Ceará 0 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2011

Germano Medeiros

Numa noite em que o peso da camisa falou mais alto, Flamengo vence o Ceará com raça e segue firme na briga pelo heptacampeonato.

O Flamengo entrou em campo no esquema 4-4-2 com: Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton, Júnior César; Aírton, Botinelli, Renato Abreu, Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

O Ceará também optou pelo 4-4-2 com: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques, Vicente; Michel, João Marcos, Heleno, Leandro Chaves; Osvaldo e Roger.

Estatísticas da partida:

– Gol: Deivid (Flamengo)
– Cartões amarelos: Osvaldo (2), Leandro Chaves (Ceará), Thiago Neves e Alex Silva (Flamengo)
– Cartões vermelhos: Osvaldo, Heleno (Ceará), Ronaldinho (Flamengo)
– Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro

Análise de Germano:

Com o estádio fervendo, o Ceará começou pressionando, mas o Flamengo também não ficou para trás. Sem Willians, suspenso, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por Botinelli no meio e Renato Abreu como segundo volante.

Com Ronaldinho de volta, o time ganhou mais qualidade na troca de passes. Logo aos 10 minutos, Ronaldinho fez um belo lançamento para Botinelli, que chutou para fora. Aos poucos, o Flamengo foi conseguindo impor uma boa pressão sobre o Ceará. Em uma jogada, Júnior César cruzou com precisão para Thiago Neves, que cabeceou na trave, a cerca de 15 metros do gol.

Apesar de dominar o jogo, o Flamengo não conseguia transformar o controle em finalizações perigosas. Pelo lado do Ceará, os ataques se resumiam a chutes de fora da área, sem sucesso. Aos 28 minutos, Deivid teve uma ótima chance após passe de Thiago Neves, mas Fernando Henrique fez uma grande defesa com o pé.

Pouco depois, Welinton, que vinha jogando bem, cruzou para Alex Silva, que desperdiçou a oportunidade praticamente dentro do gol. A insistência do Flamengo finalmente foi recompensada aos 40 minutos. Léo Moura lançou Thiago Neves, que cruzou na medida para Deivid cabecear no contrapé de Fernando Henrique. 1 a 0 Flamengo.

Fim do primeiro tempo, e as equipes voltaram aos vestiários.

Sem alterações nas equipes, o segundo tempo começou com um lance inesperado aos 4 minutos. Ronaldinho e Heleno se desentenderam em uma disputa de bola, trocaram empurrões, e ambos foram expulsos. (Vale destacar que a expulsão de Ronaldinho foi injusta.)

Aos 16 minutos, Luxemburgo tirou Botinelli e colocou Maldonado para reforçar a defesa. O Flamengo, visivelmente cansado, caiu de produção. Em uma cobrança de falta, Thiago Neves assustou Fernando Henrique, que fez mais uma boa defesa.

Aos 23, Diego Maurício entrou no lugar de Deivid, que saiu aplaudido. (Merecidamente.)

Nas poucas chegadas do Ceará, Alex Silva e Welinton se mostraram seguros. Em um lance polêmico, a bola bateu na mão de Alex Silva, mas o árbitro mandou o jogo seguir. (Na minha opinião, não foi pênalti, a bola só tocou na mão dele enquanto ele saltava para cabecear.)

Aos 33 minutos, Washington quase causou um infarto na Nação Rubro-Negra. Após cruzamento na área, ele cabeceou muito perto da trave de Felipe, que nem tentou a defesa. Alex Silva e Welinton também não alcançaram a bola.

Aos 44 minutos, Felipe salvou o Flamengo em chute de Osvaldo, que foi defendido pelo goleiro. No lance seguinte, Osvaldo foi expulso ao tentar cavar um pênalti. O Flamengo se segurou e garantiu três preciosos pontos fora de casa, vencendo o carrasco Ceará e mantendo-se vivo na luta pelo heptacampeonato.

Pois é, Nação. Lá se foi mais uma rodada. Talvez os resultados deste domingo não tenham sido os melhores para nós, mas o que o Flamengo conseguiu no Ceará foi incrível. Jogamos como time grande, nos impusemos, e saímos com a vitória. A diferença para os líderes, que já foi de 8 pontos, agora é de apenas 3. Domingo temos mais uma batalha de vida ou morte pela frente. É hora de lotar o Engenhão e mostrar que estamos juntos com o time na busca pelo hepta. Mas antes, temos outro desafio pela Sul-Americana contra outro carrasco, a Universidad de Chile. Espero que possamos vencer e seguir adiante na competição.

Obrigado a todos e até a próxima. Rumo ao hepta!

SRN

Twitter: @Germano_CRF

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Next Post

Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile - Copa Sulamericana 2011

Simplesmente, o pior jogo do Flamengo na temporada. Nada mais. Comentários Descubra mais sobre Ser Flamengo Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail. Digite seu e-mail… Assinar

VEJA MAIS