União inédita no Flamengo: grupos políticos rivais se unem por causa da Libra

O Flamengo vive um raro momento de unidade interna. Em meio ao embate judicial com a Libra, quinze grupos políticos da Gávea, entre eles correntes históricas de situação e oposição, divulgaram uma carta conjunta em defesa da diretoria rubro-negra e da postura adotada pelo Conselho Diretor na discussão sobre o rateio das receitas de televisão. A manifestação, oficializada após a reunião do Conselho Deliberativo realizada no último dia 7 de outubro, foi seguida ainda por uma nota de apoio da Torcida Jovem, que ampliou o coro em torno da causa.
Ouça nossas análises e entrevistas sobre a eleição do Flamengo no seu agregador de podcast preferido: Spotify, Deezer, Amazon, iTunes, Youtube Music, Castbox e Anchor.
Na carta, assinada por grupos como Flamengo Sem Fronteiras, Gestão e Paixão, FAT, Vamos Flamengo, Flaraiz, Hegemonia, Ideologia, Garden, Vitória, Advocacia Rubro-Negra, Flafut, Nosso Fla, União Rubro-Negra e Fla-Tradição e Juventude, o tom é de respaldo à transparência e à condução do processo. “Jamais foi alcançada a unanimidade exigida no estatuto da própria Libra para ser considerado o critério proposto na distribuição da fatia de audiência”, diz um trecho do documento. Os signatários argumentam que o modelo sugerido pela liga “pune um único clube, o Flamengo”, e defendem a meritocracia e a modernização do futebol brasileiro.
O movimento tem um peso simbólico. Mesmo em períodos de oscilação no futebol, como o que o clube atravessa dentro de campo, a política interna conseguiu encontrar convergência em torno de uma pauta estratégica. A avaliação nos bastidores é de que a forma clara e acessível com que a diretoria apresentou o tema, inclusive transmitindo a reunião pela Flamengo TV, foi decisiva para conquistar a adesão de diferentes alas. A transparência mudou percepções e mostrou que o Flamengo está lutando por cumprimento dos ritos estatutários da Libra.
A LIVE COMPLETA:
A mobilização não se restringiu às instâncias formais do clube. No início da tarde desta sexta-feira (10), a Torcida Jovem do Flamengo publicou uma carta de apoio e protesto ao Conselho Diretor. O texto reitera o “apoio total e incondicional” à luta pelos direitos de transmissão e repudia “a manipulação da arbitragem e do VAR no Campeonato Brasileiro”. A organizada afirma que os erros da arbitragem resultaram na perda de até 15 pontos e no favorecimento direto ao Palmeiras. “O Flamengo unido é muito forte”, encerra a nota, assinada pela diretoria da torcida.
VEJA MAIS:
CASO PREFIRA OUVIR:
As manifestações, tanto dos grupos políticos quanto da arquibancada, reforçam a percepção de que o clube entra mais coeso na disputa com a Libra. Ainda que a unanimidade absoluta seja impossível em um ambiente politicamente plural como o do Flamengo, o alinhamento em torno de um mesmo propósito, defender a proporcionalidade na divisão das receitas, marca um ponto de inflexão. Num momento em que o futebol brasileiro discute sua reorganização institucional e financeira, o clube mostra que, quando o assunto é a defesa de seus interesses, a Gávea fala praticamente uma só língua.
Veja outros vídeos sobre as notícias do Flamengo:
—
Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)
+ Siga o Blog Ser Flamengo no Twitter, no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.