O Deus da Raça tem mais uma história marcante e que foi essencial para o título do primeiro brasileiro do Flamengo em 1980. No primeiro jogo da decisão contra o Atlético-MG no Mineirão, Rondinelli teve o maxilar quebrado por Éder após uma dividida. O Flamengo perdeu aquele jogo por 1 x 0 e Rondinelli além de hospitalizado, ficou impedido de jogar o segundo jogo da decisão. Ainda no vestiário do Maracanã, Cláudio Coutinho, técnico do Flamengo, ler durante a preleção um bilhete de Rondinelli aos companheiros: “Companheiros, estou bem, torcendo de fora. Vamos pras cabeças.” Os jogadores sabiam que além da torcida, aquele título também era para Rondinelli. O final vocês sabem, Flamengo 3 x 2 Atlético-MG e enfim o Brasil se coloriu de vermelho e preto após o título.
Rondinelli disputou nada menos que 406 partidas e marcou 12 gols e conquistou diversos títulos com a camisa do Flamengo. Foram quatro Campeonatos Carioca (1974, 1978, 1979 e 1979 especial), três Taças Guanabara (1978, 1979 e 1980), dois Torneios Ramón de Carranza (1979 e 1980) e o Brasileiro de 1980. Individualmente conquistou a Bola de Prata da Revista Placar em 1978. Saiu do Flamengo em 1981.
Em 1982 passou por Corinthians e Vasco. Encerrou a carreira de jogador em 1983 pelo Bonsucesso aos vinte e oito anos por causa de seu problema crônico no joelho. Rondinelli ainda disputou cinco jogos pela Seleção Brasileira entre 1976 e 1980. Rondinelli hoje integra o FlaMaster. As raízes de Rondinelli sempre foram tão fincadas no Flamengo que durante um clássico contra o Vasco quando o Deus da Raça atuava pelo rival, a torcida do Flamengo em peso gritou o seu nome. O que mais eu posso falar de Rondinelli? Termino aqui essa homenagem com as próprias palavras do eterno Deus da Raça:
“Quando comecei a jogar pelo Flamengo, aprendi logo que quem veste essa camisa tem de mostrar Garra e amor à torcida, não importa a qualidade de seu futebol. Caso contrário, é melhor ir embora”.
Obrigado Rondi!
Twitter: @poetatulio
Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo