Futebol nas quatro linhas ficou fora dos assuntos mais comentados neste Campeonato Carioca. Vale lembrar que Ferran Soriano em seu livro “A bola não entra por acaso”, descreve o pênalti perdido por John Terry na final da Champions League contra o Manchester United no início do seu livro para justificar o título e para mostrar que aquele pênalti não começou a ser perdido ali, mas bem antes por um conjunto de fatores. Assim foi esse pênalti marcado por Rodrigo Nunes de Sá. Esse pênalti começou a ser marcado desde o momento que Flamengo e Fluminense se rebelaram contra o sistema da FERJ.
Essa luta que parece ter iniciado agora, mostrou a todo momento que haveria uma resposta por quem tem o poder do sistema na mão. E tivemos essas respostas no sábado no jogo Botafogo x Fluminense em que o Fluminense foi prejudicado e no domingo em que dessa vez foi o Flamengo a ficar no prejuízo. A questão não é só os erros de arbitragem em si, pois árbitros erram a todo instante seja a favor ou contra qualquer equipe, mas o conjunto da obra, por tudo que ocorreu ao longo do Campeonato Carioca 2015. É para se achar no mínimo estranho que duas equipes que brigam com a Federação sejam prejudicadas em seus jogos decisivos.
Espero ação e postura a partir de agora com relação a competição e o sistema que rege o futebol do Rio por parte do Flamengo. Ano que vem não podemos disputar o carioca por respeito a imprensa, a televisão e aos patrocinadores. Chegou a hora de respeitarmos a nós mesmos, a nossa grandeza e a torcida que deixa o coração falar mais alto para ir aos jogos.
Quero ver e vou cobrar uma postura enérgica e ações quanto ao que ocorreu esse ano no campeonato carioca e se o Flamengo disputar o carioca do próximo sem nada mudar no futebol do Rio de Janeiro e na sua Federação é porque é conivente com que vimos acontecer não só hoje, mas desde aquela invasão suspeita ao vestiário do Macaé. Apoio não falta para a brigar.
Para Eurico Miranda, o respeito voltou, mas eu pergunto que respeito é esse? É respeito se beneficiar da Federação porque seu presidente é sócio do seu clube? É respeito ser a favor de um modelo retrógrado e falido de um campeonato defasado? É respeito ser a favor de medidas arbitrárias e ditatoriais como forma de retaliação? É respeito vencer jogos com pênaltis duvidosos? Que pelo menos o respeito voltasse na bola!
O site do Vasco postou uma foto com a frase “O respeito voltou” e no fundo uma pena de urubu sangrando. Imagem que ilustra esse post. Esse sangue pode ser traduzido como uma lágrima pelo prejuízo que Eurico vem trazendo ao futebol carioca e já podemos aguardar que isso será estendido ao nacional. Lágrimas de Flamengo, Fluminense e de todo aquele que torce por um futebol melhor para Clubes, jogadores, torcedores… Eurico prima pela volta ao passado.
Que FERJ se deleite com a final que lhe convém!
E a luta continua…
Saiba mais: Para a alegria do senhor Eurico Miranda
Twitter: @PoetaTulio
Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo