A História do Clube de Regatas do Flamengo – Enfim, o futebol oficial no Flamengo

Tulio Rodrigues

1911 a 1920

O futebol do Flamengo tem suas raízes na dissidência de jogadores do Fluminense. Em 1911, apesar de o tricolor estar prestes a conquistar o título carioca, o clube enfrentava uma grave crise interna. O capitão do time, Alberto Borgeth (que também remava pelo Flamengo), desentendeu-se com os dirigentes e, após a conquista do campeonato, liderou um movimento de saída das Laranjeiras. Dez jogadores campeões deixaram o Fluminense, entre eles: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Matos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães.

No dia 8 de novembro, o ingresso desses novos sócios foi aprovado. No entanto, os remadores do Flamengo não viam com bons olhos a dedicação oficial do clube ao futebol, uma questão que estava sendo analisada por uma comissão liderada justamente por Alberto Borgeth. Mas o destino foi traçado. Em assembleia realizada no dia 24 de dezembro de 1911, o Flamengo criou oficialmente seu time de futebol, sob a responsabilidade do recém-criado Departamento de Esportes Terrestres.

A equipe treinava na praia do Russel, conquistando cada vez mais simpatia popular, com o público acompanhando de perto o cotidiano dos atletas. O primeiro jogo oficial ocorreu em 3 de maio de 1912, no campo do América, em Campos Sales. O Flamengo goleou o Mangueira por incríveis 16 a 2, a maior vitória da história do clube. O time rubro-negro formou com Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo de Carvalho e Borgeth. Gustavo Adolpho de Carvalho marcou o primeiro gol oficial da história do Flamengo e fez mais três no jogo. Arnaldo (4), Amarante (4), Borgeth (2) e Galo (1) completaram o placar.

Sem um campo próprio, o Flamengo mandava seus jogos no estádio do Fluminense. Após algum tempo, o clube arrendou um terreno na Rua Paissandu, de propriedade da família Guinle, deixando de utilizar as Laranjeiras como casa.

O Primeiro Fla-Flu e os Primeiros Títulos

No dia 7 de julho de 1912, aconteceu o primeiro Fla-Flu da história. Os dissidentes campeões que trocaram o tricolor pelo Flamengo, no entanto, perderam por 3 a 2 para o ex-clube. Muitos acreditam que essa derrota inicial foi o que acendeu a chama da eterna rivalidade entre os dois times, gerando o clássico mais famoso do mundo, o único com nome próprio.

Apesar da derrota, o ânimo rubro-negro não foi abalado. Nos primeiros oito anos de futebol, o Flamengo conquistou dois tricampeonatos com os segundos quadros (aspirantes da época), em 1912/13/14 e 1916/17/18, dois vice-campeonatos em 1912 e 1913, e um bicampeonato com o time principal em 1914 e 1915.

No primeiro título oficial do Flamengo, o time perdeu apenas um jogo, contra o Botafogo, por 2 a 1. Já o bicampeonato foi conquistado de forma invicta. O grande destaque das duas campanhas foi o artilheiro Riemer, que marcou 14 gols em 1914 e 18 em 1915.

Com a afirmação do futebol no clube, o uniforme também foi mudando. Em 1912, a estreia oficial foi com a camisa quadriculada em vermelho e preto, logo apelidada de “Papagaio de Vintém” pelos adversários. No ano seguinte, o clube adotou as listras vermelha e preta, separadas por um friso branco, o que rendeu o apelido de “Cobra Coral”. Como o uniforme se assemelhava ao pavilhão fascista alemão, em 1914 foi decidido que os jogadores de futebol passariam a usar o mesmo uniforme dos remadores, criando uma unidade entre os esportes. O resultado foi a conquista do primeiro título, e a superstição de que a mudança deu sorte se consolidou.

Após o bicampeonato de 1914/15, o Flamengo sofreu um duro golpe. A família Guinle decidiu não renovar o contrato de arrendamento do campo da Rua Paissandu, oferecendo apenas a opção de compra. Sem recursos suficientes para a compra, o clube teve até o dia 31 de dezembro de 1931 para deixar o local.

Próximo post: 1921 a 1930 – A Conquista Definitiva do Povo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Next Post

A História do Clube de Regatas do Flamengo - A conquista definitiva do povo

1921 a 1930 A década de 1920 foi marcante para o Flamengo. Após os títulos cariocas de 1914 e 1915, o clube voltou a erguer a taça do Campeonato Carioca em 1920, de forma invicta, e conquistou a primeira dobradinha com o remo, já que havia vencido o bicampeonato de […]

VEJA MAIS