Pelo Hexa, contra o GloboEsporte

Pelo Hexa, contra o GloboEsporte

A torcida do Flamengo recebeu com estarrecimento a postura inédita do site GloboEsporte.com de atribuir o título brasileiro de 1987 exclusivamente ao Sport Clube Recife, em contraste com a posição histórica das Organizações Globo a respeito. Essa postura também difere da adotada, no mesmo fim de semana, pelo jornal O Globo e pela TV Globo, que pertencem ao mesmo grupo editorial. Veículos de outras praças, como a Folha de S.Paulo e o Correio Braziliense, continuam atribuindo o título ao Flamengo e ao Sport, explicando a controvérsia que ainda persiste sobre o Brasileiro daquele ano.

Confrontados com a incoerência, os editores do site permaneceram irredutíveis, escudando-se em uma decisão judicial mambembe que, no entanto, jamais inibiu outros veículos das Organizações Globo, ou mesmo de outros grupos editoriais, a tratar do assunto com a sensibilidade que ele merece. Em contraste, o site GloboEsporte.com pretende simplesmente obliterar qualquer referência ao título do Flamengo de 1987, contrariando inclusive os interesses comerciais das próprias Organizações Globo, detentoras dos direitos de imagem da Copa União.

As posturas divergentes do site, de um lado, e da TV Globo e do jornal O Globo, de outro, levam a crer que o episódio seja fruto apenas de uma decisão equivocada e localizada, não referendada por instâncias superiores. No entanto, até que a postura seja corrigida, conclamamos o torcedor rubro-negro a boicotar os sites GloboEsporte.com e Globo.com, abstendo-se de visitá-los, de repassar matérias neles contidas ou de consumir os produtos neles anunciados.

Não esperamos que o site tome partido de um ou outro lado nessa questão, apenas que continue a tratá-la com a correção que sempre pautou a cobertura da Globo sobre o Brasileiro de 1987 e que continua a pautar a atuação da TV Globo e do jornal O Globo.

Pede-se aos rubro-negros que aderirem à presente campanha que encaminhem o texto acima ao Sr. Ali Kamel, Diretor da Central Globo de Jornalismo, no endereço ali.kamel@tvglobo.com.br.

Por Alexandre Souteiro: @alextriplex

Siga-nos no Twitter: @Blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Blog Ser Flamengo