Flamengo (Vasco) 2 x 1 Flamengo

Flamengo (Vasco) 2 x 1 Flamengo

O futebol é foda! O Flamengo fez a sua melhor partida nesta temporada, pelo menos para mim, e perdeu o jogo. O time adversário criou oportunidades? Sim! Mas o Flamengo foi muito superior, e, no fim, foi um verdadeiro ataque contra defesa. E os dois gols do adversário? Ah, sim! Dois gols que nós cedemos a eles!

Não estou desmerecendo a vitória do adversário, de jeito nenhum. Eles foram superiores naquilo que mais importa no futebol: a bola na rede. Perder para eles não é nada anormal, até porque o Flamengo tem essa mania de tropeçar diante de times menores, principalmente os que têm história nas divisões inferiores do futebol brasileiro.

Mesmo com a derrota, fiquei satisfeito com o futebol apresentado pelo time do Flamengo. Ninguém pode reclamar da equipe que Joel escalou. O losango formado no meio por Airton, Willians, Renato e Ronaldinho deu certo neste jogo e pode melhorar muito ao longo da temporada. Por enquanto, vencemos o jogo mais importante da temporada, que foi contra o Real Potosí.

O nosso adversário veio para o jogo com certeza da vitória e nem pênaltis treinaram, mas o que eles viram em campo foi um Flamengo organizado e surpreendente, até para nós, torcedores. A tal goleada que nos prometeu Diego Souza não se concretizou. O Flamengo foi agressivo e manteve uma postura ofensiva eficiente, mas, como sempre, peca em pontos cruciais que podem mudar uma partida.

O gol de Vagner Love foi lindo! Um drible desconcertante em Fagner e uma belíssima precisão no arremate. Mesmo após abrir o placar, o Flamengo continuou jogando bem, fazendo um grande primeiro tempo. Mas eis que os erros de um passado não tão distante voltam. Lembram daquele jogo no Brasileiro do ano passado contra o São Paulo no Morumbi, o famoso “Dia Flabuloso”? O gol do São Paulo foi muito parecido com o primeiro gol do adversário no jogo de ontem: marcação frouxa nos rebotes e espaço demais para os adversários. O camisa oito do time deles teve tempo de chutar à vontade até que Felipe fez uma defesa ruim, resultando no empate da partida.

O segundo gol do adversário veio após um ataque malsucedido do Flamengo. O Fla estava na entrada da grande área adversária atacando, e o jogador (não me lembro quem) tinha a opção de chutar ou tocar para Ronaldinho, que estava sozinho pela esquerda. Mas o que o jogador fez foi tentar uma jogada mais difícil com um lançamento longo para a direita. Resultado: o adversário armou um contra-ataque com quatro jogadores contra três da nossa defesa. Nova bola mal rebatida por Felipe e gol deles. Mais um gol adversário que começou no erro do nosso último passe!

O Felipe errou nos dois gols? Sim! Mas o “Paredão” tem crédito! Deivid perdeu um gol impossível? Sim! Mas a culpa da derrota não pode cair somente sobre ele. Quem deve ser mais cobrado é Ronaldinho, que não se apresenta, não chama a responsabilidade quando o time precisa. Para mim, Ronaldinho foi o fator mais negativo dessa partida.

Não vamos chorar pelos erros grotescos da arbitragem a favor do adversário. Todo mundo viu, e gente mais especializada há de fazer as críticas pontuais. Outra coisa: o Carioca não é nossa prioridade! O nosso maior desejo, o nosso maior tesão, é a Taça Libertadores da América, certo?! Então, que se dane o Carioca! Se ganharmos, legal, mas se não, não fará a menor diferença. Podem ter certeza de que há times mais necessitados do Campeonato regional do que nós! Aguardem e verão!

P.S.: Vamos deixar o Deivid em paz! Ele errou um gol feio, horrível, mas não vivemos de suposições, pois ele poderia ter marcado e ainda assim não venceríamos. O cara a ser cobrado é o astro que pagamos mais de um milhão e que não chama a responsabilidade, não faz questão de se tornar o líder da equipe dentro de campo. Vamos devagar com o andor, certo, Nação?! E a Liberta, pô!!!!

Tulio Rodrigues

Twitter: @poetatulio

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Tulio Rodrigues