#Retrospectiva2014: Campeão Carioca, Eliminação na primeira fase da Libertadores e Reforma do Estatuto

#Retrospectiva2014 - Campeão Carioca, Eliminação na primeira fase da Libertadores e Reforma do EstatutoO ano de 2014 foi bem movimentado para o Flamengo dentro e fora do campo. Nos campos, tivemos o planejamento para a Libertadores após o título da Copa do Brasil em 2013. Por conta disso, o Flamengo trouxe Everton, Elano, o zagueiro Erazo, Mugni e Alecsandro. Já o nome principal do time em 2013 acabou não se concretizando para a disputa da Libertadores.

Antes da Libertadores, o time comandado por Jayme de Almeida deu inicio ao Campeonato Carioca estreando contra o Audax. Um time recheado de reservas venceu por 1 x 0 com gol do renegado zagueiro Welinton. Fato que se repetiu no jogo seguinte contra o Volta Redonda. O time titular estreou contra o Duque de Caxias num empate em 2 x 2 após sair perdendo. Já nessa partida houve vaias da torcida ao time.

No campo político começava a discussão pela reforma do estatuto. Grupos da situação liderado pelo SóFla divulgaram o projeto Conte Comigo Flamengo. Após o lançamento do projeto Conte Comigo Flamengo , veio o projeto Pedra Rubi liderado por Leonardo Ribeiro da oposição.

A estreia na Libertadores aconteceu em fevereiro contra o Léon, no México. O Flamengo saiu derrotado por 2 x 1. A primeira vitória foi contra o Emelec em casa. Vitória por 3 x 1. A situação do Flamengo na competição começou a se complicar após empatar em casa contra o Bolívar e perder por 1 x 0 fora. Fomos obrigados a ter que vencer as duas últimas partidas para passar de fase: Emelec, no equador e o Léon, em casa.

Em meio a isso foi lançado o livroSimplesmente Zico”, organizado por Priscila Ulbrich do site Donas da Bola. O livro é uma reunião de textos de celebridades, jornalistas e fãs do Galinho pelos seus 60 anos.  Foi lançado também o uniforme 2 do Flamengo que homenageou o Carnaval Carioca. O Clube fez uma linda homenagem a Zico nos seus 61 anos. Usando o Twitter, o internauta twittava com a tag #ParabénsZico e recebia de volta uma foto autografada por Zico. A ação foi um grande sucesso! No basquete conquistamos a Liga das Américas o que nos credenciou a disputar o mundial.

No inicio de abril, o Flamengo entrou numa semana decisiva. A primeira batalha foi vencer o Emelec fora de casa com um gol no final da partida de Paulinho. 2 x 1 e ao Flamengo bastava vencer o  Léon em casa. Num Maracanã para 60 mil pessoas, o time foi derrotado por 3 x 2 e deu adeus ao sonho da Libertadores. Depois tivemos a decisão contra o Vasco pelo Campeonato Carioca. A nós, bastava o empate e com um gol irregular de Márcio Araújo no finzinho da partida, o Flamengo se tornou campeão Carioca pela trigésima segunda vez. O choro foi tanto que parecia o Flamengo o culpado pelo erro de nossa arbitragem amadora!

Iniciamos o campeonato Brasileiro sem muitas expectativas de grandes conquistas. Empatamos com o Goiás na estreia em 0 x 0 e perdemos para o Corinthians na despedida do Pacaembu. Na esfera política, tivemos o projeto de Estatuto Fênix liderado por Francisco Gularte, um dos maiores opositores da diretoria.

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

Comentários

1 Comment

Leave a Comment