Candidato a presidente na última eleição do Flamengo pode ser suspenso por 120 dias

Ocorre nesta terça-feira (22), na sede da Gávea, uma reunião do Conselho de Administração do Flamengo para julgar o benemérito e candidato a presidente na eleição de 2021, Marco Aurélio Asseff. Ele responde por descumprimento de dois artigos do Estatuto: 49 e 35. A pena prevista é de 360 dias de suspensão, mas a Comissão Provisória de Inquérito recomendou 120.


Ouça nossas entrevistas e análises no seu agregador de podcast preferido: SpotifyDeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


A ação é de autoria do atual presidente do Conselho Deliberativo. Ele alega ter tido sua intimidade exposta e que Asseff teria “veiculado expressões desonrosas“, conforme diz o artigo 49. No dia 25 de agosto, quando ocorreria a noite uma reunião para julgar a concessão do título de Grande Benemérito ao ex-presidente Kleber Leite, Marco Aurélio, que atuava como advogado do ex-mandatário, encaminhou uma foto de Antonio Alcides em um bar no Leblon com uma garrafa de whisky, questionando sua capacidade de condução.

No dia 26, em comentário feito em um texto no blog de Kleber Leite, Asseff escreveu: “Presidir reunião do Conselho sob efeito de álcool deveria ser motivo de punição. Ontem ficou claro que “vale tudo” para perseguição de desafetos políticos. Uma pena a presidência do Conselho ser simples órgão auxiliar de acusação. Perde o Flamengo com tamanha mesquinharia. A inveja é a motivação dessa perseguição, pois o cidadão marionete quer ser Grande Benemérito. Ontem esse cidadão ganhou a alcunha de Ébrio Benemérito.”. Ele ainda comentou um post do jornalista Diogo Dantas no Twitter, informando que a reunião do Conselho Deliberativo foi suspensa por falta de condições de condução do presidente Antonio Alcides: “Soube que ocorreu aquecimento para reunião no Jobi“. As publicações foram apagadas.

No dia 08 de setembro, Alcides representou contra Marco Aurélio Asseff no Conselho de Administração. Seis dias depois, Luiz Eduardo Baptista, atual presidente do CoAd, acolheu o pedido e nomeou cinco conselheiros para comissão de inquérito: Mario Alberto Pucheu (Presidente), Eduardo Bezerra de Menezes Carreirão (Relator), Ricardo Pierri Nunes, Lysias Itapicuru e Marcelo Roisman.

Asseff apresentou sua defesa, reconheceu a autoria dos posts e alegou estar no seu dever ético como advogado de Kleber Leite e benemérito do clube de informar aos conselheiros, as condições do presidente do Deliberativo para coordenar a reunião de julgamento do seu cliente.

É de se registrar que o vídeo encaminhado ao Defendente é deveras impactante, porquanto a garrafa de whisky posta na mesa do Presidente do Conselho Deliberativo, às 11h40, estava quase vazia. Essa circunstância sugere que o Sr. ALCIDES já havia consumido quase um litro de whisky na manhã do dia da sessão de julgamento —, diz um trecho da sua defesa.

A comissão recomendou a aplicação de um terço da pena prevista no Estatuto: 120 dias de suspensão. Os serviços prestados ao Flamengo por Marco Aurélio Asseff foram usados como atenuantes.

LEIA MAIS:

REPERCUSSÃO NOS BASTIDORES DO CLUBE:

No dia 27 de agosto, um grupo político da base de apoio, divulgou uma nota em solidariedade a Antonio Alcides. O mesmo foi feito pelos presidentes das comissões do Conselho Deliberativo. O assunto também continua sendo amplamente debatido nos grupos de sócios e divide opiniões.

Procurado pela reportagem, Marco Aurélio Asseff se disse impressionado pela falta de abertura de inquérito para investigar a empresa aberta por dirigentes nos Estados Unidos em nome do Flamengo, a tragédia do Ninho do Urubu e pelas ofensas proferidas por uma diretora aos nordestinos.

O que me impressiona é que não se abriu inquérito para investigar a empresa aberta em nome do Flamengo e de dois dirigentes no paraíso fiscal de Nevada, nos Estados Unidos. Ninguém investigou, internamente, os responsáveis pela tragédia do Ninho do Urubu e ninguém investigou a ofensa ao povo nordestino feita por uma diretora. Seletivamente, buscaram essa minha fala e querem me condenar por uma palavra colocada que significa uma verdade inconveniente.

A reunião foi convocada para começar às 19h e 30m, desta terça, na Gávea e tem pauta única.

Foto: Diogo Dantas/O Globo

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

Comentários

Tulio Rodrigues