O poeta da bola, o super-herói, o Superman Rubro-Negro! Parabéns, Zico!

O poeta da bola, o super-herói, o Superman Rubro-Negro! Parabéns, Zico!

momentos-Zico-Maracana_LANIMA20131228_0063_1Ainda criança, as coisas que conseguia compreender eram as que estavam mais próximas como minha mãe, meu pai, minha vó… Mas havia duas emblemáticas figuras que vinham de fora e que me lembro de compreender muito bem que é o Zico e o Flamengo! O que não compreendia é que Zico e o Flamengo eram coisas distintas. Para mim os dois eram a mesma coisa tamanha magnitude de ambos.

O Flamengo pra mim era o “Flamengo de Zico”! De Zico, Nunes, Andrade, Adílio, Raul… Fui crescendo e pude perceber que “aquele Flamengo” na época, não era o Flamengo de Zico, mas era o Flamengo, paixão que carrego com orgulho, com apreço, com zelo… E são nas derrotas, as mais doloridas, são nas vitórias, as mais marcantes que sou conduzido ao aumentativo substancial da minha paixão julgada por alguns como irracional, como loucura, doença…

B_JBwqkXEAAg3emEm todas as partidas que vejo do Flamengo é o “Flamengo de Zico” que almejo. Ai quem me dera hoje ser testemunha ocular das tabelas protagonizadas pelo meio campo mais requintado que houve no futebol. A tríade que foneticamente falando, soa quase como um casamento: Andrade, Adílio e Zico! É metricamente perfeito e acrescentando algumas palavras seria um verso decassílabo clássico assim como aquele meio campo! Ai quem me dera ver o que viu o jornalista Armando Nogueira para escrever: “Louvemos o poeta Zico que jogava futebol como se a bola fosse uma rosa entreaberta a seus pés“.

Dentre os meus maiores sonhos, conhecer Zico sempre foi o maior. Tenho ídolos na música, outros ídolos Rubro-Negros, ídolos da literatura, mas todos eles vêm depois de Zico. E tentar explicar os porquês é infinitamente impossível! Não há explicação para a paixão e todo arrebatamento que o Flamengo me causa! Não há explicação para o amor e admiração que tenho pelo Zico e pela pessoa Arthur Antunes Coimbra!

Com Zico pela primeira vez em 2012

Conheci o Zico! O meu ídolo! E desde então a minha vida mudou! Nunca mais foi a mesma! Noites sem dormir! Emoção! Lágrimas! Aquele homem que fica tão gigante todas as vezes que vejo! Zico é uma espécie de super-herói, o Superman Rubro-Negro! Disse um jornalista: “No meio de tantos craques que aquele time tinha, quando a coisa estava ruim, eles falavam – Dá no Galo! Dá no Galo! – E ele resolvia”.

Dos 60 anos de Zico até hoje, o seu aniversário é quase o meu aniversário! Levado por Marcello Tijolo para o movimento Zico 60 Anos, responsável pela estátua na Gávea, venho a cada ano com outros amigos fazendo algo diferente para homenagear Zico no dia do seu aniversário. Um dos legados que me deixou o amigo Tijolo, essa de mobilizar, de agitar, de fazer… E hoje, sou que fico a pedir um monte de coisas ao meu amigo Bruno Nin para alimentar a página do Zico 60 Anos.

Zico e Arthur, Zico e Flamengo! Alguns dizem que conseguem separar, mas para mim como na infância, é uma coisa só!

Devo agradecer à oportunidade de conhecer tudo aquilo que transcendeu os campos de futebol! Zico ou Arthur! Não importa! O homem se confunde com o ídolo, as atitudes do ídolo se confundem com a do homem e o fazem ser reverenciado como uma divindade! E Zico continua grande, continua sendo o super-herói, o Superman e eu aquele menino que na sua frente às vezes perde a fala!

momentos-Zico-Maracana_LANIMA20131228_0062_46

Obrigado, Zico! Parabéns!

Tulio Rodrigues

Saiba Mais:

 

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Tulio Rodrigues

Um comentário em “O poeta da bola, o super-herói, o Superman Rubro-Negro! Parabéns, Zico!

  1. Lindo Túlio. É assim mesmo, quando falamos e deixamos a nossa paixão falar por nós. Ele é e sempre há de ser, o nosso maior ídolo, o nosso herói. Hoje o aniversário é dele, mas para nós torcedores do Flamengo, parece que é o nosso. Belas palavras para o nosso Deus.

Comentários estão encerrado.