Retrospectiva 2011: Chegada de Ronaldinho e Campeão Carioca invicto 2011

 

O início do ano de 2011 era de expectativas! Afinal, o ano de 2010 foi um ano para se esquecer tanto dentro quanto fora dos gramados. Além de um ano de jejum de títulos, fomos figuras constantes nas páginas policiais. Fora também a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e a saída de Zico. Por todos estes motivos, os torcedores andavam com a auto-estima lá embaixo.
Mal começou o ano e começaram as especulações sobre a possível vinda de Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo. No início tudo não passava de sonho, mas a coisa foi ganhando forma e o sonho começou a ser possível. A contratação teve fatos inusitados como o leilão promovido por Assis que envolveu além do Flamengo, Grêmio e Palmeiras, teve também a precipitação do Grêmio ao anunciar a contratação de Ronaldinho e levar caixas de som para o Olímpico, armando uma grande festa para no fim terem que retirar todo o aparato, virando motivo de chacota.
Ronaldinho fechou com o Flamengo e o Rio de Janeiro se coloriu de vermelho e preto. A apresentação de Ronaldinho Gaúcho foi no dia 13 de janeiro na Gávea. O evento foi aberto a toda torcida que compareceu em massa e eu não perdi o evento de tamanha importância. Estava de volta a auto-estima flamenga depois de tantas coisas ruins. No dia seguinte foi à apresentação de Thiago Neves com menos pompa. Os dois logo se apresentaram em Londrina para o restante da pré-temporada com o elenco.
O Flamengo estreou no Campeonato Carioca no dia 19 de janeiro contra o Volta Redonda sem Thiago Neves e Ronaldinho. O Flamengo venceu por dois a zero com gols de Vander e Wanderley. Depois veio o América e nova vitória do Flamengo por três a um. Thiago Neves estreou no dia 26 de janeiro contra o Americano, mas os dois gols foram de Wanderley. O primeiro clássico do ano ocorreu no dia 30 de janeiro e com vitória do Flamengo por dois a um com direito a golaço de Thiago Neves.
A estreia de Ronaldinho foi no dia 2 de fevereiro contra o Nova Iguaçu. O Engenhão ficou pequeno e o Fla mais uma vez venceu com gol de Wanderley que salvou a noite. Ronaldinho teve boa atuação, mas seu primeiro gol ocorreu na rodada seguinte contra o Boa Vista. O gol foi de pênalti e os outros foram marcados por Deivid e Negueba. Vitória do Fla por três a dois. Na sequência o Flamengo venceu o Resende por um a zero e empatou com o Botafogo nas semifinais em um a um com gol de Ronaldo Angelim, mas venceu nos pênaltis por três a um. O goleiro Felipe se destacou nas cobranças. A final da Taça Guanabara foi contra o Boa Vista e o Flamengo venceu por um a zero com gol de Ronaldinho Gaúcho de falta.
O Flamengo iniciou a Taça Rio com duas vitórias. A primeira sobre o Olaria por três a um e a segunda contra o Bangu por dois a um. Depois o Flamengo entrou numa sequência de três empates. Fluminense e Cabofriense em zero a zero e Madureira em três a três. Depois o Flamengo venceu Duque de Caxias e Botafogo por dois a zero em cada partida. O último jogo antes da semifinal foi contra o Macaé e novo empate do Fla por um a um. Mesmo com boa sequência sem derrotas, o Flamengo era constantemente criticado pelas atuações abaixo do esperado, principalmente jogando contra os pequenos. Lembrando que o Flamengo fez o seu melhor início de ano de sua história.
Nas semifinais contra o Fluminense, um jogo emocionante. O Flu saiu na frente e Thiago Neves empatou levando a partida para os pênaltis que foi vencido por nós. Flamengo cinco, Fluminense quatro. A final estava marcada e com adversário definido, o Vasco, o nosso velho freguês em finais. Se o Flamengo vencesse a Taça Rio, seria Campeão Estadual sem a necessidade de ir a decisão já que também fora campeão da Taça Guanabara.
No primeiro dia do mês de maio, Flamengo e Vasco decidiram a Taça Rio. Após uma partida muito equilibrada e sem muito brilhantismo, o jogo terminou empatado em zero a zero e a decisão foi para os pênaltis. Ninguém sabe, mas parece que foi verdade. O paredão Felipe após suas defesas em disputas de pênaltis anteriores, deixou os jogadores do Vasco inseguros. Dos quatro pênaltis batidos pelo Vasco, só foi convertido um. O Flamengo converteu todos e se sagrou pela 32ª vez em sua história Campeão Carioca e mais uma vez invicto. No fim, Flamengo 3 x 1 Vasco.
Um bom início de temporada e com boas chances de mais títulos.

Twitter: @poetatulio

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo 

Curta nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo

Comentários

No Comments

Leave a Comment