Domingo foi um jogo diferente no Moacyrzão. Flamengo x Nova Iguaçu, e a reestreia de Vágner Love, o artilheiro do amor.
E ele voltou em grande estilo, mostrando que ainda tem muito amor para dar. Durante os primeiros 45 minutos, correu, brigou, disputou a bola e finalizou a gol. Tanto o ataque quanto o meio-campo se mostraram bem produtivos. Ronaldinho, Love e Deivid acertaram bons passes e buscaram tabelas para confundir a zaga do Nova Iguaçu.
No meio, Renato, Léo Moura, Júnior César e Luiz Antônio se aproximavam mais da linha de frente para dar apoio ao ataque, mas os erros de passe atrapalhavam. Bottinelli, que vinha jogando regularmente, foi sacado por Joel para acomodar a entrada de Love. Se fosse eu, não teria feito isso. Teria tirado Renato Abreu e escalado apenas um volante, com Ronaldinho, Bottinelli e Luiz Antônio no meio.
Aos 8 minutos, Ronaldinho cruzou e Deivid marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. No lance seguinte, não teve jeito. Love se livrou do marcador com um giro de corpo, tocou para Ronaldinho e partiu em direção à área. Ronaldinho, sem dominar, deu um toque de primeira por cima da zaga, deixando Love cara a cara com o goleiro. O atacante chutou em cima do goleiro, que deu rebote, mas Deivid aproveitou e abriu o placar: Flamengo 1 a 0.
Logo depois, David Braz quase ampliou em uma boa cabeçada. O Nova Iguaçu não conseguia atacar, talvez intimidado pelo ímpeto ofensivo do Flamengo, e limitava-se a esperar contra-ataques, que, quando aconteciam, eram de baixa qualidade.
Com o passar do tempo, o ritmo rubro-negro caiu. O Flamengo se segurou e esperou o apito final para o intervalo.
Fim do primeiro tempo, hora do descanso.
O segundo tempo começou, e o medo do Nova Iguaçu continuou. O Flamengo seguia controlando a partida. Ronaldinho distribuía passes, se apresentava para o jogo, corria e fazia sua parte. Em um desses lances, deixou Renato na cara do gol, mas, infelizmente, o jogador estava impedido. Aos 14 minutos, Ronaldinho sofreu uma falta na entrada da área. Ele ajeitou para bater, mas Renato, ouvindo os pedidos da torcida, foi para a cobrança. Bateu seco, rasteiro e no canto do goleiro do Nova Iguaçu, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol: 2 a 0 Flamengo.
Com o passar do tempo, Joel decidiu fazer substituições. Luiz Antônio e Deivid saíram para as entradas de Maldonado e Bottinelli. Ambos precisam ganhar ritmo de jogo urgentemente.
Love saiu aos 42 minutos do segundo tempo para a entrada de Negueba, sendo muito aplaudido pela ótima atuação, deixando claro que o amor voltou a reinar na Gávea.
E assim terminou, Flamengo 2 x 0.
Carioca? Para mim, é obrigação classificar. Mas, se não der, não vou me desesperar. Meu foco mesmo é a Libertadores. Quero conquistar o mundo, como os caras de 81 fizeram. Quero ver esse time brilhar sem depender de ninguém para ser feliz.
Para muitos, como eu, o Carioca já perdeu a importância que tinha anos atrás. Para outros, é uma competição de várzea que o Flamengo precisa vencer sempre. Tem que se classificar para as finais das Taças Guanabara e Rio, mas, até o ano passado, eu pensava assim. Agora, vejo que isso é um retrocesso. Basta ver o exemplo de times como Internacional e São Paulo, que escalam times medianos no estadual, quase nunca ganham, e quem se importa? O torcedor? Não, porque esses clubes estão sempre brigando pelo título das Américas e pela hegemonia mundial.
Enfim, falei tudo isso para dizer que, neste Carioca, não devemos colocar todas as fichas. O foco deve ser a Copa Libertadores. Competição difícil, mas ótima para quem a disputa. E quarta-feira já temos a primeira batalha: Lanús x Flamengo, Flamengo x Lanús. Alguns podem pensar: “Vai ser muito difícil, vamos jogar na casa deles, com uma pressão absurda da torcida.” E eu digo: “E daí? Isso aqui é Flamengo, meu filho. O rubro-negro não nasceu para ser medroso, nasceu para isso mesmo.”
Não vou pedir que todos compareçam ao estádio, porque é complicado. Mas espero que cada um de nós, de toda essa nação, esteja na quarta-feira com seu radinho de pilha ou acompanhando o jogo pela internet, já que muitas TVs por assinatura não vão transmitir. Apenas as que têm o canal Fox Sports Brasil na programação.
É isso, amigos. Que Deus nos abençoe e nos ilumine na próxima quarta-feira. E até quinta, se Deus quiser.
SRN
Twitter: @43germano
Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.