Série – 100 anos de Fla x Flu – Fluminense 0 x 5 Flamengo – 1989 – Despedida de Zico

Time que jogou a despedida de Zico

No dia dois de dezembro de 1989 pelo Campeonato Brasileiro em Juiz de Fora, era dado o fim de uma lenda não só do Flamengo, mas do futebol mundial! Zico fazia a sua última partida oficial com a camisa do Flamengo que ele defendeu por dezoito anos na carreira. Zico deixava órfã uma Nação inteira! Como o Flamengo viveria sem Zico?

Zico não poderia ter arrumado ocasião melhor para fazer um jogo tão importante e histórico. O adversário foi o Fluminense. As duas equipes não ambicionavam mais nada no Campeonato, mas o jogo era um Fla x Flu!


O Fluminense veio com Ricardo Pinto, Alexandre Torres, Edson Mariano, Carlos André e Marcelo Barreto; Vítor, Donizete Oliveira e João Santos, Vander Luís, Sílvio e Franklin.

O Flamengo foi a campo com: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério e Leonardo. Renato Gaúcho, Bujica, Zico, Zinho, Aílton e Luis Carlos.

Os companheiros estavam empenhados em fazer daquele jogo uma grande festa inesquecível para o eterno Galinho de Quintino. Tanto que é o Flamengo que tem a primeira grande oportunidade num belo chute de Josimar de fora da área para bela defesa do goleiro Ricardo Pinto. Logo depois foi Bujica quem quase marcou numa bela jogada de Renato Gaúcho. Ricardo Pinto mais uma vez salvou o Tricolor. O Fluminense só levou perigo aos onze minutos com Vitor num chute que passou longe.

Quando o Fluminense passava a chegar com mais perigo e o Flamengo se encolhia, eis que Zico coloca a bola entre as pernas de Donizete que o segura fazendo falta na intermediária. Zico cobra com a perfeição de sempre para marcar o seu último gol de falta com a camisa do Flamengo num jogo oficial. Zico cada vez mais comprovava que seria difícil viver sem Zico!

Após o gol, o Flamengo voltou a dominar completamente as ações do jogo enquanto o Fluminense atacava sem qualquer perigo. O Flamengo ainda permaneceu fechado, esperando o Fluminense em seu campo de defesa. O Flu até tentava buscar o empate, mas sempre sem sucesso. Até o fim do primeiro tempo, o Flamengo equilibrou as ações na partida.

No segundo tempo, logo aos quatro minutos, Zico faz um lançamento magistral para Renato Gaúcho que parte em velocidade, dribla o seu marcador e marca um golaço! Gol que seria o último com assistência de Zico com a camisa do Flamengo! A comemoração foi envolta de muita comoção e abraços em Zico! Zico sai em seguida e entrega a faixa de capitão para Junior! A torcida dá o seu grito emblemático e tradicional de muitos anos: Ei, ei, ei, Zico é o nosso rei! Assim foi perdurando o grito enquanto o Galinho esteve em campo cercado pelos repórteres. Zico saia e com ele uma enormidade de vazio nos corações de todos os Rubro-Negros, uma saudade que jamais será contida!

Zico assim como tantos outros craques devia ser eterno em seu auge físico e técnico para que nunca houvesse a despedida e o futebol seria brindado pra sempre com sua magia, e o coração de milhares de Rubro-Negros. Zico foi substituído por Uidemar. Era o Flamengo definitivamente tendo que viver sem Zico!

Aos vinte e dois minutos, para deixa a festa mais bonita, Zinho cobra escanteio e Luis Carlos desvia para fazer três a zero. Contagiado, o time do Flamengo continuou buscando o gol a todo o momento. Aos trinta e um, Ailton recebe na entrada da área e toca para Uidemar fazer o quarto do Flamengo. Era o Flamengo goleando o Fluminense na partida histórica! No apagar das luzes, numa bela tabela na entrada da área entre Zinho e Ailton, Bujica finaliza após pela assistência de Ailton. Golaço para abrilhantar mais a festa de despedida de Zico! Flamengo cinco, Fluminense zero! Goleada!

Zico deve ter ficado muito feliz mesmo estando fora no restante da partida! A torcida sempre lhe será grata Galinho!

Ficha técnica:

Fluminense 0 x 5 Flamengo

Fluminense: Ricardo Pinto, Alexandre Torres, Edson Mariano, Carlos André e Marcelo Barreto; Vítor, Donizete Oliveira e João Santos, Vander Luís, Sílvio e Franklin.

Flamengo: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério e Leonardo. Renato Gaúcho, Bujica, Zico, Zinho, Aílton e Luis Carlos.

Competição: Campeonato Brasileiro de 1989

Data: 02/12/1989

Local: Estádio Municipal, Juiz de Fora (MG)

Gols: Zico 22’, Renato Gaúcho 4’ 2t, Luiz Carlos 22’ 2t, Uidemar31’ 2t e Bujica 43’ 2t.

Arbitro: Aloísio Viug Rio de Janeiro, RJ – Brasil 

Twitter: @PoetaTulio
Sigam-nos no Twitter: @Blogseflamengo
Curta a nossa Fanpage no Facebook: Blog Ser Flamengo
Comentários