Cheiro de hepta Off Rio! O oitavo Encontro das Embaixadas do Nordeste

O famigerado cheirinho de hepta nunca foi tão forte, chegando ao ponto de invadir a capital baiana. Flamenguistas de todo o Nordeste coloriram uma praia soteropolitana com o negro e encarnado do Manto Sagrado. A Praia de Patamares, em Salvador, recebeu a oitava edição do Encontro das Embaixadas do Nordeste. Organizado pela Fla Bahia, o evento contou com mais de 850 flamenguistas na casa de shows Coliseu do Forró, entre eles torcedores locais, dos grupos Fla Lapa, Fla Brumado e Fla Itaberaba, e das embaixadas diplomadas: Fla Bahia (organizadora), Flacaju, Fla Itabaiana, Fla Gloria, Fla Simão  Dias, Fla Itabuna, Fla Valença, Fla Jacobina, Flagipe, Fla Juazeiro, Fla Petrolina,  Galera do Fla Ilhéus, Fla Irecê, Fla Remanso e Fla Jequié.

Coliseu do Forró recebendo as embaixadas. Imagem cedida pela Fla Bahia

A primeira grande questão, segundo Lucas Brito, diretor da Embaixada Fla Bahia, era a respeito do local. Diferentemente de edições anteriores, a festa não rolou onde a embaixada  baiana se encontra para acompanhar os jogos (no Valentim Bar, bairro soteropolitano da Pituba), visando comportar melhor o grande número de torcedores que era  esperado. 

O Flamengo solicitou adiantar o cumprimento da  punição imposta pelo STJD, ficando impedido de requerer cota de ingressos para a sua torcida no jogo do dia 10/09. A incerteza da venda de ingressos para a torcida visitante fez com que algumas caravanas fossem canceladas, entretanto a festa que contou com sorteio de brindes, som ao vivo e o visual privilegiado do mar, foi um sucesso

Lucas falou para o Blog Ser Flamengo sobre os bastidores desse evento, que comprova a força da torcida do Flamengo no Nordeste, embalada por essa paixão que desconhece qualquer barreira ou fronteira.


Sobre a Punição adiantada pelo Flamengo

Depois que a gente fechou tudo, o lugar, o bar,  todos os detalhes financeiros, pagamos o aluguel, recebemos a informação que o Flamengo pediu para cumprir a punição nesse jogo (Vitória x Flamengo). Foi uma ducha de água fria, muitas embaixadas se assustaram com essa notícia, muita gente tinha alugado ônibus, se comprometido, e se assustou com medo de não conseguir ver o jogo. Vini (Vinícius Araújo, presidente da Fla Bahia) tentava contato com o Flamengo e  o Flamengo confirmava que realmente havia pedido isso, e houve até revolta, a galera ficou bastante chateada.  Muitas embaixadas se sentiram desprestigiadas pelo Flamengo querer pagar essa punição aqui no Nordeste, mas ainda bem que isso não demorou muito, pois o Vitória imediatamente conseguiu se embasar juridicamente e falou que venderia ingressos para a torcida visitante, não repassaria a cota para o Flamengo, mas assumiria a venda.  Isso aliviou um pouco, porque as embaixadas procuram muito Vini, para que ele faça a ligação com o Vitória para essa reserva de ingressos para quem vem em comboio. Até quarta-feira isso afetou bastante nosso evento, mas depois com todas as confirmações as embaixadas conseguiram os ingressos, aí começamos a divulgação. A gente sabia que ia dar certo.

Número de presentes 

Tinha muito dinheiro envolvido em aluguel, compra de materiais, comida e bebida. A gente esteva com medo de ter um baixo número de presentes por conta do papo todo de não ter torcida do Flamengo. Vendemos 500 entradas antecipadas, para as embaixadas. Isso fora as pessoas de Salvador e as de última hora. Superou todas as nossas expectativas, 851 pessoas foram. A banda animou, tocou 4 horas. Foi uma batalha, muitas ligações, segurança, comunicado, ofício para o batalhão da PM, que aliás foi muito bacana, todos foram com escolta, muito seguros para o estádio.  Tudo maravilhoso, conseguimos uma vitória linda de virada e fechamos com chave de ouro. 

Diretores da FlaBahia tiram selfie com o grande público presente . 

Apoio Institucional 

O Eduardo (presidente do Flamengo) pediu desculpas por não poder comparecer, mas explicou que o Flamengo não poderia  apoiar o encontro por conta da punição, seria difícil para o clube se defender. A gente lamentou, é sempre bom ter uma palavra da instituição em um evento desses, mas a gente entende, o clube vem acima de tudo nessa hora. 

Lucas Brito e Vinícius Araújo sorteando brindes

Parabéns a diretoria da Fla Bahia por organizar esse grande evento. Esse encontro tangibiliza a comunidade flamenguista nordestina e orgulha o seu torcedor, carente e por vezes “marginalizado” pelos torcedores de clubes locais. Tamanha é a  força da essência do Flamengo, que por ondas de rádio ou mesmo pelo éter, se instaurou e  vai se perpetuando nos sertões e litorais, geração após geração. Fazendo de cada lar uma arquibancada. Cada corpo um ingresso. Cada alma um gramado.
Saudações Rubro-Negras,

Bruna Uchôa

Twitter: @BrunaUchoaT

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo

Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo

Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

No Comments

Leave a Comment