Documentário sobre o Ninho do Urubu causa apreensão interna no Flamengo

No último dia 04, a Netflix anunciou os detalhes do lançamento do documentário: “O Ninho: Futebol & Tragédia”. A obra vai resgatar a tragédia e seus desdobramentos. Pensando na eleição para presidente, correntes da situação se preocupam com o conteúdo que vai ser apresentado, já que um dos pré-candidatos é Rodrigo Dunshee, Vice-Geral e Jurídico. Ele ficou responsável pela negociação das indenizações com os familiares das vítimas e se envolveu em algumas polêmicas no processo.


Ouça nossas entrevistas análises nos agregadores de podcast: Spotify, DeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


Há também a expectativa de que a minissérie possa ter consequências para a imagem de Eduardo Bandeira de Mello. O ex-presidente é réu no processo do incêndio e apontado como um dos nomes da oposição para ser candidato em dezembro.

O documentário é dividido em três episódios e será lançado nesta quinta (14) para 180 países. “O Ninho: Futebol & Tragédia” é desenvolvido e dirigido por Pedro Asbeg. Confira o trailer abaixo:

VEJA MAIS:

Leia o release da minissérie:

Cinco anos depois, infelizmente ainda há muito o que refletir e falar sobre o trágico incêndio que vitimou dez jovens no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. Agora, a história ganha um olhar aprofundado e cuidadoso em O Ninho: Futebol & Tragédia, nova minissérie documental da Netflix, que estreia no dia 14 de março.

Em três episódios, a produção acompanha a trajetória profissional de alguns sobreviventes ao incêndio – jovens que passaram parte de suas vidas dentro do Ninho e hoje estão em estágios completamente diferentes de suas carreiras -, ao mesmo tempo em que ouve jornalistas, profissionais do futebol e, em destaque, a famílias das vítimas na busca por respostas. Em relatos emocionantes, pais e mães expõem suas dores e a luta por justiça em nome de seus filhos, desde que tudo aconteceu.

Além dos depoimentos, a produção traz imagens inéditas do incêndio e também recria alguns momentos daquela noite, em cenas dramatizadas e gravadas pelo diretor Pedro Asbeg. A reprodução é ferramenta importante no debate que o documentário propõe sobre as causas da tragédia que marcou a história do futebol nacional e as consequências diretas da inércia da justiça em torno do incêndio – uma reflexão social em memória das vítimas para que tragédias como essa não se repitam.

Com estreia em 14 de março, O Ninho: Futebol & Tragédia é uma minissérie documental da Netflix, produzida pela A Fábrica a partir da ideia original do UOL e desenvolvida por Pedro Asbeg, Renato Fagundes e UOL, com direção geral de Pedro Asbeg.

Foto: Renato Spyrro Crédito: AP

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Twitter, no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Dailymotion.

Comentários

Tulio Rodrigues