Sobre o Sócio Torcedor Nação Rubro-Negra

O programa Nação Rubro-Negra lançado na semana passada pelo Marketing do Flamengo vem tendo boa aderência por parte da torcida. Já passou das dez mil adesões. Fico feliz mesmo tendo milhares de ressalvas. Por isso esperei para acompanhar como seria repercussão por parte dos torcedores e dos futuros clientes do Flamengo. 
E hoje eu vi o grande poder do marketing. BAP (Luiz Eduardo Baptista, VP de Marketing) é definitivamente o rei dele. Vou explicar. Eu particularmente achei o programa um tanto quanto fraco em termos de benefícios e com pontos obscuros principalmente para os torcedores de fora do Estado do Rio de Janeiro, o OFF-RIO. Um dos benefícios que o Flamengo dá e nem é garantido é a prioridade na compra do ingresso. Porém, ele não específica ao associado do NRN quanto de desconto ele tem e nem mesmo lhe garante conseguir comprar o ingresso. BAP sabe que vem oferecendo pouco aos seus novos clientes e que o discurso inicial teria que ser bem feito. 
Primeiro é a promessa de que o programa irá sofrer melhoras futuramente e o mais importante: mexer com o coração do Rubro-Negro! Primeiro BAP disse: “Esse é apenas o primeiro passo, vamos colocar o bloco na rua. Esperamos que o Brasil inteiro faça o Flamengo mais forte” e o que mais mexeu com o coração da moçada: “Quem precisa mais desse programa é o Flamengo. O clube precisa se fortalecer, ficar forte para ser grande”. Foi o suficiente para que o programa fosse aceito pela torcida.
Preços e categorias do Nação Rubro-Negra

Um dos pontos mais preocupantes pra mim foi colocado pelo Presidente Eduardo Bandeira de Mello ao falar da marca ultrapassada de dez mil aderências ao programa que o difícil não é só conseguir com que o torcedor se associe ao programa, mas mantê-lo fiel a ele. Para isso, o marketing do Flamengo terá que ser bem criativo para fazer com que além de manter esses associados, o programa consiga continuar trazendo mais torcedores para aderir. Manutenções inteligentes deverão ser feitas. Uma delas é dar a opção ao torcedor de poder pagar pelo boleto bancário e cartão de débito. Atualmente só ha a opção de pagamento com o cartão de crédito. 

Outro ponto preocupante pra mim é que a diretoria tem no Nação Rubro-Negra a tábua da salvação financeira e inicialmente isso nem deveria ser levado em questão já que o sucesso a longo prazo não é garantido. Volto a firmar: para isso o programa terá que passar por uma manutenção. Sem contar que os torcedores que moram fora do estado do Rio de Janeiro, os chamados OFF-RIO merecem obter mais benefícios. O programa da AMBEV “Por um futebol melhor” é limitado no que diz respeito a benefícios com produtos credenciados e supermercados e hipermercados específicos por região. Os estados mais contemplados são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sei que usaram os benefícios da AMBEV como sendo um benefício do NRN quando o mesmo deveria ser somente um mimo (extra) ao torcedor. 
A ação de marketing com os torcedores de Belém foi uma bola dentro e foram prometidas outras em mais estados. O grosso da torcida do Flamengo está fora do Rio de Janeiro e ela merece tudo que lhes for oferecido. 
Eu sempre fui um entusiasta de um Sócio Torcedor, mas um Sócio Torcedor de verdade, ao pé da letra (Sócio Torcedor, é possível o Flamengo ter um). Sócio Torcedor com direito a voto, participação de Conselho, benefícios para aquisição em produtos oficiais do Clube, prioridade na compra de ingressos e descontos. Algo bem semelhante a isso deve ser feito para melhor manutenção bem como essas ações de marketing como a que foi feita tendo a presença do ídolo Adílio. 
Se você pode ajudar o Clube, procure a melhor categoria e se associe http://www.nrnoficial.com.br. Aqui você vai obter todas as informações que precisar. Sugiro também que você veja as categorias de sócios do Clube, o que dá direito a voto e a frequentar a sede entre outros benefícios estatutários: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/221/seja-socio. Indico também a leitura de um texto já publicado aqui de autoria do Daniel Guimarães, ex Rondi Ramone (http://blogserflamengo.blogspot.com.br/2012/04/importancia-de-sermos-socios-do.html). 

Twitter: @PoetaTulio

Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo

Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo

Comentários