24 de maio de 2022

Parceria entre Flamengo e BRB não atinge metas e clube não recebe bonificação milionária; entenda

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Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A parceria entre Flamengo e o Banco de Brasília (BRB) é um sucesso em número de abertura de contas. Atualmente são mais de 2,9 milhões de clientes através da operação “Nação BRB FLA”. Porém, o Rubro-Negro só conta atualmente com a receita fixa de R$ 32 milhões para exposição da marca na área mais nobre do uniforme. Para atingir um valor variável previsto em contrato, há a obrigação de se alcançar um lucro líquido anual de R$ 64 milhões, o que ainda não aconteceu. Esses valores são obtidos através das operações financeiras oferecidos pelo banco num amplo portfólio de produtos.


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O assunto voltou à tona entre sócios e conselheiros após entrevista concedida ao Canal Ser Flamengo pelo candidato a presidente do Conselho Fiscal, Sérgio Bessa. Nela, o postulante ao cargo máximo do órgão fiscalizador do Flamengo questionou a falta de transparência dessa operação que pode resultar numa receita variável que vai além do valor fixo pago anualmente.

— Outra situação complicada é o contrato com o BRB. Nós não sabemos. Isso não é divulgado pra ninguém. O contrato com o BRB é claro. O Flamengo recebe R$ 32 milhões por ano, tem uma operação de cartão de crédito no qual o Flamengo é sócio dessa operação e se essa operação der um determinado lucro, metade deste lucro será dividido com o Flamengo. A verdade é a seguinte: Qual é o resultado da operação de cartão de crédito com o BRB dentro do Flamengo? não sei. Isso está em que conta contábil? Não sei. Isso são informações que têm que ser pedidas. O Conselho Fiscal tem que pedir ao Conselho Diretor essas informações.

Em conversa com pessoas próximas da atual direção do Flamengo, foi informado que o clube acompanha junto ao banco, que é quem repassa o resultado do “Nação BRB FLA”, os valores alcançados. Como o teto mínimo de R$ 64 milhões não foi atingido, não existe divisão de lucros, logo, o BRB não repassou qualquer receita variável ao clube além dos R$ 32 milhões fixos. Tudo isso está previsto no contrato assinado entre as partes em 2020. Vale ressaltar que o diagnóstico é de que mesmo com ótimos números, dificilmente a meta será batida.

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O QUE DIZ O CONTRATO ENTRE FLAMENGO E BRB

No dia 30 de junho de 2020, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou o contrato entre Flamengo e BRB. O negócio tem duração de três anos e pode ser renovado por mais dois. O banco paga anualmente o valor mínimo de R$ 32 milhões para exposição de sua marca no uniforme do futebol profissional. A forma de pagamento é feita em três parcelas: R$ 11 milhões até 10 de julho de cada ano, R$ 11 milhões até 10 de novembro e a última parcela de R$ 10 milhões até 10 de março. As outras contrapartidas envolvem ingressos, camisas, vagas no “matchday” e visitas ao Ninho do Urubu. Como já explicado acima, para o clube receber 50% dos lucros gerados com o “Nação BRB FLA”, o lucro líquido anual deve chegar a R$ 64 milhões. Ainda há a previsão de uma possível sociedade no futuro.

CRESCIMENTO, LUCRO E EXPANSÃO: A SITUAÇÃO DO BRB ATUALMENTE NO MERCADO

Em 2021, o BRB fechou com lucro líquido de R$ 608 milhões, um crescimento de 35,2%, quando comparado com 2020. A empresa adotou uma estratégia ousada de expansão no Brasil, aumentando a oferta de produtos e serviços diversificados e também no atendimento digital, que representa 88% do total de transações. O total de contas abertas já ultrapassa a marca de 4 milhões, o que o faz estar presente em 91% do território nacional, em mais de cinco mil municípios brasileiros, em 39 países e em todos os continentes. Os números, divulgados pelo próprio banco, incluem o “Nação BRB FLA”.

Para os clientes do “Nação BRB FLA”, são oferecidos seis diferentes tipos de cartões de crédito, seguros e plataforma de investimento exclusiva. Além disso, há o marketplace exclusivo, o + Mengão, que dá opções de resgate e troca de pontos adquiridos por produtos e serviços. O valor de mercado do BRB está avaliado em R$ 10 bilhões, já o “Nação BRB FLA” é de R$ 9,6 bilhões.

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

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