A situação do Marketing do Fla (Números e progresso nos 22 meses de gestão)

 Não faz muito tempo e o Marketing do Clube fez um encontro com os blogueiros na Sede. A reunião contou com o Vice-Presidente de Marketing, Luiz Eduardo Baptista mais conhecido como BAP. Alguns brincaram dizendo que o marketing apareceu! Sim! Mesmo com as criticas que são feitas, eu me incluo nesse rol, o departamento hoje funciona e nos foram apresentados algumas das ações, e captações de receitas numa comparação de como estava o departamento antes da chegada da nova gestão em 2013. Vale a pena conferir.

Início do trabalho
O legado deixado em 2012:

– Total de R$ 212 MM/ano, concentrada em direitos de TV (mais de 54%).
– O clube não tinha patrocinador master desde 2010
– Não havia nenhuma receita de sócio-torcedor, ao contrário de outros clubes brasileiros
– Bilheteria :R$ 12MM/ano..
– Nenhuma receita com lojas oficiais.
– Alta inadimplência de recebimentos de contratos de produtos licenciados.
– Clube não tinha CNDs
– Custo de financiamento da ordem de 260% do CDI
– Clube não tinha credibilidade e baixo reconhecimento do mercado

Realizações 2013-2014

– Criação do Sócio Torcedor

O programa é hoje a segunda maior receita de patrocínio do Clube com R$50 MM. O marketing tem como base o programa de Sócio Torcedor do Benfica que tem como associados 4% de sua torcida. Se o Flamengo chegar ao mesmo percentual, terá cerca de um milhão e seiscentos mil associados, gerando a receita equivalente a de um clube europeu.

– Bilheteria 2013-2014

Alcance de R$ 87MM. Projetam alcançar cerca de R$50MM em 2015. Esses números fazem do Flamengo o Clube que mais arrecada com bilheteria no Brasil.

– Patrocínios

Pretendem triplicar as receitas em 2015 em relação ao ano de 2012 tendo o uniforme mais valioso do Brasil chegando ao valor de R$120MM. Hoje o uniforme do Flamengo chega a R$80MM/ano.

– Lojas oficiais

Com as parcerias com as lojas que vendem produtos oficiais do Flamengo, foram gerados mais de R$2 MM de receita em 2013, cerca de R$3 MM em 2014 e a meta é chegar a R$4 milhões em 2015. Hoje o Clube conta com mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil e pretendem chegar a 300 em 2017. Vale ressaltar a inauguração da loja no Aeroporto Santos Dumont, a primeira de um Clube de futebol na área.

– Licenciamento

Aumento da receita R$3MM para R$5MM. Melhor relacionamento com os principais licenciados e no futuro atacar segmentos que hoje não são abastecidos.

Fonte dos dados: Luiz Eduardo Baptista (VP de Marketing) e equipe.

Mais informações aqui: Marketing Rubro-Negro

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Comentários

Tulio Rodrigues

Um comentário em “A situação do Marketing do Fla (Números e progresso nos 22 meses de gestão)

  1. Bap..VC é de fato o resgate da credibilidade do nosso mengão… Por favor não se deixe abater pelas críticas e injurias da oposição.. O flamengo precisa muito de você !!!
    A nação de agradece.

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