100 anos de Flamengo x Botafogo – Final da Taça Rio 2009

100 anos de Flamengo x Botafogo – Final da Taça Rio 2009

Era um domingo, 19 de abril de 2009. Era esperada uma grande partida — aliás, era a grande final da Taça Rio (2º turno) e, se o Flamengo conquistasse o título, disputaria a final do Cariocão contra o próprio Botafogo, que havia vencido a Taça Guanabara (1º turno). O Flamengo havia vencido a Taça Rio nos dois anos anteriores (2007 e 2008), o que gerava grandes expectativas para o que poderia ser o tricampeonato seguido.

Às 16h10, o juiz apitou para o início do jogo e as torcidas vibravam. A partida foi no Maracanã, diante de mais de 80 mil torcedores. O primeiro tempo foi repleto de chances, porém nenhuma foi aproveitada para a abertura do placar. Não foi um mau primeiro tempo, mas, por se tratar de uma decisão, esperava-se mais.

O segundo tempo começou e as equipes voltaram com o intuito de marcar o gol que garantiria o título. Logo aos 15 minutos da etapa final, saiu o gol do Flamengo. Não foi o gol esperado — mas gol é gol —, e a torcida foi à loucura. Eram pessoas que nunca tinham se visto na vida se abraçando por um único motivo: o gol do Flamengo. Um gol contra do zagueiro Emerson, do Botafogo. Após cobrança de falta pela esquerda, ele chutou contra o próprio gol, deixando o placar em Flamengo 1 x 0 Botafogo.

O gol fez com que a torcida e o time fossem impulsionados. A equipe ainda buscou o segundo gol, mas a partida terminou mesmo em 1×0. Para a felicidade dos rubro-negros, mais uma vez se ouviu o tradicional chororô dos botafoguenses, o que já havia se tornado rotina.

Ficha Técnica

Competição: Campeonato Carioca de 2009 – Taça Rio – Final – Jogo Único
Data: Domingo, 19 de abril de 2009 – 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Mário Filho “Maracanã”, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 75.395 pagantes (total: 83.354) – R$ 1.456.470,00
Árbitro: Antonio Silva dos Santos (RJ)
Assistente 1: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Assistente 2: Jorge Luis Campos Roxo (RJ)
Cartões Amarelos: Emerson e Ibson (FLA); Reinaldo, Alessandro, Maicosuel e Emerson (BOT)
Expulsão: Alessandro (BOT), aos 41’/2º tempo

Flamengo: Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Willians, Ibson (21’ Toró), Kléberson; Zé Roberto (30’ Erick Flores) e Emerson (9’ Josiel).
Técnico: Cuca

Botafogo: Renan; Emerson (Túlio Souza), Juninho, Leandro Guerreiro e Alessandro; Fahel (Renato), Léo Silva (Gabriel), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco

Acompanhe a nossa série:

Matheus Albuquerque
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Blog Ser Flamengo