Sem contar a emoção do primeiro jogo da final do Carioca, as duas torcidas ainda teriam que aguentar muito mais, já que tudo ainda estava em aberto. Com o empate em 2 a 2, a decisão ficou para o próximo domingo.
O jogo começou acelerado, e as duas equipes deixaram claro que iriam pressionar muito o adversário. Aos poucos, o Flamengo se sobressaiu, mantendo maior posse de bola. Aos 20 minutos, abriu o placar: o lateral alvinegro Alessandro derrubou o lateral rubro-negro Juan na área, e ele mesmo cobrou o pênalti e marcou.
Mas o Botafogo conseguiu se superar e passou a dominar o jogo. Maicosuel, que foi praticamente o herói alvinegro, jogou muito — cheio de disposição, foi um pesadelo para a zaga rubro-negra. Ele sofreu a falta que originou o primeiro gol do clube de General Severiano. Aos 37, o capitão alvinegro Juninho cobrou com um chute forte e rasteiro. O torcedor rubro-negro já começava a roer as unhas de tanto nervosismo.
E, para piorar, o Botafogo cresceu ainda mais na partida. Aos 43, Reinaldo cabeceou e marcou o gol da virada. Mas o alvinegro sofreu um duro baque antes dos 20 minutos do segundo tempo: Maicosuel e Reinaldo foram substituídos quase ao mesmo tempo por problemas médicos — e aí, o Cara lá de cima nos sorriu!
O Flamengo soube aproveitar as perdas botafoguenses e partiu para o ataque. Apesar das falhas nas finalizações, a equipe não desistiu. A raça e a garra eram evidentes. Até que, aos 39 do segundo tempo, fomos premiados com o gol de empate. Willians chutou, e a bola desviou no zagueiro Emerson — autor do gol contra que classificou o Flamengo para a final da Taça Rio.
Ficha Técnica
Botafogo 2 x 2 Flamengo
Data: 26 de abril de 2009
Horário: 16h
Estádio: Maracanã
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Flamengo: Bruno, Welinton (Erick Flores), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Everton Silva), Willians, Kléberson, Ibson e Juan; Zé Roberto (Josiel) e Emerson.
Botafogo: Renan, Emerson, Juninho, Leandro Guerreiro, Alessandro; Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Renato); Eduardo (Gabriel), Reinaldo (Jean Carioca) e Victor Simões.
Gols:
Juan, 19’/1ºT (0-1);
Juninho, 37’/1ºT (1-1);
Reinaldo, 43’/1ºT (2-1);
Willians, 39’/2ºT (2-2).
Assistências: Juan e Ibson.
Cartões Amarelos: Juninho, Alessandro, Eduardo (Botafogo); Fábio Luciano, Emerson, Juan, Erick Flores (Flamengo).
Cartões Vermelhos: Não houve.
Público Pagante: 58.711
Público Presente: 63.061
Renda: R$ 1.462.853,00
Acompanhe a nossa série:
- Série 100 anos do Clássico Flamengo x Botafogo
- Decisão da Taça Guanabara de 1995 – Flamengo 3 x 2 Botafogo
- Flamengo 6 x 0 Botafogo – Campeonato Carioca de 1981 – O jogo da vingança
- Final do Carioca de 2007 – Botafogo 2 (2) x (4) 2 Flamengo
- 2º jogo da final do Brasileiro de 92 – Flamengo 2 x 2 Botafogo
- Final da Taça Rio 2009 – Flamengo 1 x 0 Botafogo
- Botafogo 0 x 1 Flamengo – Brasileiro de 2009
—
Twitter: @Laercio101
Siga o Blog no Twitter: @BlogSerFlamengo