‘Tamu’ junto Dr. Sócrates

Estado de saúde do ex-jogador Sócrates é considerada grave. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, na manhã desta terça-feira, o ex-jogador respira com o auxílio de aparelhos e uso de drogas para manutenção da pressão arterial.
O ex-jogador deu entrada ao hospital, durante a madrugada da última segunda-feira, por apresentar nova hemorragia devido à hipertensão portal – pressão excessiva na veia porta, responsável por levar o sangue do intestino para o fígado. Raí, irmão e ex-jogador do São Paulo, está no hospital acompanhando a situação.
Sócrates já havia sido internado por um período de oito dias durante o mês de agosto, quando foi liberado no último dia 27. Na ocasião, o ex-jogador sofreu uma hemorragia digestiva alta.
Na saída do hospital, o Doutor admitiu ser dependente químico do álcool, mas descartou um transplante de fígado. Após a internação, Sócrates deveria seguir o tratamento em casa, com sessões de fisioterapia e um acompanhamento médico constante.
Sócrates jogou pelo Flamengo já no fim da carreira, mas não virou ídolo. O que mais prejudicou o Dr. foram as constusões. Mesmo assim, conseguiu ser campeão Carioca em 1986. 
Biografia
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ( Belém, 19 de fevereiro de 1954 – ) é um ex-jogador de futebol absolutamente aclamado e conhecido mundialmente pela sua habilidade e intimidade com a bola. Passou por diversos grandes clubes, com destaque para o Corinthians, onde ganhou notoriedade, e Flamengo, clube de Maior Torcida do Brasil.
O Doutor Sócrates foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e já muito jovem demonstrava seu talento. Curioso é que o ex-jogador além de mostrar sua genialidade nos gramados também reservava algum tempo para as aulas de medicina, já que além de jogador de futebol, vislumbrava assumir a profissão de médico. Foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1976 com 15 gols.
Brilhante no time do interior paulista, depois de 4 anos no Botafogo SP e do término da faculdade de medicina, Sócrates foi contratado pelo Corinthians, time da capital. Lá tornou-se ídolo jogando ao lado de nomes como o do ex-flamenguista Casagrande e galgou um lugar na Seleção Brasileira a partir de 1979. Em 1980 ganhou a Bola de Prata da Revista Placar.
Apesar de parcialmente ofuscado em virtude do harmonioso futebol praticado pelo seu concorrente de posição, Zico, Sócrates foi uma das estrelas da Seleção Brasileira de 1982, que para muitos, jogou o mais belo futebol de todas as Copas do Mundo. Concomitantemente, o ex-jogador seguiu a marcar época atuando pelo Corinthians até 1984 quando decidiu se aventurar no futebol europeu, mais precisamente na Itália, onde defendeu a Fiorentina.
Na Itália, enquanto defendia o seu clube, conviveu mais uma vez com o ídolo maior do Flamengo, Zico, que atuava na mesma época, em outro clube italiano, a Udinese. Assim, acabaram retornando juntos ao Brasil e mais, com o mesmo destino: a Gávea, sede do time Mais Querido do Brasil.
Formaria ao lado de Zico uma das duplas mais badaladas da temporada de 1986, todavia, conseguiram atuar juntos apenas em três partidas, já que ambos viveram um ano nefasto, e repleto de contusões, de forma que quando um deles tinha condição de jogo, ocasionalmente o outro estava entregue ao departamento médico. Ainda sim, ambos foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1986 no México.
Em 1987 Sócrates se desligou do Flamengo sem conseguir cair nas graças da Maior Torcida do Brasil e sem conseguir um acordo salarial com os dirigentes rubro-negros, o que foi fato determinante para a sua rescisão contratual. Mas antes de encerrar a carreira, o Doutor ainda passou pelo Santos, onde ficou até 1989.
Pela Seleção Brasileira além de duas Copas do Mundo, participou de duas Copas América, 1979 e 1983. Fez 63 partidas e 25 gols.
Títulos pelo Flamengo:
Campeonato Carioca de 1986.
Estatísticas pelo Flamengo:
Ano Jogos Gols Marcados
1986 13 2
1987 7 3
Total 20 5

Para alegrar a parada, eu indico aqui um Rock em homenagem ao Flamengo da Banda Cardióides! Vale a pena:

Siga-nos no Twitter: @blogSerFlamengo

Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo

Comentários

No Comments

Leave a Comment