Zico – A indiferença de um ídolo

Zico – A indiferença de um ídolo

Você viu o Zico jogar? Eu não! Mas tenho certeza de que muitos torcedores responderão que sim, e contarão sobre toda a genialidade e importância que o Galo tem para a história vitoriosa do Flamengo.

Você já viu o Zico envolvido em escândalos fora de campo? Eu já! O primeiro foi um problema com impostos na Itália, quando jogava pela Udinese, e o outro foi no ano passado, pelo Flamengo. No primeiro caso, ele foi absolvido, sem qualquer mancha em seu caráter. No segundo, iniciado pelo Capitão Léo, então presidente do Conselho Fiscal, ainda não foi provado nada contra ele e seu filho. Para mim, Zico continua sendo um ídolo dentro e fora dos campos.

Ler as declarações de Zico em sua entrevista ao Jornal Extra é de partir o coração e ferir a alma. Tenho plena certeza de que o que aconteceu dentro do Flamengo deixou mágoas profundas no Galinho. Zico é Flamengo desde que se entende por gente, foi aquele jogador que, além de jogar, também torcia pelo clube. Quando ele diz que hoje é indiferente ao Flamengo, é porque se sente muito ferido com o que aconteceu.

Meu sonho é ver o Galo como presidente do Flamengo, mas no ano passado, quando Patrícia Amorim conseguiu trazê-lo para comandar o futebol, eu já fiquei radiante e esperançoso por dias melhores. Vale lembrar que o Flamengo vinha de inúmeros problemas fora de campo — o caso Bruno, Adriano e Wagner Love. Zico chegou para ajudar a apagar essa mancha na imagem do clube. Não era raro ver jogadores do Flamengo estampando as páginas policiais.

Zico ficou apenas quatro meses à frente do departamento de futebol. Ele trouxe jogadores como Borja, Val Baiano, David e Diogo, sendo os dois últimos no último dia da janela de transferências. Zico errou ao contratar esses jogadores? Sim! Mas não podemos medir a importância de Zico para o Flamengo apenas pelo desempenho desses atletas em campo.

Ele foi acusado, junto com seu filho, de se beneficiarem da parceria entre o CFZ, seu clube, e o Flamengo. Hoje, Zico cogita até processar o Flamengo. Triste! Mas o mais triste é saber que ele, atualmente, pouco se importa com o time, não o acompanha e se mostra indiferente. Está magoado e disse que essa foi a maior decepção de sua carreira no futebol. É tão triste quanto ver a diretoria do Flamengo não valorizar seus ídolos. Andrade e Adílio também sofreram com esse descaso.

O Rica Perrone, ao comentar o assunto em seu blog, disse muito bem que o futebol é lindo à distância, mas, quando você se aproxima demais, só encontra decepção. Ele foi além: afirmou que, se você quer continuar apaixonado pelo seu clube, é melhor se manter bem longe dele.

Zico e Flamengo são inseparáveis. Um não vive sem o outro. Talvez seja a maior identificação entre um clube e um jogador no futebol mundial. Quando se fala em Pelé, logo se pensa na Seleção e na Copa de 70, mas, ao falar de Zico, o que vem à mente é o Flamengo.

Zico ama o Flamengo como ama sua torcida. Ele é indiferente, sim, mas às pessoas que administram o clube, não ao Flamengo. “Eu só torço mesmo é para a torcida do Flamengo, porque vê-la triste é muito ruim.” — Zico.

Tulio Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Tulio Rodrigues

6 comentários sobre “Zico – A indiferença de um ídolo

  1. Não vi o Zico jogar!(infelizmente). Me desculpem mas não sei SEPARAR Flamengo+Zico, pra mim é a mesma coisa. Ele foi humilhado, humilharam sua familia, querem manchar sua história.
    O Tal do “Cap. Não sei do Quê”, tem que sair fora, Vazar, não é adimissivel que ele ofenda a Pessoa mais Flamengo do Mundo. A Paty é absolutamente complacente com o tal do Capitãozinho, já que ele é seu maior cabo eleitoral. um absurdo, uma vergonha. As coisas tem que mudar e urgente!!!

    #ComZicoPeloFlamengo

  2. Eu vi Zico jogar, vi o suar a camisa, vi a raça rubro-negra no camisa 10 da Gávea, vi o mengão ganhar vários títulos, enfim como jogador são poucos como ele. Como pessoa, Zico é excepcional, nunca o vi envolvido em escândalos. A família Antunes e de caráter ilibado e o saudoso velho Antunes soube encaminhar os filhos. Então, tudo que se fala de negativo do Galinho é por frustação e inveja. Vai em frente Zico e um dia o verei como presidente da grande Naçãoi Rubro-negra.
    Felipe

  3. O FLAMENGO precisa aprender a respeitar os idolos que nos deram tantas glorias.
    ZICO,JUNIOR,ANDRADE,ADILO ETC MERECEM RESPEITO. ESSES PARASITAS QUE ESTÃO DENTRO DO CLUBE QUE TEMOS QUE NOS LIVRAR PRINCIPALMENTE ESSE CAPITÃO LEO.

  4. Eu vi Zico jogar..eu e meu marido acompanhavamos o Flamengo por todo o Brasil..
    ZICO para mim e toda a minha família é muito mais que um ídolo…é família/irmão/camarada/amigo…é tudo..e se ele está magoado,não é pelo Flamengo, e sim por pessoas de dentro do Clube que nunca fozeram nada para dignificar o Mengão como ele sempre fez..
    SOU MUITO MAIS ZICO!!!

  5. Rapaz, que texto espetacular!!!

    É impossível para um rubro-negro ficar impassível quando o Zico se manifesta onde quer que seja. Ontem, no Blog da FlamengoNet, eu também me manifestei sobre o nosso ídolo maior e vou me permitir repetir o mesmo texto aqui.

    É muito comum ver torcedores criticarem o Junior Capacete quando ele comenta jogos do clube, sob o argumento de que o Junior insiste em ser “frio” e “crítico” demais em relação ao time do Flamengo. Mas, na verdade, fazem o mesmo com o Zico quando avaliam a curta gestão dele. Tratam o Zico como se ele fosse um dirigente igual aos outros. Posam aí de críticos isentos e avaliadores com uma frieza que beira a hipocrisia.

    Zico JAMAIS será um dirigente igual aos outros. Zico jamais foi dirigente do clube para se aproveitar da torcida e conseguir se eleger a um cargo público. Zico jamais foi dirigente que usa o clube para fortalecer empresas de marketing esportivo de sua (deles) propriedade.
    Zico jamais foi dirigente de clube que se associa a empresários estrangeiros para usar o Flamengo como lavanderia de dinheiro internacional. Zico jamais foi processado criminalmente por seus atos como dirigente. Zico não abraça desafetos e inimigos só para tirar fotos com finalidades interesseiras.
    Zico não puxa saco de torcida organizada para obter apoio…e pagou por isso também. Zico não se aproximou de empresários para ganhar dinheiro em comissões clandestinas, muito pelo contrário, botou eles para correr. Botou para fora os guris marrentos que existiam na base, guris fabricados pelo Youtube, guris que se achavam o Cristiano Ronaldo sem nunca terem dado uma volta olímpica na vida, guris que se achavam intocáveis a ponto de andarem nus pelas dependências do clube. Zico, em apenas sessenta dias, botou todos estes arremedos de seres humanos para fora do clube, bem como seus empresários, e NENHUM deles foi visto de novo em clube algum, pois só tinham espaço no Flamengo. Já os garotos que permaneceram ao olhar criterioso e isento do Galinho, estão aí rendendo frutos e jogando futebol.

    Reclamar de Deivid, Val Baiano e Diogo, contratados na última semana da janela, pois a presidenta responsável pelo departamento de futebol naqueles dias deixou passar meses em branco sem contratar ninguém, é muito fácil. Mas, eu pergunto, alguém lembra de algum jogador melhor no mercado disponível naqueles dias? E que tenha ido para outro clube que não o Flamengo? Pois é. E, por acaso, os dirigentes que ao longo dos anos trouxeram Peralta, Sambueza, Borghi, Soto, Negreiros, Dimba, Josiel, Denilson, Alex, Edmundo, Irineu, Minhoca, e tantos outros, são melhores e mais competentes que o Zico?

    Ganhou muito dinheiro em salários nestes dois meses? Com certeza. E mereceu cada centavo. Chegava ao clube antes de todo mundo, passava o dia inteiro trabalhando e só saía no final do dia. Coisa que os demais dirigentes do clube jamais fizeram. Acompanhou a delegação em todas as viagens, honrando seu salário. E, aos desavisados ou marionetes, não recebeu seu salário do clube, mas sim de um patrocinador, pois é o único dirigente da história do clube que tem uma imagem capaz de gerar confiança na iniciativa privada. Zico jamais recebeu dinheiro do clube, a não ser nos dias em que se tornou o maior artilheiro da história do clube e o maior vencedor da história do Flamengo. Quase trinta anos após sua saída do clube e nenhum outro jogador chegou nem perto de um terço de suas marcas.

    Então, lavem bem as suas mãos antes de digitar qualquer coisa contra o Zico, pois ele JAMAIS será um dirigente como os outros que passaram pelo clube e faz por merecer ser avaliado por critérios diferentes daqueles usados para avaliar a corja que infesta o Flamengo há décadas.

    Um abraço a todos.
    @RicardoPF

  6. Lembrando que o caso da italia foi de culpa inteiramente do clube dele que nao repassou os impostos.

    Errou em contratar deivid e val baiano? nao pq um tinha historia e o outro foi artilheiro do ano anterior. Se deram errado eh outr ahistoria. Varias contratacoes de peso deram errado, como alex, denilson, edmundo, etc. O erro dele foi aceita rum cargo que nao devia ter aceitado.

    As acusacoes dessa corja que estao la dentro nao foram provadas, alias nem se se ainda existem na jsutica, o que nao diz se ele fez. mas se fez tem que provar.

    ele nao disse que estav indiferente ao flamengo. Tlvs ele nao tenha se feito entender mas errou em dar a entrevista. nao devia falar d flamengo estando de fora.

    Zico erra como qualquer outro ser humano.

Comentários estão encerrado.