1903 a 1910: Os Primeiros Passos do Futebol no Flamengo
A Camisa Cobra-Coral e o Início Amador no Futebol
Após um começo difícil no remo, o Flamengo foi ganhando experiência ao longo do tempo. Outros clubes, como Gragoatá, Botafogo e Vasco da Gama, já existiam há mais tempo e venciam as competições com maior frequência. Enquanto o Flamengo conquistava suas primeiras vitórias, a paixão pelo clube crescia cada vez mais.
No início do século XX, o futebol começou a disputar popularidade com o remo na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, como o Flamengo ainda não possuía um departamento de esportes terrestres, muitos de seus sócios também torciam pelo Fluminense, que já tinha um time de futebol nas Laranjeiras.
O exemplo mais marcante dessa divisão era Alberto Borgerth. Pela manhã, ele era remador do Flamengo e, à tarde, defendia o Fluminense no futebol. Os torcedores, sem opção de acompanhar os dois esportes em um único clube, acabavam dividindo suas paixões.
Foi então que o Flamengo deu seus primeiros passos no nobre esporte bretão, disputando alguns amistosos. No primeiro, realizado no dia 25 de outubro de 1903, no Estádio do Paissandú Atlético Clube, o Flamengo perdeu para o Botafogo por 5 a 1. A equipe foi formada por G.V. de Castro, V. Fatam, H. Palm, Sampaio Ferraz, A. Gibbons (capitão), L. Neves, C. Pullen, M. Morand, A. Vasconcelos, D. Moutinho e A. Simonsen, com os reservas M. Gudin e A. Furtado.
Curiosamente, o time de futebol não utilizava o uniforme oficial do Flamengo. No primeiro jogo, os jogadores vestiram camisas brancas e shorts pretos. Posteriormente, foram obrigados a usar o uniforme Papagaio de Vintém e, mais tarde, o Cobra Coral. O futebol não era bem-visto pelos remadores do Flamengo, e por isso o clube só se filiou à Liga Metropolitana de Futebol, criada em 1905, em 1912, após a chegada de ex-jogadores do Fluminense. Durante quase nove anos, o Flamengo disputou apenas amistosos.
Fonte: Site Oficial do Flamengo
Próximo post: 1911 a 1920 – Enfim, o Futebol Oficial no Flamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.