O Flamengo conseguiu uma grande vitória contra o Cruzeiro, fora de casa. Embora a atuação não tenha sido tão brilhante quanto na quarta-feira passada, vencer o Cruzeiro em seus domínios é sempre um desafio, e por isso essa conquista deve ser comemorada. Com essa vitória, o Fla quebrou um tabu que durava desde 2007, sem conseguir vencer o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Foram sete jogos desde então e sete derrotas, uma escrita que precisava ser apagada.
Outra coisa clara é que, quando os principais jogadores estão bem, o Flamengo dificilmente perde. Ronaldinho segue em uma fase de regularidade impressionante (veja o passe dele para o gol!). Thiago Neves… Nem preciso falar muito. O que o TN7 está jogando é simplesmente absurdo! E David? Ele vai trabalhando de forma discreta, mas sempre aparece com um golzinho importante. Gosto dele!
No entanto, o setor defensivo ainda precisa de ajustes. Para mim, a zaga titular ideal seria formada por David Braz e Alex Silva, mas, por enquanto, estamos nos virando bem. De resto, o time vai indo bem. Nada de pensar em ser campeão invicto — em algum momento, a invencibilidade será quebrada.
Não me preocupo em ser líder agora, e nem acho que precisamos. Ser líder cedo demais pode gerar um oba-oba, salto alto, como vimos em 2008, quando o presidente já preparava a festa no fim do primeiro turno e acabamos nem indo à Libertadores. O importante é manter o foco, calma e regularidade. Vamos chegar lá com o tempo certo.
Atualmente, o Flamengo é a única equipe invicta no Brasileirão e se tornou o primeiro time na era dos pontos corridos a passar os primeiros 14 jogos sem derrota. Desde 2003, essa é a melhor campanha do clube após 14 rodadas. O Fla ainda busca superar a maior sequência invicta nesse período, que pertence ao São Paulo (2008) e Atlético-PR (2004), ambos com 18 jogos sem perder.
No fim de semana, o Flamengo recebe o Coritiba no Engenhão, sábado, às 18h30.
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.