Para fazer Touchdown!

Flamengo vai estrear no Futebol Americano
Tradicional em muitos esportes, o Flamengo agora tem equipe em mais uma modalidade: o futebol americano. O Flamengo já é o favorito do Campeonato,com um time de ponta todos esperam logo o primeiro título esse ano.
“Entramos como um dos favoritos pelo nosso histórico e, com a parceria, esperamos formar uma equipe forte para brigar pelo título. Não conhecemos tão bem os adversários, o que pode dificultar um pouco, mas vamos trabalhar para superar isso”, disse Otávio Roichman, treinador do time rubro-negro.
Explicarei como funciona um jogo de Futebol Americano:
O jogo de Futebol Americano é disputado entre duas equipes de no máximo 11 jogadores, em campo. 
Cada jogador tem sua posição veja quais são elas:
No ataque:
Quarterback – Responsável por coordenar as jogadas no campo e inicía-las
Running Back e Fullback – Responsáveis por jogadas em que se corre com a bola desde o início;
Left Tackle, Left Guard, Center, Right Guard e Right Tackle – É a linha ofensiva, responsável pela proteção ao quarterback nas jogadas de passe e por abrir caminho na defesa em jogadas de corrida
Wide Receivers – Responsáveis por receber passes lançados pelo quarterback.
Tight Ends – Atuam junto com a linha ofensiva, ou como Wide Receivers, dependendo da jogada combinada.
Na defesa:
Defensive End, Defensive Tackle – É a linha defensiva, que tenta derrubar o quarterback ou quem está com a bola; ou simplesmente atrapalhar a linah ofensiva, deixando buracos para que os linebackers tentem terminar a jogada
Linebackers – Ficam umas 3 jardas atrás da linha defensiva, também tem as mesmas funções que a linha, e também tem que cortar passes caso sejam realizadas na área central do campo.
Cornerbacks – Marcam os Wide Receivers, tentando impedir as jogadas de passe.
Strong Safety, Free Safety – Ficam mais ao fundo do campo de defesa, atuam de acordo com o que é esperado que o ataque faça.
Times especiais:
Kicker – Responsável por tentar fazer os Field Goals, que valem os três pontos, e os Extra Points, que ocorrem após os touchdowns e valem um ponto.
Punter – Realiza o punt, manobra para afastar a defesa quando o ataque não consegue avançar em três jogadas.

Normalmente uma equipe de Futebol Americano (American Football) tem um time especializado para o ataque, outro para defesa e um terceiro para as jogadas especiais (que são caracterizadas pelo chute na bola ou o retorno de um chute adversário).
A partida é dividida em quatro períodos de 15 minutos não corridos, ou seja, em alguns lances o cronometro é parado – quando o jogador sai pelas linhas do campo (lateral ou linha de fundo), quando o passe é incompleto (quando o recebor deixa a bola vinda pelo ar cair), quando um tempo é pedido (a cada dois quartos tem-se direito a 3 tempos) e quando chega-se ao Two minutes warning (o aviso de que faltam apenas 2 minutos para acabar o primeiro tempo ( 2 primeiros quartos) e o segundo tempo ( 2 últimos quartos) 
No final desse período a equipe que tiver o maior número de pontos é a equipe vencedora.
Existem três maneiras de marcar pontos no futebol americano: o touchdown, o field goal e o safety.
  • Touchdown: Acontece quando o time atacante consegue penetrar na zona final adversária, seja através de um passe ou de uma corrida. Toda vez que um touchdown é marcado, o time atacante faz 6 pontos no placar e ganha o direito de tentar um chute livre (extra point), para marcar mais 1 ponto, ou uma nova jogada de ataque para entrar na zona final (conversão), marcando 2 pontos.
  • Field Goal: Valendo 3 pontos, é conquistado quando um jogador especial, o chutador (kicker), consegue chutar a bola entre as traves verticais. Costuma ser utilizado em situações de quarta tentativa, quando o time se vê incapaz de conseguir avançar as 10 jardas, ou no final de uma partida, para tentar conseguir a vitória.
  • Safety: Jogada bastante rara de acontecer, o safety ocorre quando um jogador de ataque é derrubado ou sai pelo fundo de sua própria zona final. Nesse caso, o time da defesa marca 2 pontos.
Equipamentos:

Usa-se proteções rígidas geralmente feitas de plástico, espuma e alumínio como capacete, shoulder pads (proteção para a região dos ombros), hip pads (proteção para a região da coxa). Luvas sem dedos também podem ser usadas










Siga-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários

No Comments

Leave a Comment