Sempre pioneiro, Márcio Braga conta como foi fazer do Flamengo o primeiro clube a cobrar por direitos de TV

Nesta semana, estreamos o “Baú Ser Flamengo” com uma entrevista do ex-presidente, Márcio Braga. Com muitas histórias e curiosidades, o bate-papo traz mais uma curiosidade: Como o Flamengo foi o primeiro clube no Brasil a cobrar por direitos de transmissão da TV.

Em 15 de novembro de 1977, ia ter um jogo do Campeonato Brasileiro, um FlaxFlu, no Maracanã. Era o único jogo para todo Brasil naquela data, no feriado nacional, aniversário do Flamengo, no futebol brasileiro. A TV Educativa ia entrar no Maracanã como sempre entravam com seus equipamentos, filmava o jogo e dava o sinal para as demais emissoras que comercializavam o produto pra todo país. Ou seja, usavam as marcas do Flamengo de graça.

Ouça a entrevista completa:

Nós entramos com um interdito proibitório e impedimos a entrada da TV Educativa no Maracanã. Foi um escândalo. O Brasil inteiro não ia assistir ao FlaxFlu porque o Mácio Braga não deixou a TV Educativa transmitir. Isso mexeu com o Presidente da República pra baixo, principalmente com o doutor Roberto Marinho. Até aquele momento, os clubes recebiam zero da TV, propaganda na camisa nem pensar, era proibido pelo Conselho Nacional de Desportos. Os direitos de imagem a partir dali, mudaram —, finalizou.


Você também pode acompanhar essa e as outras entrevistas no formato podcast pelo nosso SpotifyDeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


Ouça a entrevista completa no Youtube:

Foto: Reprodução/Fla TV

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

Comentários