Especial Mundial 30 anos: Flamengo 3 x 0 Liverpool – Há 30 anos o mundo era nosso

Em um jogo inteiramente dominado pelo Flamengo, a equipe fez 3 gols no Liverpool e se sagrou campeã do mundo em 1981.
O Flamengo foi a campo no Japão com: Raul; Leandro, Mozer, Marinho, Júnior; Andrade, Adílio, Zico; Tita, Lico e Nunes. Técnico: Carpegiani.
O Liverpool, por sua vez, alinhou com: Grobbelaar; Phil Neal, Ray Kennedy, Lawenson, Thompson; Allan Hansen, Sammy Lee, Graeme Souness, McDermott; Dalglish e Craig Johnstone. Técnico: Bob Paisley.
Gols: Nunes (2) e Adílio (Flamengo).
A bola rolou no Japão, já com amplo domínio do Flamengo. A equipe se mostrou superior, trocando passes com qualidade e, assim, exercendo um controle absoluto sobre o jogo. Embora nenhum dos dois times tenha chegado com muita força ao ataque, é incorreto afirmar que foi um jogo monótono. Pelo contrário, foi um jogaço! O Flamengo, com seu toque de bola envolvente e dribles precisos, encurralou o Liverpool em seu campo defensivo. Não demorou muito para que o primeiro gol surgisse, aos 12 minutos do primeiro tempo. Nunes recebeu uma ótima bola na frente, ganhou de dois ingleses na corrida e tocou na saída de Grobbelaar. 1 a 0 Flamengo!
Se o Flamengo de hoje costuma relaxar com um gol de vantagem, aquele Flamengo não pensou nessa possibilidade. Continuou impondo seu jogo e dominando na terra do sol nascente. Aos 34 minutos, sairia o segundo gol rubro-negro. Após uma falta na entrada da área, frontal para Grobbelaar, o goleiro pediu uma barreira de apenas quatro homens. Azar dele, sorte nossa! Zico bateu a falta, Grobbelaar espalmou mal para frente, e após o bate-rebate, a bola sobrou para Adílio, que mandou para o fundo das redes. 2 a 0 Flamengo.
Agora você deve estar pensando: “Ah, o Flamengo relaxou e apenas controlou o jogo.” Errado novamente!
O Flamengo continuou pressionando. A equipe sabia controlar o jogo com inteligência, alternando entre defesa e ataque com extrema precisão. Tanto que, perto do fim, Zico enfiou uma ótima bola para Nunes, que arrancou poucos metros e mandou para a rede de Grobbelaar, nos corações dos milhões de rubro-negros espalhados pelo Brasil, pelo mundo e pelo Japão. 3 a 0 Flamengo.
Fim de uma primeira etapa PERFEITA do Flamengo e horrível para o Liverpool, que agora teria que partir para cima do Flamengo em busca de ao menos um empate.
No segundo tempo, o Flamengo mostrou que relaxamento não vence jogos, ainda mais em uma final de mundial de clubes.
Assim que a bola rolou, o Liverpool foi para cima, tentando empatar. Aos 10 minutos, Andrade mandou uma bola perfeita, de fora da área, que só não entrou porque Grobbelaar fez uma defesa incrível e mandou para fora. O que seria o quarto gol do Flamengo poderia ter selado a derrota do Liverpool.
O Flamengo controlou o jogo até o final, com alguns lampejos de Nunes em chutes de fora da área, que Grobbelaar também espalmou. O Liverpool tentou muito, mas não conseguiu sucesso. Chegou à área rubro-negra diversas vezes, mas sem êxito.
Assim, a partida se encerrou no Estádio Nacional de Tóquio: Flamengo 3 x 0 Liverpool.
E assim, uma geração que começou a ser formada no início da década de 70, que em 5 anos conseguiu conquistar tudo, chega ao Japão, se consagra e entra para a história do maior clube do mundo. Clube de Regatas do Flamengo, parabéns pelos 30 anos do seu título mundial. Um título que é, sem dúvida, o mais importante da sua história e que, com certeza, foi, é e será inesquecível tanto para quem estava lá no Japão quanto para quem assistiu ao jogo no Brasil e para quem não havia nascido, como eu, mas que teve o privilégio de ver essa partida perfeita do Flamengo.
Obrigado, nação, que leu este post. Esta foi minha humilde homenagem àquele time que conquistou o mundo há 30 anos.
(Abaixo, deixo o vídeo do jogo completo para quem se interessar em assistir. E eu, logicamente, recomendo. Assisti hoje.)
SRN
Twitter: @43germano
Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.