Eleição do Flamengo 2012: Sobre a eleição do Conselho de Administração

O Conselho de Administração do Flamengo será o último poder em processo de eleição que ocorrerá hoje. O Conselho de Administração também é de suma importância para o processo administrativo e politico do Clube.

O atual presidente e talvez único candidato nessa eleição seja Mauricio Gomes de Mattos. Maurício conversou conosco antes da eleição para o Conselho Diretor (Presidente) falando sobre o Conselho de Administração e suas atribuições.

O Conselho de Administração é formado pelo Corpo Permanente (Presidentes dos poderes em exercício, dos ex-presidentes de Poderes que tenham exercido 2­­/3 de seus mandados e dos Grandes-Beneméritos) e também formado pelo seus Corpo Transitório (48 membros efetivos e 24 suplentes, eleitos entre os sócios das categorias existentes do Clube, sendo 50% de Proprietários e 50% das demais categorias. O Corpo Transitório ainda é formado pelos 18 primeiros sócios da segunda chapa colocada, sendo os 12 primeiros efetivos e 6 suplentes).

O Conselho de Administração tem diversas atribuições e entre elas estão: Eleger o seu presidente e vice-presidente, votar a proposta orçamentaria para o ano seguinte do Conselho Diretor (O presidentes e seus VPs), apreciar anualmente no mês de abril o Relatório do presidente do Flamengo do ano anterior, publicar a Relação dos Eleitores da Assembleia Geral, homologar as chapas dos candidatos aos cargos dos poderes do Flamengo, julgar recursos relativos a homologação das chapas, processar e julgar os seus próprios membros, os sócios Grande-Benemérito, Benemérito, Emérito, os membros das Mesas dos Poderes, aprovar as alterações da estrutura dos departamentos, votar a proposta de suplementação de verba, decidir sobre responsabilidades financeiras, que gravem ou onerem o patrimônio do Flamengo, conceder licença, por mais de noventa dias, ao presidente e ao vice-presidente do Flamengo, autorizar obras, reformas, autorizar o presidente a fazer operações de créditos, autorizar o presidente a receber ou fazer contratações antecipações de receitas que ultrapassem o seu mandato e etc…

 

Podemos ver que o Conselho de Administração e suas atribuições tem relação direta com as diretrizes importantes do Clube. Temos que dar a devida atenção a mais este poder do Flamengo e acompanha-lo daqui por diante. Lembrando que o tempo do mandato também é de 3 anos (2013-2015). Estaremos cobrindo mais essa eleição e deixaremos vocês por dentro do ocorrerá na Gávea.

 

No vídeo abaixo, a entrevista feita com Maurício Gomes de Mattos. Aqui ele explica um pouco sobre a importância do Conselho e suas atribuições.

A entrevista foi recente e vale a pena conferir.

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários