100 anos de Flamengo x Botafogo – Final do Carioca de 2007

Após dois anos de jejum de títulos cariocas — e sem sequer chegar às finais do Estadual —, em 2007 o Flamengo decidiria o título contra o atual campeão (2006), o Botafogo. No primeiro jogo da decisão, empate em 2 a 2, deixando o título em aberto.
Assim, no dia 6 de maio de 2007, decidia-se o campeão carioca da temporada. O Botafogo buscava o bi, enquanto o Flamengo queria voltar a ser campeão estadual — o que não acontecia desde 2004 — e tentar embalar uma sequência de títulos, já que, meses antes, havia sido campeão da Copa do Brasil pela segunda vez em sua história.
Após um primeiro tempo amarrado, porém com chances, o que realmente interessava aos dois times viria no segundo tempo. E bem cedo!
Aos 7 minutos, Leonardo Moura rouba a bola na defesa e arranca até o meio-campo. Corta a marcação e serve Renato Abreu, que passava por baixo. Renato vê a subida rápida de Juan e o lança na frente. O lateral espera o momento certo, entra na área levando a marcação consigo e apenas rola para Souza chegar de carrinho e abrir o placar no Maracanã.
Pena que a comemoração rubro-negra durou pouco. Aos 11, Lúcio Flávio bateu falta pela direita, e Juninho desviou de cabeça para empatar para o Botafogo. E, como se não bastasse, aos 15, Jorge Henrique tabela com Dodô, que entra na área e toca por cima de Bruno para virar o jogo.
O Flamengo sentiu o gol. A torcida chegou a aquietar-se no Maracanã. Tudo parecia perdido. Mas eis que surge uma nova esperança… Bruno coloca a bola em jogo para o meio-campo. Ela sobra nos pés de Renato Augusto. E do silêncio brota a euforia, a esperança, a alegria, quando o meia corta a marcação e bate de longe, de fora da área, empatando o jogo.
Daí pra frente, o jogo seguiria difícil, com os dois times com medo de atacar e serem surpreendidos.
Aos 44, ainda viria um lance que, até hoje, gera polêmicas. Dodô recebe a bola sozinho, dentro da área, em posição legal, e finaliza para o gol. A arbitragem erra duplamente ao marcar impedimento e expulsar o atacante do Botafogo por ter finalizado a jogada após a marcação da infração.
Fim de jogo e decisão encaminhada para os pênaltis. E o Botafogo começaria mal. Lúcio Flávio e Juninho desperdiçaram suas cobranças — Bruno começava a se consagrar defendendo pênaltis em decisões pelo Flamengo —, e o Flamengo, com Renato, Roni, Juan e Leonardo Moura, fechou a série.
O Flamengo vencia por 4 a 2 nos pênaltis e sagrava-se campeão carioca pela 29ª vez em sua história.
Ficha Técnica:
Botafogo 2 (2) x (4) 2 Flamengo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06/05/2007
Árbitro: Djalma Beltrami
Auxiliares: Hilton Moutinho e Dilbert Pedrosa
Expulsão: 44’/2ºT – Dodô (Botafogo)
Gols: Souza (Flamengo), Juninho (Botafogo), Dodô (Botafogo), Renato Augusto (Flamengo)
Botafogo: Max; Joílson, Alex, Juninho, Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Roberto (André Lima); Jorge Henrique, Dodô.
Técnico: Cuca.
Flamengo: Bruno; Ronaldo Angelim, Jaílton (Claiton), Irineu; Leonardo Moura, Paulinho, Juan, Renato, Renato Augusto; Roni, Souza.
Técnico: Ney Franco.
Acompanhe a nossa série:
- Série 100 anos do Clássico Flamengo x Botafogo
- Decisão da Taça Guanabara de 1995 – Flamengo 3 x 2 Botafogo
- Flamengo 6 x 0 Botafogo – Campeonato Carioca de 1981 – O jogo da vingança
Por Germano Medeiros
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.