Torcedores doam réplicas do Manto Sagrado de 81 ao museu do Fla

 Só conseguimos entender o presente quando soubemos e preservamos o passado. Durante muito tempo todo e qualquer objeto histórico se perdia no tempo e principalmente camisas usadas ao longo da nossa história. Um museu é um espaço ideal para reunir todos esses objetos históricos que contam a nossa história. Na necessidade, o Flamengo inaugurou ano passado o FlaExperience, uma exposição interativa da história do Clube.

 No FlaExperience, há um corredor que expõem as onze camisas dos jogadores que jogaram a partida mais importante da história do Clube, a final do mundial de 1981 realizado em 13 de dezembro contra o Liverpool. O resultado todos sabem, o Flamengo vencer por 3 x 0 com gols de Adílio e Nunes (2). A exposição era feita com as camisas atuais, um contraste com o Manto Sagrado usado naquela partida. Querendo melhorar a exposição, Vitor Eidelman, Victor Rosenblatt e o artista André Moura iniciaram o trabalho produzindo uma réplica da camisa usada por Raul naquele jogo.

“A ideia surgiu junto com o Victor de fazer primeiro a camisa amarela do Raul. Então a gente aproveitou e mandou fazer o jogo completo”, disse Vitor Eidelman.

 O trabalho não ficou apenas em reproduzir uma camisa parecida, mas uma réplica fiel a que foi usada em 1981. Para tanto, os três iniciaram uma pesquisa com fotos da camisa para se chegar ao mesmo tecido, tamanhos e formas das fontes usadas nos números e nos nomes do jogadores e até mesmo a etiqueta da época da adidas tem nas camisas. As camisas foram produzidas uma a uma pelo artista André Moura.

“Está muito parecida! É praticamente a mesma camisa que usei naquele jogo e que doei, e também está exposta aqui no museu!”, afirmou Adílio que foi representante dos jogadores e recebeu a camisa dos doadores.

Vitor Eidelman e Victor Rosenblatt receberam do Patrimônio histórico um certificado assinado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello de agradecimento pela doação das camisas.

A importância de se manter a história do Clube viva para a posteridade é vista no depoimento de Victor Rosenblatt que mesmo não tendo visto aquela geração jogar, sabe da sua importância: “São camisas que representam grandes momentos, grandes conquistas, grandes títulos… E é muito bom estar com um ídolo que não vi jogar”.

As camisas já estão expostas na FlaExperience que funciona de terça a domingo de 10 horas às 18 horas. Mais informações no site: http://www.flaexperience.com.br/

Você também pode ajudar doando para o Patrimônio Histórico do Flamengo fotos, artigos, revistas e bens históricos rubro-negros. Entre em contato através do email patrimoniohistorico@flamengo.com.br.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários