Dormiu mas acordou a tempo

Após o confronto diante do ASA-AL, o Flamengo confirma: 6 vitórias em 6 jogos disputados até agora nesta Copa do Brasil, com 100% de aproveitamento e apenas 3 gols sofridos. É, certamente, o melhor início de Copa do Brasil entre os clubes que a estão disputando.
Mano decidiu poupar Leonardo Moura, Carlos Eduardo e Gabriel, pensando no próximo jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, no domingo. Em suas vagas, entraram Digão, Val e Nixon (que decidiu o jogo de ida em Arapiraca, marcando um gol e dando passe para outro).
O Flamengo, com isso, não se lançou ao ataque contra o ASA, preferindo esperar a iniciativa do adversário – que só veio no segundo tempo e acabou acordando o Flamengo, que jogava de maneira extremamente pragmática.
João Paulo recebeu passe de Val e tocou na medida para Elias entrar como elemento-surpresa e marcar no gol vazio. Um elemento-surpresa como Paulinho foi no domingo, recebendo passe de Elias e fazendo o gol que deu a vitória sobre o Vasco.
O ASA empatou em uma falha da zaga, que já vinha adormecida. Empatou, fez pressão, mas Moreno resolveu e tranquilizou a torcida e o time. Bruninho, que entrou durante a segunda etapa, fez a tão pedida e eficiente pressão na saída de bola do ASA. A zaga dormiu, Bruninho cruzou rasteiro de perna direita, Moreno se posicionou e marcou de voleio.
Adryan, Bruninho e Diego Silva entraram durante o jogo, mas apenas o segundo jogou bem. Bruninho marcou, correu, tocou, cruzou e viu Moreno marcar o segundo gol do Flamengo. Também mostrou disposição e, de certa forma, mandou um recado para Mano: “Quando precisar, eu estarei aqui!”
O time foi misto, sem três titulares, e atuou com o pé nitidamente reduzido. Não foi uma decisão errada, mas, se o azar tivesse se concretizado, o Flamengo poderia ter se complicado. A classificação veio — que, na verdade, já havia sido encaminhada em Arapiraca após o 2 a 0. Porém, o Flamengo deve manter em mente o velho recado: jamais ache que o jogo está resolvido antes do apito final.
Flamengo classificado, agora aguarda a definição por sorteio para saber quem será seu adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil. Enquanto isso, no domingo, enfrentará o Internacional, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo dormiu, mas acordou a tempo. Porém, contra o Internacional, não poderá nem cochilar se quiser conquistar os 3 pontos.
—
Germano Medeiros
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.