Série – 100 anos de Fla x Flu – Flamengo 7 x 0 Fluminense – 1945 – A maior goleada do Clássico

Pirilo, destaque da partida com 4 gols
Flamengo e Fluminense já fizeram muitos clássicos inesquecíveis ao longo destes cem anos de história. Há um em especial que marca a maior goleada do clássico e nunca superada até hoje. O jogo ocorreu no extinto Torneio Municipal nos idos de 1945. Até aquela partida, a maior goleada do clássico pertencia ao Fluminense. Foi na partida pelo Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro em 1943. O resultado foi de cinco a um para o tricolor das Laranjeiras.

O Torneio Municipal de 1945 era a quarta edição do torneio que foi disputado até 1951. O torneio de 1945 contava com dez clubes numa única chave jogando entre si. O time que mais pontuasse, seria declarado o campeão. Numa época em que uma vitória valia dois pontos, o Vasco da Gama se sagrou campeão de forma invicta vencendo todos os jogos. O Fluminense foi o vice-campeão e o Flamengo ficou em terceiro.

O Flamengo fez uma campanha boa. Nos nove jogos que fez, o Flamengo venceu cinco, perdeu um e empatou três, terminando o campeonato com onze pontos.


O jogo que marcou o campeonato foi justamente um Fla x Flu, no qual foi aplicada a maior goleada no clássico. No dia 10 de junho de 1945, Flamengo e Fluminense entravam no estádio de São Januário para o histórico jogo

O Flamengo veio a campo com Luis Borracha, Newton e Quirino; Biguá, Bria e Jaime; Adilson, Zizinho, Pirilo, Tião e Jarbas. O Fluminense veio com Hélvio e Haroldo; Afonsinho, Pascoal e Bigode; Pedro Amorim, Simões, Geraldindo, Nadinho e Murilinho.

No primeiro tempo, o Flamengo fez somente um gol com o atacante Pirilo. No segundo tempo, o Flamengo voltou arrasador e marcou mais seis gols na ordem: Pirilo, Adilson, Tião duas vezes seguidas e mais dois e Pirilo que fechou o placar em sete a zero numa goleada histórica.

Pouco se sabe sobre o jogo em si. Segundo consta na história, a partida foi tecnicamente fraca, o que explicar o placar magro no primeiro tempo. O Flamengo foi muito superior, ainda mais porque tinha um time de respeito e o seu meio de campo era de por invejam em qualquer equipe com Biguá, Modesto Bria e Jaime. O ataque do Flamengo era uma afronta a qualquer adversário. Não era qualquer time que podia contar com Zizinho e Pirilo em seu ataque.

Ficha técnica:

Flamengo 2 x 2 Fluminense

Data: 10/06/1945

Estádio: São Januário

Árbitro: Fioravante D’Angelo.

Gols: Pirilo(4), Tião(2) e Adilson.

Flamengo: Luis Borracha, Newton e Quirino; Biguá, Bria e Jaime; Adilson, Zizinho, Pirilo, Tião e Jarbas

Fluminense: Hélvio e Haroldo; Afonsinho, Pascoal e Bigode; Pedro Amorim, Simões, Geraldindo, Nadinho e Murilinho.

Acompanhe a série:

Apresentação da série – 100 anos de Fla x Flu

Pré-jogo do primeiro Fla x Flu do centenário

Série – 100 anos de Fla x Flu – O primeiro Fla x Flu da história

Série – 100 anos de Fla x Flu – O primeiro Fla x Flu do centenário

Série – 100 anos de Fla x Flu – Flamengo 2 x 2 Fluminense – 1941 – O Fla x Flu da Lagoa 

Série – 100 anos de Fla x Flu – Flamengo 0 x 0 Fluminense – O maior público do futebol brasileiro

Flamengo 1 x 0 Fluminense – Fla x Flu das Diretas

Flamengo 5 x 0 Fluminense – Despedida de Zico

Flamengo 4 x 2 Fluminense – Final do Carioca de 1991

Flamengo 2 x 3 Fluminense – Final do Carioca de 1995

Flamengo 4 x 3 Fluminense – Taça Guanabara de 2004

Fluminense 2 x 3 Flamengo – Final da Taça Guanabara de 2004

Twitter: @PoetaTulio
Sigam-nos no Twitter: @Blogserflamengo

Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários