro de 1987. O quarto do Flamengo.

  • Campeonato Carioca de 1991

O Flamengo não conquistava um Carioca desde 1986. Com a base que conquistaria o penta brasileiro em 1992 e Junior comandando a garotada, o Flamengo dá show na final contra o Fluminense e finda o jejum de títulos cariocas.

  • Campeonato Brasileiro de 1992

Carlinhos novamente havia assumido a equipe como “bombeiro”. O Flamengo começou o campeonato longe de ser o favorito, mas Junior o “Vovô garoto” encarnou o maestro que Carlinhos fora um dia e nos trouxe o penta.

  • Campeonato Carioca de 1999

Mais uma vez o Flamengo não era favorito, mas tinha Romário que marcou muitos gols e ajudou o Flamengo a chegar na final contra o Vasco. Era o início da “Era vice” do Vasco. Mesmo com uma equipe melhor, o Flamengo se sagrou campeão com gol de Rodrigo Mendes de falta. Inesquecível.

  • Copa Mercosul de 1999

Esse título tem muita importância na história Rubro-Negra. Esse foi o último título internacional conquistado. O Flamengo venceu aqui por 4 x 3 o Palmeiras e empatou em 3 x 3 no palestra Itália sendo do atacante Lê, o histórico gol de empate que nos trouxe o título. 

  • Campeonato Carioca de 2000

Dando sequência a “Era vice” Vasco, o Flamengo mais uma vez chegou a final sem ser o favorito. O time da colina por ter uma equipe renomada carregava o favoritismo. Após um impiedoso 3 x 0 no primeiro jogo, o Flamengo venceu mais uma vez o Vasco, mas dessa vez de virada após Viola abrir o placar. Reinaldo e Tuta viraram e deram o 26º Carioca ao Flamengo e o último título de Carlinhos comandando o Flamengo.

Sem mais! #ObrigadoCarlinhos

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários