Ícone do site Ser Flamengo

Entre os erros e acertos

A vida é feita de altos e baixos, erros e acertos, e também de momentos bons e ruins. Não é unanimidade, mas a atual diretoria — ainda na eleição denominada “Chapa Azul” — não foge à regra no que diz respeito à administração do Flamengo.

Uma das grandes medidas foi estabelecer austeridade na parte financeira e administrativa do Clube. Com isso, foi contratada uma auditoria para saber o tamanho real da dívida. Em seguida, a diretoria conseguiu obter as CNDs, o que abriu as portas, por exemplo, para o Flamengo ser patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Outro setor que devemos aplaudir por sua atuação competente é o Jurídico.

Porém, nesse meio-tempo, houve alguns erros que, em minha opinião, poderiam ter tido conduções diferentes. Um deles foi extinguir as equipes profissionais de natação e ginástica. Depois, houve o aumento repentino dos ingressos para o jogo contra o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara, o que afastou a torcida da equipe. O aumento abusivo no preço dos títulos de sócio do Clube, sem ao menos aviso prévio, também foi uma bola fora — assim como o preço e a escassez de vantagens do programa de Sócio-Torcedor.

O departamento de marketing também cometeu seus deslizes, com mensagens que não condiziam com a revolução proposta pelo VP Luiz Eduardo Baptista, o BAP. Mas, ao menos, o diretor Fred Luz já se retratou do erro.

Devo ressaltar também a condução e a postura que o Clube vem tendo em relação à negociação para jogar no Maracanã. Tem que endurecer enquanto não for vantajoso e lucrativo para o Flamengo atuar lá. A grande verdade é que, sem o Flamengo, o Maracanã será um elefante branco.

O futebol também passa por muitas atribulações e, talvez, seja o setor que mais vem dando dor de cabeça à torcida. Eu acredito nessa diretoria e na capacidade dos profissionais que lá estão, mas estarei aqui para aplaudir os acertos e apontar os erros. Um Flamengo bem administrado tem alcance imensurável nos aspectos administrativo, esportivo e financeiro. Torço pelos profissionais que lá estão!

SRN!

*Texto originalmente publicado no Jornal Mais Rio no dia 14 de julho de 2013, na coluna “Blogueiro convidado“.

Twitter: @PoetaTulio
Sigam-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo

Comentários
Sair da versão mobile