28 de janeiro de 2022

Mapa eleitoral da eleição do Conselho Deliberativo: Como estão os apoios a Antonio Alcides e Ricardo Lomba

3 min read

Na próxima terça (14), os membros do Conselho Deliberativo do Flamengo vão escolher quem será o seu presidente para o triênio 2022-2024. Antonio Alcides e Ricardo Lomba concorrem ao cargo e o pleito promete ser muito apertado. Montamos um mapa com os apoios e cenário de cada candidato.


Ouça nossas lives no seu agregador de podcast preferido: SpotifyDeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


ANTONIO ALCIDES:

O atual presidente do Deliberativo tenta reeleição. Ao seu favor, o apoio de Rodolfo Landim, que já fez vídeo aos sócios pedindo votos e venceu a eleição do último sábado (04) com ampla margem de vantagem para os demais concorrentes. Alcides herda também a aliança de todos os grupos que se fecharam na Chapa Roxa: Fat, FlaFut, Garden, Ideologia Rubro-Negra, Raiz, Sempre Flamengo, Sinergia Rubro-Negra, União Rubro-Negra, Fla+, Identidade Rubro-Negra e Vanguarda Rubro-Negra. Também terá os 120 membros eleitos para o corpo transitório, que poderão votar na terça. O seu vice será Fábio Domingues.

RICARDO LOMBA:

Ex-vice de futebol e candidato a presidente em 2018, Lomba sofre pouca rejeição internamente e deve contar com o apoio de todos os opositores de Landim no pleito do último sábado. Ricardo Hinrichsen e Walter Monteiro já declaram publicamente que vão votar nele. Marco Aurélio Asseff iria apoiar Michel Helal, que nem chegou a lançar candidatura e passou a compor como vice. Com isso, também deve optar pelo ex-dirigente e fazer com que os 40 membros eleitos ao corpo transitório em sua chapa, segunda colocada na eleição para o Conselho Diretor, façam a mesma opção. O grupo político Sócios pelo Flamengo (SóFla) trabalha arduamente para angariar votos.

LEIA MAIS:

COLÉGIO ELEITORAL:

O Flamengo tem entre dois a três mil conselheiros no Deliberativo, mas historicamente menos de mil votam na eleição. Em 2018, foram 796 votos válidos. Alcides foi o vencedor com 476, Alexandre Póvoa ficou em segundo com 258 e Lysias Itapicuru em terceiro, com 62. Em 2015 foram 589 votos. Rodrigo Dunshee foi eleito com 454 e Lysias Itapicuru recebeu 135. Em 2012, o pleito foi mais acirrado. Delair Dumbrosck venceu com 287, seguido de Gilberto Cardoso Filho com 238 e de Lysias, que recebeu 43. O total de votos foi de 568.

CENÁRIO PARA VITÓRIA:

Com uma média de 465 votos para o vencedor nas duas últimas eleições e com uma votação que promete ser apertada, é bem provável que o candidato eleito obtenha em torno de 300 votos. Para o cenário ser diferente, a mobilização tem que ser grande pelo comparecimento dos conselheiros à sede da Gávea para votar.

QUEM PODERÁ VOTAR NA ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO:

Os membros do Corpo Transitório que foram eleitos no dia 04, pois já foram empossados e os sócios proprietários que são natos e que se inscreveram para o triênio 2019-2021.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO:

Eleger e empossar o presidente do Conselho Fiscal, julgar a prestação de contas do Conselho Diretor, autorizar a realização de obras, reformas e ampliação dos imóveis do Flamengo, bem como assinatura de contratos e reforma do estatuto.

A eleição ocorre na próxima terça (14), na sede da Gávea. Como diz o estatuto, os sócios poderão votar de 08h às 21h. Em seguida acontece a apuração.

FOTOS DE CAPA: PAULA REIS E DIVULGAÇÃO

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Twitter, no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Dailymotion.

Comentários
Ser Flamengo - 2022 I Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.